Siga o OTD

Perseguição feminino

Jogos Pan-Americanos – Lima 2019 – ciclismo de pista – perseguição feminino

Local da competição

Villa Deportiva Nacional

Local: Lima

Capacidade: 6.000

A Estrela dos Jogos

A estrela desta categoria é a canadense Jasmin Glaesser, única atleta até o momento a conseguir duas medalhas na perseguição feminino, sendo que ambas foram de ouro.

Apesar de ser alemã e naturalizada canadense, a atleta é um dos símbolos do esporte do Canadá e possui uma carreira extremamente vencedora mesmo com 26 anos. Vale ressaltar que a primeira medalha, de 2011, em Guadalajara, Glaesser tinha acabado de fazer 19 anos de idade.

Medalhistas

ANOMedalha de ouroMedalha de prataMedalha de bronze
2011Flag of Canada.svg CanadáFlag of Cuba.svg CubaFlag of Colombia.svg Colômbia
2015Flag of Canada.svg CanadáFlag of the United States.svg EUAFlag of Mexico.svg México

Quadro de Medalhas

OrdemPaísMedalha de ouroMedalha de prataMedalha de bronzeTotal
1 Canadá2002
2 EUA0101
 Cuba0101
4 Colômbia0011
 México0011

O Esporte

Considerado um dos esportes mais praticados em todo o mundo, o ciclismo é uma das modalidades esportivas com maior variedade de competições, seja na prática amadora ou em grandes competições internacionais, como os Jogos Pan-Americanos.

O ciclismo de pista é uma tipo de competição esportiva e é dividido em algumas categorias, como Sprint, Keirin, team sprint, omnium e madison.

A categoria Perseguição tem duas categorias: individual e por equipes. Na primeira, ela é disputada por apenas dois competidores que percorrem um caminho que varia de 2 a 4 km, sendo que o vencedor será o que alcançar o seu adversário ou conseguir o menor tempo possível. Já na segunda modalidade, a prova é disputada por duas equipes de quatro corredores percorrendo sempre 4 quilômetros. A regra para determinar o vencedor segue a mesma da prova individual.