Siga o OTD

Vôlei Feminino

Jogos Pan-Americanos – Lima 2019 – Vôlei – Feminino

DISPUTA DO 7º. LUGAR

DISPUTA DO 5º. LUGAR

DISPUTA DO 3º. LUGAR

Chances do Brasil

Pela tradição e história no vôlei, o Brasil sempre é candidato ao título, principalmente nos Jogos Pan-Americanos Lima 2019. Ao longo de todas as edições, a equipe feminina brasileira já faturou quatro medalhas de ouro, ficando atrás apenas de Cuba na classificação da categoria. No geral dos dois naipes, são 24 conquistas, com oito ouros, dez pratas e seis bronzes.

Em Toronto 2015, o time sofreu mudanças importantes e foi considerado misto por conta da corrida olímpica. Neste ano, também em agosto, a Seleção Brasileira feminina disputará o Pré-Olímpico de vôlei em Belo Horizonte. As comandadas de José Roberto Guimarães enfrentam República Dominicana, Camarões e Azerbaijão pelo torneio. Desta maneira, por conta da proximidade dos eventos, o Brasil contará com força máxima no elenco para os confrontos pelos Jogos Pan-Americanos.

Mesmo com formação alternativa, as mulheres fizeram bonito há quatro anos. Com bom rendimento, o Brasil garantiu um lugar na decisão do Pan, mas sofreu o revés diante dos Estados Unidos. Apesar de equilibrar o duelo em determinados momentos, derrota por 3 sets a 0 e medalha de prata na conta.

Local da competição

Villa Deportiva Regional

Local: Coliseo Miguel Grau, Callo

Capacidade: 5.000 torcedores

A estrela dos Jogos

Contando com todas as atletas disponíveis, o Brasil chega com muita força para encarar os Jogos Pan-Americanos. Repleta de jogadoras consagradas e com ótimo rendimento ao longo da competições do ano, o time é favorito na briga pelo título, ao lado de Cuba e Estados Unidos, que correm por fora em 2019.

Tandara, uma das grandes estrelas do vôlei brasileiro, tem bom tempo de preparo antes do torneio e pode pintar como destaque individual da Seleção. Mesmo fazendo uma temporada regular no Guangdong Evergrande, da China, por conta de uma lesão no pé, a atacante está em período de férias desde janeiro, tendo também a possibilidade de aprimorar a forma física com tranquilidade enquanto a imensa maioria das rivais não tem a mesma oportunidade neste momento.

Nossos pódios

Ao todo, contando todas as edições dos Jogos Pan-Americanos, o Brasil faturou 24 medalhas. No geral da categoria feminina, estamos na segunda posição na prateleira de maiores vencedores: até Toronto 2015, foram quatro medalhas de ouro, três de prata e duas de bronze.

A última vez em que o país garantiu o título aconteceu em Guadalajara 2011. Na ocasião, o Brasil também faturou o ouro no masculino e fechou as disputas de vôlei com a dobradinha campeã. No México, a grande final foi contra Cuba, país que lidera o ranking geral com 13 medalhas douradas ao longo da história. No entanto, desta vez as brasileiras não deram chances: com autoridade, vitória por 3 sets a 2.

Medalhistas

ANO Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze
1955 Bandeira do México México Bandeira dos Estados Unidos EUA Bandeira do Brasil Brasil
1959 Bandeira do Brasil Brasil Bandeira dos Estados Unidos EUA Bandeira do Peru Peru
1963 Bandeira do Brasil Brasil Bandeira dos Estados Unidos EUA Bandeira do México México
1967 Bandeira dos Estados Unidos EUA Bandeira do Peru Peru Bandeira de Cuba Cuba
1971 Bandeira de Cuba Cuba Bandeira do Peru Peru Bandeira do México México
1975 Bandeira de Cuba Cuba Bandeira do Peru Peru Bandeira do México México
1979 Bandeira de Cuba Cuba Bandeira do Peru Peru Bandeira do Brasil Brasil
1983 Bandeira de Cuba Cuba Bandeira dos Estados Unidos EUA Bandeira do Peru Peru
1987 Bandeira de Cuba Cuba Bandeira do Peru Peru Bandeira dos Estados Unidos EUA
1991 Bandeira de Cuba Cuba Bandeira do Brasil Brasil Bandeira do Peru Peru
1995 Bandeira de Cuba Cuba Bandeira dos Estados Unidos EUA Bandeira do Canadá Canadá
1999 Bandeira do Brasil Brasil Bandeira de Cuba Cuba Bandeira dos Estados Unidos EUA
2003 Bandeira da República Dominicana Rep. Dominicana Bandeira de Cuba Cuba Bandeira dos Estados Unidos EUA
2007 Bandeira de Cuba Cuba Bandeira do Brasil Brasil Bandeira dos Estados Unidos EUA
2011 Bandeira do Brasil Brasil Bandeira de Cuba Cuba Bandeira dos Estados Unidos EUA
2015 Bandeira dos Estados Unidos EUA Bandeira do Brasil Brasil Bandeira da República Dominicana República Dominicana

Quadro de medalhas

Ordem País Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze Total
1  Cuba 5 4 3 12
2  Brasil 4 7 4 15
3 Estados Unidos 4 4 0 8
4  Canadá 1 1 3 5
5  Porto Rico 1 0 0 1
6  México 0 2 0 2
7  Chile 0 1 2 3

O esporte

Uma rede separa os dois lados da quadra de vôlei, com duas equipes de seis atletas cada. Utilizando as mãos, o intuito do esporte é passar a bola para o campo do rival tentando colocá-la no chão. A cada êxito nas jogadas, um ponto é colocado na contagem do placar. Quem fizer 25 pontos primeiro, leva o set. A partida completa é realizada em melhor de cinco sets.

O vôlei é um dos esportes mais praticados no mundo. No Brasil, é considerado por muitos como o segundo esporte da nação, atrás apenas do futebol. As competições nacionais recebem calendário extenso ao longo da temporada, além das disputas de títulos mundiais. Ainda assim, o título dos Jogos Olímpicos é o mais almejado por atletas, treinadores e equipes.