Jogos Pan-Americanos – Lima 2019 – Canoagem Velocidade – K2 500m feminino
Chances do Brasil
O Brasil não terá representantes nesta prova.
Local da competição
Parque turístico Abulfera de Medio Mundo
Local: Huacho
Nossos pódios
Ao longo das oito edições em que a categoria K2 500m foi disputada, o Brasil nunca conseguiu subir ao pódio. Nos dois últimos Jogos, o país terminou com a sexta posição. Cuba é o atual bicampeão da prova, seguido da Argentina, que, com a mesma dupla, conquistou a prata em 2011 e 2015.
Medalhistas
ANO | ![]() |
![]() |
![]() |
1987 | ![]() |
![]() |
![]() |
1991 | ![]() |
![]() |
![]() |
1995 | ![]() |
![]() |
![]() |
1999 | ![]() |
![]() |
![]() |
2003 | ![]() |
![]() |
![]() |
2007 | ![]() |
![]() |
![]() |
2011 | ![]() |
![]() |
![]() |
2015 | ![]() |
![]() |
![]() |
Quadro de medalhas
Ordem | País | ![]() |
![]() |
![]() |
Total |
1 | ![]() |
3 | 3 | 0 | 6 |
1 | ![]() |
3 | 2 | 1 | 6 |
3 | ![]() |
2 | 1 | 2 | 5 |
4 | ![]() |
0 | 2 | 2 | 4 |
5 | ![]() |
0 | 0 | 2 | 2 |
6 | ![]() |
0 | 0 | 1 | 1 |
A prova
K2 500m feminino é uma categoria da Canoagem Velocidade, considerada a modalidade mais tradicional de canoagem. A prova é praticada em rios ou lagos de águas calmas com 9 raias demarcadas ao longo do percurso de 500 metros.
O objetivo da competição é navegar em uma raia definida e sem obstáculos, no menor tempo possível. As disputas se iniciam com eliminatórias, que classificam os barcos semi-finalistas e finalistas.
Nesta categoria, o atleta compete em um caiaque para duas pessoas, com comprimento máximo de 6,50m e peso mínimo de 18kg. Além disso, rema-se sentado e com um remo de duas pás.
