Siga o OTD

Ana Marcela Jesus Soares da Cunha

Ficha TécnicaMedalhas
Nascimento:. Salvador/BA
Idade: 30 anos (23/03/1992)
Altura: 1,64m
Peso: 65kg
Clube: Unisanta/SP
Pan: 3 (Rio-2007, Guadalajara-2011, Toronto-2015 e Lima-2019)
Olimpíada: 3 (Londres-2012, Rio-2016 e Tóquio-2020)

OLIMPÍADA
– Tóquio-2020 (10km)

MUNDIAL
– Xangai-2011, Kazan-2015, Budapeste-2017, Gwangju-2019 (25km), Gwangju-2019 (5km)
– Barcelona-2013 (10km), Kazan-2015 (5km)
– Quebec-2010 (5km), Barcelona-2013 (5km), Kazan-2015 (10km), Budapeste-2017 (5km e 10km livre)

PAN
– Lima-2019 (10km)

Ana Marcela Cunha é uma atleta multi-campeã mundial do Time Nissan e do Time Ajinomoto considerada a maior da história na maratona aquática e conquistou a medalha de ouro na prova dos 10km dos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020.

A baiana Ana Marcela começou a nadar aos dois anos de idade, na creche que frequentava. Em 2001, em Salvador, passou a treinar no Clube Olímpico de Natação. Sua primeira convocação para a Seleção Brasileira de piscina aconteceu aos 12 anos.Ana Marcela se transferiu para o Unisanta, de Santos, em 2006, quando os resultados expressivos começaram a aparecer.

+ Rivais, datas e chances de Ana Marcela; confira TUDO sobre a maratona aquática em Tóquio 2020

Aos 14 anos, já estava nas águas abertas. Nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, na estreia da modalidade no evento, Ana Marcela conseguiu o quinto lugar na prova dos 10km. Em 2010, foi campeã da Copa do Mundo e eleita pela primeira vez a melhor nadadora do mundo pela FINA, além de conquistar o Prêmio Brasil Olímpico, do COB.No Mundial de Xangai, em 2011, chegou ao ouro na prova de 25km da maratona aquática.

Medalhas, medalhas e mais medalhas…

No ano seguinte, bicampeã. Em 2013, em Barcelona, foi prata na prova dos 10km e bronze nos 5km. 2014 foi o ano da meta ousada de Ana Marcela: conseguir medalhas em todas as oito etapas do circuito da Copa do Mundo e, dessa forma, atingir a marca inédita.

Objetivo alcançado e, mais uma vez, a melhor nadadora de maratonas aquáticas pela FINA. Também nesse ano, a brasileira entrou para história ao bater o recorde nos 36km da Travessia Capri-Napoli, além de garantir o octacampeonato nacional da modalidade.

Ana MArcela Cunha maratona aquática Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 10km 10 km
Ana Marcela Cunha comemora sua terceira medalha no Mundial de Budapeste e o tricampeonato na prova dos 25 km (Crédito: Satiro Sodré/SSPress/CBDA)

Frustração na Rio-2016 e volta por cima

Em 2015, Ana Marcela garantiu a presença nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro do ano seguinte, com 11 pódios internacionais consecutivos e a única medalha de ouro para o Brasil no Mundial de Kazan, na prova dos 25km. Além disso, foi eleita pelo COB como a melhor atleta de 2015 e, mais uma vez, premiada pela FINA.

Favorita ao pódio, Ana Marcela participou dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016 e terminou apenas no 10º lugar. A nadadora, no entanto, teve problemas na alimentação durante a prova. Na ocasião, Poliana Okimoto faturou a primeira medalha olímpica do Brasil na maratona aquática.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Sem se abalar, Ana Marcela continuou com tudo e e teve o melhor ano de sua vida. Saiu com medalha nas três provas que disputou no Campeonato Mundial (5km, 10km e 25km), além de ser tricampeã nos 25km. Para coroar o ano de ouro: foi eleita pela quarta vez a melhor nadadora pela FINA.

Em 2019, a atleta entrou novamente para a história ao conquistar a medalha de ouro na prova de 5 quilômetros do Mundial de Esportes Aquáticos em Gwangju, Coreia do Sul. Foi a décima medalha da baiana em mundiais, algo que nenhum outro atleta na história conseguiu conquistar. Dois dias depois, Ana Marcela também levou o ouro nos 25km, conquistando assim seu quinto título mundial e sua décima primeira medalha.

Conheça mais sobre Ana Marcela Cunha, atleta da maratona aquática que defenderá o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 na prova dos 10km feminino
Ana Marcela Cunha exibe as duas medalhas de ouro que conquistou no Mundial de Esportes Aquáticos em Gwangju (Crédito: Satiro Sodré/rededoesporte.gov.br)

Pouco depois, a nadadora foi até os Jogos Pan-Americanos de Lima-2019 e conquistou uma de duas medalhas que ainda não possui no vitorioso currículo. Para a baiana agora só resta a olímpica.

Em 2021

Ana Marcela Cunha abriu a temporada 2021 com a medalha de ouro na etapa de Doha da Série Mundial de maratona aquática em cima de algumas de suas rivais na Olimpíada de Tóquio.

Em abril, seguiu escrevendo seu nome da história da natação brasileira. Na Seletiva Olímpica Brasileira de natação, a atleta se tornou a primeira mulher brasileira a se garantir nos Jogos Olímpicos nas águas abertas e nas piscinas após terminar a prova dos 1500m livre feminino em segundo lugar com um tempo quase sete segundos abaixo do índice que dá uma vaga direta aos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Como o seu foco é a maratona aquática, Ana Marcela abdicou da vaga.

Em junho, mostrou que está com tudo nas águas abertas e pronta para brilhar em Tóquio. Foram três medalhas em três provas nadadas.

A nadadora levou o ouro nos 10 km do Campeonato Italiano Absoluto de Águas Abertas, realizado em Piombino, na Itália, e também na prova de 5 km do Campeonato Espanhol de Águas Abertas, no Lago Banyoles, na região da Catalunha. Nessa última prova, Ana Marcela também faturou a prata nos 10 km, ficando atrás somente da atual campeã olímpica, a holandesa Sharon van Rouwendaal.

TEMPORADA 2019

DataEventoTempo/ResultadoLiga
Ana Marcela Cunha xJogos Mundiais de Praia - Maratona Aquática - Prova de 5km
Prova feminina x Ana Marcela CunhaEtapa de Chun’an da Série Mundial de maratona aquática
Prova feminina - Ana Marcela CunhaEtapa de Nantou da Série Mundial de maratona aquática
1500m livre feminino – Série rápida - Ana Marcela CunhaJogos Pan-Americanos - Natação
800m livre feminino – Eliminatórias x Ana Marcela CunhaJogos Pan-Americanos - Natação
10km feminino - Ana Marcela CunhaJogos Pan-Americanos - Maratona Aquática
25km feminino - Ana Marcela CunhaMundial de Esportes Aquáticos - Maratona Aquática
5km feminino x Ana Marcela CunhaMundial de Esportes Aquáticos - Maratona Aquática
10km feminino - Ana Marcela CunhaMundial de Esportes Aquáticos - Maratona Aquática
Prova feminina x Ana Marcela CunhaEtapa de Balatonfured da Série Mundial de Maratona Aquática
Prova feminina x Ana Marcela CunhaEtapa de Setúbal da Série Mundial de Maratona Aquática
Prova feminina x Ana Marcela CunhaEtapa de Seicheles da Série Mundial de Maratona Aquática
Prova de 5km - Ana Marcela CunhaCampeonato Norte-Americano de maratona aquática
Prova de 10km - Ana Marcela CunhaCampeonato Norte-Americano de maratona aquática
Prova Feminina - Ana Marcela CunhaEtapa de Doha da Série Mundial de maratona aquática

ETAPA DE LAC ST. JEAN DA SÉRIE MUNDIAL DE MARATONA AQUÁTICA

ETAPA DE BALATONFURED DA SÉRIE MUNDIAL DE MARATONA AQUÁTICA

ETAPA DE SETÚBAL DA SÉRIE MUNDIAL DE MARATONA AQUÁTICA

ETAPA DE DOHA DA SÉRIE MUNDIAL DE MARATONA AQUÁTICA