Siga o OTD

Basquete

Jogos Pan-Americanos – Lima 2019 – Basquete

O torneio de basquete dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019 está programo para acontecer entre os dias 27 de julho e 10 de agosto (penúltimo dia de competição. Os jogos serão no Coliseo Eduardo Dimos, em San Borja, Lima, no Peru, que tem capacidade para 6.000 expectadores. Serão oito países no feminino e também no masculino. Além disso, a capital peruana vai receber a edição de estreia do basquete 3×3, que também será novidade na Olimpíada Tóquio 2020.

No basquete de quadra,  principal novidade da modalidade é a estreia de Paraguai e Ilhas Virgens no feminino. Já no masculino, os defensores das últimas medalhas de ouro (Brasil) e prata (Canadá) não conseguiram a classificação e ficam como os grandes desfalques de Lima 2019. No 3×3,  serão seis países em cada naipe. No masculino, além dos donos da casa, Estados Unidos, Brasil, Canadá, Porto Rico e Argentina brigarão por medalhas. Já pelo feminino, teremos Peru, Brasil, Venezuela, Estados Unidos, Argentina e Uruguai. Apesar de ser uma vertente do basquete, o 3×3 deve ser definido anteriormente. As datas das fases classificatórias giram em torno dos dias 27 e 28 de julho, enquanto as decisões ocorrem no dia 29.

Único time de basquete de quadra a representar o Brasil em Lima, o feminino chega com a expectativa da participação das três principais pivôs brasileiras, Damiris, Clarissa e Érika. Nenhuma delas jogou a Copa América. Com elas em ação, o Brasil fica com um garrafão bem mais forte e o time terá muito mais chances de fazer uma boa campanha na capital peruana.

O basquete está presente nos Jogos Pan-Americanos desde Buenos Aires 1951. De lá para cá, foram dezessete medalhas de ouro em disputa no masculino e o Brasil é o segundo grande vencedor com seis ouros, duas pratas e seis bronzes. Já no feminino teve início nos Jogos Pan-Americanos da Cidade do México 1955. A equipe feminina também aparece na vice-liderança do quadro de medalhas com três ouros , quatro pratas e quatro bronzes e um total de onze medalhas.

Quadro de Medalhas

Ordem País Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze Total
1  Cuba 8 3 1 12
2  Brasil 4 3 2 9
3 EUA 2 5 5 12
4  República Dominicana 1 0 1 2
5  Peru 0 5 3 8
6  México 0 0 3 3
7  Canadá 0 0 3 3