Siga o OTD

CCE por equipes

Jogos Pan-Americanos – Lima 2019 – Hipismo – CCE por equipes

Chances do Brasil

Ruy Fonseca em ação

Em Toronto 2015, o Brasil voltou de terras canadenses com a medalha de prata no concurso completo de equitação por equipes. Com a base do time mantida para as competições no Peru, a tendência é de que o país mantenha o retrospecto positivo. Marcelo Tosi, Márcio Appel e Rafael Mamprin Losano formam a Seleção Brasileira na categoria, além dos remanescentes Ruy Fonseca e Carlos Parro.

Local da competição

Escola de Equitação do Exército

Local: La Molina, Lima

A estrela dos Jogos

Além da manutenção da liderança do quadro de medalhas do CCE por equipes, os Estados Unidos são os atuais tricampeões consecutivos dos Jogos Pan-Americanos. Phillip Dutton fez parte de duas delegações vitoriosas e faturou o ouro no Rio de Janeiro 2007 e em Toronto 2015. Hoje com 55 anos de idade, o atleta nascido na Austrália registra três medalhas olímpicas na carreira, com direito a um bicampeonato.

Nossos pódios

Ruy Fonseca, Caca Paro, Marcio Jorge e Henrique Pinheiro levaram a prata em Toronto 2015

Desde Buenos Aires 1951, o Brasil já levou cinco medalhas para casa no CCE por equipes, sendo uma de ouro, duas de prata e duas de bronze. No entanto, os resultados expressivos começaram a aparecer após a conquista do título em Mar del Plata 1995. De lá para cá, o país não deixou de frequentar o pódio, sendo vice-campeão em Winnipeg 1999 e em Toronto 2015, além dos terceiros lugares no Rio de Janeiro 2007 e em Guadalajara 2011. Com os resultados, os brasileiros ocupam a terceira melhor campanha na história da categoria nos Jogos Pan-Americanos.

Medalhistas

ANOMedalha de ouroMedalha de prataMedalha de bronze
1951Flag of Argentina.svg ArgentinaFlag of Chile.png Chile
1955Flag of Mexico.svg México
1959Flag of Canada.svg CanadáFlag of the United States.svg EUA
1963Flag of the United States.svg EUA
1967Flag of the United States.svg EUA
1971Flag of Canada.svg Canadá
1975Flag of the United States.svg EUAFlag of Canada.svg CanadáFlag of Mexico.svg México
1987Flag of the United States.svg EUAFlag of Canada.svg CanadáFlag of Chile.png Chile
1995Flag of Brazil.svg BrasilFlag of the United States.svg EUA
1999Flag of the United States.svg EUAFlag of Brazil.svg BrasilFlag of Uruguay.svg Uruguai
2003Resultados não incluídos oficialmente
2007Flag of the United States.svg EUAFlag of Canada.svg CanadáFlag of Brazil.svg Brasil
2011Flag of the United States.svg EUAFlag of Canada.svg CanadáFlag of Brazil.svg Brasil
2015Flag of the United States.svg EUAFlag of Brazil.svg BrasilFlag of Canada.svg Canadá

Quadro de medalhas

PosiçãoPaísMedalha de ouroMedalha de prataMedalha de bronzeTotal
1Flag of the United States.svg EUA82010
2Flag of Canada.svg Canadá2417
3Flag of Brazil.svg Brasil1225
4Flag of Mexico.svg México1012
5Flag of Argentina.svg Argentina1001
6Flag of Chile.png Chile0112
7Flag of Uruguay.svg Uruguai0011

A prova

Também chamado de prova dos três dias, o concurso completo de equitação (CCE), nada mais é do que um torneio combinado. Além das provas de saltos e do adestramento, os cavaleiros participam de uma outra disputa de cross country, que simula uma cavalgada em ambiente natural e inclui saltos de obstáculos naturais (como tronco, cerca viva, tanque de água), subida e descida de rampas.

O CCE é realizado em três dias, por isto também é chamada de prova dos três dias. No primeiro dia, na prova de adestramento, o conjunto se apresenta aos juizes em um picadeiro, sem obstáculos, fazendo uma sequência de movimentos obrigatórios. A pontuação obtida é transformada em pontos negativos para as próximas fases.

No segundo dia é realizada uma prova de fundo, que é a etapa mais importante. Ela é dividida em percursos e caminhos, steeplechase (corrida de obstáculos) e cross-country (obstáculos naturais). No terceiro e último dia, que conta com a prova de saltos, cavaleiro e cavalo devem superar dez obstáculos semelhantes àqueles utilizados na tradicional prova de saltos. O campeão do CCE é o cavaleiro que somar o menor número de pontos negativos ao longo das três etapas da prova.