Siga o OTD

Fórmula Kite

Jogos Pan-Americanos – Lima 2019 – Vela – Fórmula Kite

Chances do Brasil

Fred Hoffmann/ CBVela

Bruno Lobo é o representante do Brasil na Fórmula Kite. Ele conquistou a vaga para a estreia da classe no Pan-Americano de Lima 2019 através da Copa Brasil de Vela 2018. “O kitesurfe está tendo uma visibilidade grande nos últimos anos. E o Pan é um evento muito grandioso, só fica atrás dos Jogos Olímpicos. É um sonho ter o kite nesse patamar”, afirmou Bruno Lobo, após ser campeão do Circuito Brasileiro.

Na ocasião da disputa da vaga, com ventos de 8 a 12 nós, menos intensos em relação aos dias anteriores, o americano Nico Landauer saiu na frente com quatro pontos perdidos (1+2+1). Bruno Lobo aparece em segundo lugar, com 6 p.p. (2+1+3), logo à frente do mexicano Xantos Villegas (12 p.p.). Ao todo, 25 riders participam da competição.

Local da competição

Yacht Club Peruano

Local: Paracas, cerca de 3 horas de carro de Lima, no Peru

A prova

Vem novidade aí! Pela primeira vez nos Jogos Pan-Americanos, a Fórmula Kite ou o Kites está em constante evolução no mundo olímpico. Além da conquista da competição continental, a classe foi incluída pela World Sailing (Federação Internacional de Vela) no programa dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Na classe, a disputa é em formato de regata, com os velejadores competindo numa prancha com foil, que praticamente voa sobre a água. A categoria é bonita de ser vista (vídeo acima) e, assim como a Nacra 17, mistura velocidade, radicalidade e, praticamente, voa sobre as águas.

Nessa edição dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019 a Kites será disputada com uma série de regatas iniciais, terminando com a regata da medalha, que terá o valor de 50% para os melhores barcos (com um mínimo de cinco). Todos os barcos irão competir doze regatas iniciais. O calendário prevê que nos primeiros seis dias todos os barcos participem de duas regatas. Já nos últimos dois dias todas as categorias disputam a regata da medalha (divididas em cinco categorias cada dia).