Siga o OTD

Peso mosca feminino 49kg

Peso mosca feminino 49kg – Taekwondo – Jogos Olímpicos Tóquio 2020 

 

Chances do Brasil no peso mosca feminino 49kg nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020

Em Tóquio, o Brasil não terá nenhuma representante na categoria peso mosca feminino 49kg.

+ Veja a lista dos brasileiros classificados para os Jogos

O Brasil no peso mosca feminino 49kg dos Jogos Olímpicos

Iris Tang Sing (azul) é derrotada pela mexicana Itzel Adilene Manjarrez Bastidas nos Jogos Rio-2016 (Saulo Cruz/Exemplus/COB)

A única representante brasileira na categoria até 49kg foi Íris Tang Sing, na Olimpíada Rio-2016. Natural de Itaboraí, no Rio de Janeiro, Íris chegou aos Jogos Olímpicos como medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Toronto-2015 e no Campeonato Mundial do mesmo ano, mas na categoria de baixo, 46 kg, que não é olímpica.

A brasileira começou vencendo a australiana Amdrea Kilday por 7 a 5, mas foi derrotada pela mexicana Itzel Manjarrez por 14 a 4, se despedindo dos Jogos em nono lugar.

Histórico do peso mosca feminino 49kg nos Jogos Olímpicos

Assim como todas as categorias olímpicas do Taekwondo, a categoria peso mosca está presente desde a estreia da modalidade na edição de Sydney-2000. Com cinco edições disputadas, a China soma duas medalhas de ouro e comanda o quadro de medalhas. Outros três países também conquistaram a medalha de ouro: Austrália, Coreia do Sul e Taiwan. Apesar de não terem conquistado nenhuma medalha de ouro, os países com mais medalhas olímpicas no peso mosca são Cuba e Tailândia, com três.

A primeira campeã olímpica foi a australiana Lauren Burns, que derrotou na final a cubana Urbia Melendez por 4 a 2, assegurando o título para o país anfitrião em Sydney-2000. Completou o pódio a atleta de Taiwan, Chi Shu-ju. Naquela edição, bem como na seguinte, o taekwondo só distribuía uma medalha de bronze.

Quatro anos depois foi a vez de Taiwan subir no topo do pódio. Chen Shih-hsin chegou até a final após vencer três combates e derrotou na luta derradeira a cubana Yanelis Labrada por 5 a 4, após um confronto muito equilibrado. Foi a segunda final consecutiva de Cuba, a segunda em que o país saia com a prata.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

As duas edições seguintes revelaram a primeira bicampeã olímpica do peso mosca feminino. A chinesa Wu Jingyu conquistou sua primeira medalha de ouro na edição de Pequim-2008 batendo na final a tailandesa Buttree Puedpong. Os bronzes ficaram com Dalia Contreras, da Venezuela, e Daynellys Montejo, de Cuba. Quatro anos depois, em Londres-2012, Wu Jingyu voltou a subir no topo do pódio. Na final vitória sobre a espanhola Brigitte Yague por 8 a 1. Bronzes para Tailândia e Croácia.

A chinesa Wu Jingyu tornou-se a primeira bicampeã olímpica no peso moca 49kg com os ouros em Pequim-2008 e Londres-2012 (CGTN)

Inventor e maior vencedor do esporte, a Coreia do Sul subiu ao pódio nessa categoria somente na última edição disputada, na Rio-2016, e logo com a medalha de ouro. Ki So-hui chegou ao Rio com status de uma das principais favoritas ao ouro, tendo conquistado o título mundial por duas vezes, e não decepcionou. Em suas últimas três lutas ela derrotou suas adversárias pela diferença mínima de um ponto. Na final a vitória foi em cima da croata Tijana Bogdanović por 7 a 6. Os bronzes ficaram com a azeri Patimat Abakarova e com a tailandesa Panipak Wongpattanakit, que conquistava a terceira medalha para o seu país na categoria, igualando assim os números de Cuba.

Medalhistas do peso mosca feminino 49kg nos Jogos Olímpicos

JogosOuroPrataBronze
Sydney-2000Lauren BurnsAUSUrbia MeléndezCUBChi Shu-JuTPE
Atenas-2004Chen Shih-HsienTPEYanely LabradaCUBYaowapa BoorapolchaiTHA
Pequim-2008Wu JingyuCHNButtree PuedpongTHADalia Contreras
Daynellis Montejo
VEN
CUB
Londres-2012Wu JingyuCHNBrigitte YagüeESPLucija Zaninović
Chanatip Sonkham
CRO
THA
Rio-2016Kim So-HuiKORTijana BogdanovićSRBPatimat Abakarova
Panipak Wongpattanakit
AZE
THA

Quadro de medalhas geral do peso mosca feminino 49kg nos Jogos Olímpicos

PaísOuroPrataBronzeTotal
China2002
Taipei Chinês1012
Austrália1001
Coreia do Sul1001
Cuba0213
Tailândia0134
Sérvia0101
Espanha0101
Azerbaijão0011
Croácia0011
Venezuela0011