Siga o OTD

10.000m eliminação masculino

Jogos Pan-Americanos – Lima 2019 – Patinação – 10.000m eliminação masculino

Chances do Brasil

Gabriel Félix e Silva será o único representante brasileiro em Lima 2019. Mesmo com o país não conquistando medalhas no Campeonato Pan-Americano da modalidade em novembro, o atleta de 21 anos obteve boa participação em Monterrey e garantiu a classificação para os Jogos na capital peruana. Independentemente da pouca idade, Gabriel Félix é um dos grandes destaques da patinação velocidade nacional e também já representou o Brasil no Roller Games World Championship, o evento máximo do esporte, realizado em 2017, na China. A expectativa é de que o brasiliense possa surpreender nos Jogos Pan-Americanos.

Local da competição

Polideportivo 3 – Villa Deportiva Nacional (VIDENA)

Local: Lima

Capacidade: 860 torcedores

Medalhistas

ANO Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze
2011 Kelly Martínez
Flag of Colombia.svg Colômbia
Melisa Bonnet
Flag of Argentina.svg Argentina
Jorge Reyes
Flag of Chile.png Chile
2015 Mike Paez
Flag of Mexico.svg México
Juan Sebastian Paz
Flag of Colombia.svg Colômbia
Jordan Belchos
Flag of Canada.svg Canadá

Quadro de medalhas

Ordem País Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de prata Total
1 Flag of Ecuador.svg Equador 1 0 0 1
Flag of Mexico.svg México 1 0 0 1
3 Flag of Argentina.svg Argentina 0 1 0 1
Flag of Colombia.svg Colômbia 0 1 0 1
5 Flag of Canada.svg Canadá 0 0 1 1
Flag of Chile.png Chile 0 0 1 1

O esporte

Os competidores correm em sentido anti-horário, sobre uma pista oval. Os procedimentos são semelhantes aos da patinação no gelo. A largura da reta da pista de patinação sobre rodas limita o número de patinadores num páreo. No início de uma corrida, as pontas dos patins dos competidores devem estar exatamente sobre a linha de partida. Um competidor que, deliberadamente, comece antes de o juiz de partida atirar, ou que cause uma falsa largada, é advertido. Numa terceira infração o patinador é desclassificado.
O competidor na dianteira tem prioridade sobre o caminho e só pode ser ultrapassado pela margem externa da pista de patinação enquanto se mantiver na margem interna. A responsabilidade por qualquer obstrução ou colisão e do patinador que estiver ultrapassando, a menos que o patinador na dianteira deliberadamente cometa infração. O vencedor de uma corrida individual de patinação sobre rodas é o primeiro patinador a atingir a linha de chegada com um dos patins.