Siga o OTD

Oito Com feminino

Chances do Brasil

Para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, o Brasil não terá nenhum representante no Oito Com feminino. O remo terá apenas um atletas: Lucas Verthein que garantiu a classificação ao vencer o Single Skiff masculino na Regata Continental de Qualificação Olímpica do remo, disputada em março de 2021 no Rio de Janeiro.

Em todas as outras 13 categorias do remo em Tóquio, o Brasil não terá nenhum representante.

+ Veja a lista dos brasileiros classificados para a Olimpíada

Favoritas no Oito Com feminino

A medalha de ouro deve ser disputada de forma intensa por Estados Unidos, Nova Zelândia e Austrália no Oito Com feminino. Atuais campeãs olímpicas, as estadunidenses tentarão manter o título em solo americano e levam como credenciais o título mundial de 2018 e os quatro lugares dos mundiais de 2017 e 2019. 

Por sua vez, as neozelandesas, atuais vice-campeãs olímpicas, desembarcam no Japão como atuais campeãs mundiais, título conquistado em 2019, além do bronze vencido em 2017. Já as australianas tentarão a sua primeira medalha nessa prova e chegam como medalhistas de prata do mundial de 2019 e medalhistas de bronze de 2018.

O Canadá hoje é a principal ameaça ao trio de favoritas ao pódio. Quinto colocado na Rio-2016, o barco canadense evoluiu nesse ciclo, tendo conquistado a medalha de prata nos mundiais de 2017 e 2018, além do quarto lugar em 2019.

Quem também está de olho em uma medalha no Oito Com Timoneiro entre as mulheres é a Romênia. Uma das maiores potências do remo feminino e segundo país mais vencedor nessa categoria, perdendo apenas para os Estados Unidos, a Romênia tentará se manter no pódio em Tóquio. O início de ciclo das europeias foi bastante positivo, tendo conquistado a medalha de ouro no Campeonato Mundial de 2017, mas acabaram ficando de fora do pódio nas duas últimas edições do evento.

Grã-Bretanha, atual vice-campeã olímpica e finalista nos três mundiais do ciclo corre por fora em busca de um lugar no pódio.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Sea Forest Waterway Jogos Olímpicos Tóquio 2020
(Twitter/@Tokyo2020 )

Histórico do Oito Com feminino nos Jogos Olímpicos

O Oito Com feminino estreou em Jogos Olímpicos em Montreal-1976 e tem como maior vencedor os Estados Unidos com quatro medalhas de ouro. Romênia e a Alemanha Oriental aparecem logo em seguida com três medalhas de ouro cada e o Canadá fecha a lista dos únicos países que já conquistaram medalhas de ouro nesta prova. 

O Brasil, infelizmente, nunca se classificou para essa categoria, muito menos para Tóquio 2020.

As duas primeiras edições foram vencidas pela Alemanha Oriental. Os Estados Unidos conquistaram a sua primeira medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Los Angeles-1984, batendo na final a Romênia por menos de um segundo de diferença. 

O Canadá conquistou sua medalha de ouro em Barcelona-1992. Kirsten Barnes, Shannon Crawford, Megan Delehanty, Kathleen Heddle, Marnie McBean, Jessica Monroe, Brenda Taylor, Lesley Thompson e Kay Worthington formavam a forte equipe canadense, que viria a conquistar várias medalhas naquela edição e também em outras. 

As três edições seguintes foram de domínio total da Romênia e da sua forte equipe de remo. Repleta dos maiores nomes que o remo já viu, o Oito Com Timoneiro do país europeu contava com multimedalhistas nas mais diferentes provas, o que reafirmava a potência que era a Romênia naqueles anos no remo olímpico. O primeiro país tricampeão olímpico de forma consecutiva contou em suas conquistas com nomes do quilate de Georgeta Damian, Doina Ignat, Viorica Susanu e Elena Georgescu. Elena também esteve presente em todos os títulos romenos.

Após o longo domínio romeno foi a vez dos Estados Unidos darem as cartas nessa prova. Assim como as romenas, as estadunidenses conquistaram três títulos consecutivos: Pequim-2008, Londres-2012 e Rio de Janeiro-2016. O maior destaque da equipe americana é Ellen Logan, a única remadora presente em todas as conquistas de seu país. Com o tricampeonato consecutivo as estadunidenses passaram a Romênia no quadro de medalhas de forma isolada com quatro ouros. 

Medalhistas – Oito Com feminino – Jogos Olímpicos

JogosOuroPrataBronze
Montreal-1976Alemanha OrientalUnião SoviéticaEstados Unidos
Moscou-1980Alemanha OrientalUnião SoviéticaRomênia
Los Angeles-1984Estados UnidosRomêniaHolanda
Seul-1988Alemanha OrientalRomêniaChina
Barcelona-1992CanadáRomêniaAlemanha
Atlanta-1996RomêniaCanadáBielorrússia
Sydney-2000RomêniaHolandaCanadá
Atenas-2004RomêniaEstados UnidosHolanda
Pequim-2008Estados UnidosHolandaRomênia
Londres-2012Estados UnidosCanadáHolanda
Rio-2016Estados UnidosGrã-BretanhaRomênia

Quadro de medalhas – Oito Com feminino – Jogos Olímpicos

PaísOuroPrataBronzeTotal
Estados Unidos4116
Romênia3339
Alemanha Oriental3003
Canadá1214
Holanda0235
União Soviética0202
Grã-Bretanha0101
Bielorrússia0011
Alemanha0011
China0011
viagra