Siga o OTD

Evandro Gonçalves de Oliveira Junior

Ficha TécnicaMedalhas
Nascimento:. Rio de Janeiro (RJ)
Idade: 31 anos (17/07/1990)
Altura: 2,10m
Peso: 100kg
Pan: 0
Olimpíada: 1 (Rio-2016)

Evandro Gonçalves de Oliveira Junior, mais conhecido como Evandro, é uma atleta do vôlei de praia masculino que, ao lado de Bruno Schmidt, representará o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

+ Tabela, favoritos, datas, chances de Bruno e Evandro; Confira TUDO sobre vôlei de praia em Tóquio

Da quadra para a areia

Nascido em Madureira, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro, o atleta garantiu sua vaga formando dupla com o campeão olímpico Bruno Schmidt e é considerado o melhor sacador da modalidade desde 2015. 

O carioca começou a jogar vôlei nas quadras do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro, em 2003. Depois disso, ele passou por Fluminense, Banespa (SP) e pelas seleções brasileiras infanto-juvenil e juvenil, quando atuava na posição de oposto. A ida para a praia aconteceu no final de 2009 e, logo no primeiro ano nas areias, disputou o Campeonato Mundial Sub-21. No segundo semestre de 2014, Evandro fechou parceria com Pedro Solberg, companheiro na Olimpíada Rio-2016, torneio que foi eliminado nas oitavas de final. 

+Confira TUDO sobre o torneio FEMININO da modalidade na Olimpíada de Tóquio 2020

Na temporada seguinte, em 2017, o jogador dividiu a quadra com André Stein, conquistando tudo que disputou. Ao lado do novo parceiro, Evandro foi campeão do Campeonato Mundial e do Circuito Mundial, além do Circuito Brasileiro 2017/18 e do SuperPraia. Em meados de 2018, o carioca retomou parceria com Vitor Felipe e, em fevereiro de 2019, formou dupla com Bruno Schmidt. O atleta foi medalhista de ouro na primeira edição do Campeonato Mundial Militar em 2014, na Alemanha.

A nova parceria

Ao lado de Bruno Schmidt, Evandro foi medalha de ouro dos Jogos Mundiais Militares em 2019, disputado em Wuhan, na China. Já em 2020 a dupla iniciou com título na etapa de Maceió do Circuito Brasileiro. Na final, os parceiros superaram Ricardo e Vitor Felipe. Em março, Evandro e Bruno Schmidt terminaram na quarta colocação da etapa de Doha do circuito mundial de vôlei de praia. 

+ Confira TUDO sobre TODAS as provas de TODAS as modalidades dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Evandro tem o saque como maior virtude de seu jogo. O jogador se destaca neste fundamento desde a época que atuava na quadra. Por ser alto e com alcance no ataque, ele se aperfeiçoou transferindo essas virtudes para seu serviço, transformando seu saque como se fosse um ataque do fundo da quadra. Com muito trabalho, o carioca fez com que seu saque se tornasse um diferencial no circuito. Com cinco títulos seguidos de melhor sacador, o atleta virou o recordista superando o russo Igor Kolodinsky, que ficou com o prêmio por quatro vezes. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Evandro coloca seu pai em primeiro lugar como ídolo por tudo que fez por ele e pela família, inclusive, pelo apoio que recebeu para se tornar atleta profissional. No esporte, o jogador é fã do ex-piloto Ayrton Senna, pois quando era garoto acordava bem cedo para acompanhar as corridas ao lado de seu pai e por achar que ele revolucionou o esporte brasileiro com títulos e transmitindo imagem de perseverança, comprometimento e trabalho.

Bruno Schmidt e Evandro Cancún Hub Circuito Mundial de vôlei de praia
Bruno Schmidt e Evandro disputando o circuito mundial (Getty Images/FIVB)

Em 2021

Na temporada 2020/21, Bruno Schmidt e Evandro sofreram por conta da Covid-19. Bruno contraiu o vírus e sofreu bastante.

Em junho, durante a última etapa do Circuito Brasileiro, realizado na Urca, no Rio de Janeiro, Bruno se mostrou totalmente recuperado após um bom temp o sofrendo com os efeitos da Covid-19. Ao lado do parceiro Evandro, a dupla que defenderá o Brasil nos Jogos Olímpicos venceu na decisão os bicampeões nacionais André e George por 2 a 0 (21/18 e 22/20).

Bruno Schmidt já havia disputado uma Etapa do Circuito Mundial após se recuperar da Covid-19, mas sentiu-se mal e foi obrigado a abandonar a competição em Cancun, no México.

RESULTADOS

DataProvaHorário/ResultadoLigaTemporada