Siga o OTD

Perseguição feminino

Jogos Pan-Americanos – Lima 2019 – ciclismo de pista – perseguição feminino

Local da competição

Villa Deportiva Nacional

Local: Lima

Capacidade: 6.000

A Estrela dos Jogos

A estrela desta categoria é a canadense Jasmin Glaesser, única atleta até o momento a conseguir duas medalhas na perseguição feminino, sendo que ambas foram de ouro.

Apesar de ser alemã e naturalizada canadense, a atleta é um dos símbolos do esporte do Canadá e possui uma carreira extremamente vencedora mesmo com 26 anos. Vale ressaltar que a primeira medalha, de 2011, em Guadalajara, Glaesser tinha acabado de fazer 19 anos de idade.

Medalhistas

ANO Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze
2011 Flag of Canada.svg Canadá Flag of Cuba.svg Cuba Flag of Colombia.svg Colômbia
2015 Flag of Canada.svg Canadá Flag of the United States.svg EUA Flag of Mexico.svg México

Quadro de Medalhas

Ordem País Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze Total
1  Canadá 2 0 0 2
2 EUA 0 1 0 1
 Cuba 0 1 0 1
4  Colômbia 0 0 1 1
 México 0 0 1 1

O Esporte

Considerado um dos esportes mais praticados em todo o mundo, o ciclismo é uma das modalidades esportivas com maior variedade de competições, seja na prática amadora ou em grandes competições internacionais, como os Jogos Pan-Americanos.

O ciclismo de pista é uma tipo de competição esportiva e é dividido em algumas categorias, como Sprint, Keirin, team sprint, omnium e madison.

A categoria Perseguição tem duas categorias: individual e por equipes. Na primeira, ela é disputada por apenas dois competidores que percorrem um caminho que varia de 2 a 4 km, sendo que o vencedor será o que alcançar o seu adversário ou conseguir o menor tempo possível. Já na segunda modalidade, a prova é disputada por duas equipes de quatro corredores percorrendo sempre 4 quilômetros. A regra para determinar o vencedor segue a mesma da prova individual.