Siga o OTD

Thiago Alves Ponciano

Thiago Ponciano – seleção brasileira de handebol masculino – Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Ficha TécnicaMedalhas
Nascimento:. Foz do Iguaçu/PR
Idade: 27 anos (08/05/1994)
Altura: 1,94m
Peso: 108kg
Clube: Puente Ciudad Encantada/Espanha
Olimpíada: 0
Pan: 1 (Lima-2019)

PAN
-Lima-2019

Um dos mais maiores atletas do Brasil, Thiago Ponciano será um dos laterais esquerdos da seleção brasileira de handebol masculino na disputa dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

+ Tabela, chances do Brasil, favoritos e mais: Saiba TUDO sobre o handebol MASCULINO em Tóquio 2020

É, ao lado de Thiagus Petrus e Rogério Morais, uma das maiores referências defensivas da equipe que buscará passar das oitavas de final na Olimpíada do Japão

O gigante de Foz do Iguaçu

Natural de Foz do Iguaçu, Thiago Ponciano iniciou no handebol no Projeto Handebol Social de Campo Mourão. Alto, forte e muito habilidoso, logo começou a ter sucesso em seu estado natal.

Pelo Maringá, fez boas temporadas, ajudando o Maringá, sua equipe, aos terceiros lugares da Liga Nacional de Handebol em 2014 e 2015. Seu rápido destaque e ascensão o levaram às seleções de base e obtendo sucesso. Foi campeão pan-americano em 2015 e fez boa campanha com o Brasil nos Mundiais Júnior e Juvenil.

Ídolo na Cidade Encantada

Não tardou muito para ir jogar na Europa, mais precisamente na Espanha. Antes de disputar o Mundial Júnior de 2015, foi anunciado como reforço do Ciudad Encantada, nome do time da cidade de Cuenca, localizada a oeste da capital Madrid. Ponciano não sabia que a sua vida seria transformada nessa cidade e viraria ídolo local.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK 

Até hoje, são sete temporadas em Cuenca, mais de 150 jogos e mais de 450 gols marcados com a camisa da equipe. Equipe nova, figura sempre entre os cinco melhores do Campeonato Espanhol, mesmo sem ter as mesmas condições de gigantes como o Barcelona.

Thiago Ponciano - handebol - Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
Thiago Poncianoé ídolo na equipe de Cuenca, a quem deve a sólida carreira no handebol (Instagram)

Referência na seleção

Desde que se transferiu para o Cuenca, Thiago Ponciano se tornou figurinha carimbada na seleção brasileira principal. O jogador esteve presente nos principais campeonatos disputados pela seleção brasileira no atual ciclo olímpico, tendo como melhor resultado o ouro nos Jogos Sul-americanos de Cochabamba 2018.

Esteve presente em todos os Campeonatos Mundiais disputados desde os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, tendo extrema importância no sistema defensivo.

+ Tabela, chances do Brasil, favoritos e mais: Saiba TUDO sobre o handebol FEMININO em Tóquio 2020

Sua primeira medalha em competições maiores teve um sabor um tanto quanto ingrato. Ponciano integrou o elenco que ficou com o bronze nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru. A derrota na semifinal para o Chile, no entanto, impossibilitou a conquista da vaga direta para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, que teria sido alcançada em caso do título continental.

Em 2021

Thiago Ponciano teve mais uma boa temporada com o Ciudad Encantada Cuenca. Fez 146 gols em 34 partidas, sendo o maior goleador da equipe. Ao final, renovou o contrato com a equipe por mais uma temporada.

Com o Brasil, primeiro disputou o Mundial do Egito em janeiro. Na ocasião, teve participações discretas com o time que terminou em 18º lugar.

No Pré-Olímpico de Montenegro, em março, participou do pré-olímpico que carimbou o passaporte brasileiro na Olimpíada de Tóquio, em uma classificação pra lá de suada.