Siga o OTD

Fernando Ferreira

Ficha TécnicaMedalhas
Nascimento: Ribeirão Preto/SP
Idade: 26 anos (13/12/1994)
Clube: Orcampi (SP)
Pan: 2 (Toronto 2015 e Lima 2019)
Olimpíada: 0

Fernando Ferreira é um nome do atletismo que fará a sua estreia olímpica nos Jogos Olímpicos de Tóquio na disputa do salto em altura. Na prova de Tóquio, o atleta estará acompanhado de outro representante brasileiro na disputa masculina: Thiago Moura.

+ Rivais, chances do Brasil e mais: Confira TUDO sobre o salto em altura

Incentivo familiar

Fernando Ferreira começou no esporte ainda na infância, em outra modalidade: no futebol. Porém, tudo mudou após receber um convite de seu padrasto, que praticava atletismo, para conhecer o esporte, Fernando gostou da experiência e permaneceu na escolinha, que se tratava do Projeto Atletismo e Cidadania da Associação dos Amigos do Atletismo de Ribeirão Preto, sua cidade natal.

Fernando Ferreira começou no atletismo por conta de um incentivo do padrasto (Wagner Carmo/CBAt)

Aos pouco, o passatempo e hobby passou a se tornar algo sério. Com apenas 15 anos, Fernando Ferreira passou a tratar o salto em altura, logo a segunda modalidade do atletismo que tentou após não ter aprovado os 800m, com mais seriedade, algo que foi percebido também pela melhoria em seus resultados nos anos seguintes.

Após se mudar para São Paulo, os grandes resultados, ainda em competições juvenis, começaram a surgir. Além da conquista do título nacional juvenil em 2013, destaca-se a medalha de ouro no Campeonato Sul-Americano sub-23.

Primeiras grandes competições

Com apenas 19 anos, Fernando Ferreira já conseguiu resultados de destaque competindo também entre os adultos. Em 2015, dois grandes torneios chamaram a atenção. Primeiro o título Sul-americano conquistado em Lima, no Peru. O resultado rendeu uma classificação nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, em que o jovem atleta teve um bom desempenho, e conquistou a sétima colocação.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

A sequência de resultados seguindo demonstrando o grande nível do atleta. Com grandes resultados nas competições nacionais e sul-americanas, Fernando se classificou para a disputa do Mundial de Atletismo em Londres, em que conquistou a 17ª colocação.

Nova chance 

Seguindo a evolução na carreira, Fernando Ferreira seguiu conquistando grandes resultados em torneios internacionais. Destaque para a medalha de prata conquistada nos Jogos Sul-americanos de Cochabamba 2018 e a prata no Campeonato Sul-Americanos de Lima no ano seguinte.

salto em altura Jogos Olímpicos Tóquio
Fernando Ferreira esteve muito próximo de uma medalha no Pan (Wagner Carmo/CBAt)

Os resultados colocaram o atleta novamente na disputa dos Jogos Pan-Americanos de Lima no ano de 2019. Mais experiente desta vez, o atleta melhorou o seu rendimento e ficou muito próximo de uma medalha, ao terminar o evento na quarta colocação. 

Em 2021

Apesar de não ter conseguido bater o índice olímpico para os Jogos Olímpicos de Tóquio, os ótimos resultados conquistados nos últimos anos garantiram a presença do atleta no evento japonês. Na atual temporada, destacam-se as medalhas de ouro conquistadas no Troféu Brasil e no Campeonato Sul-Americano, disputado no Equador.