Siga o OTD

Individual masculino

Jogos Pan-Americanos – Lima 2019 – Golfe – Individual masculino

Chances do Brasil

Para fechar a convocação, a CBGolfe utilizou como principais critérios as posições no ranking mundial e o momento vivido por cada golfista. Pensando nas disputas masculinas, o Brasil contará com dois nomes: Alexandre Rocha, que este ano conquistou o Tour profissional no México e registrou bons resultados no PGA Tour Latino América, e Adilson da Silva, atleta olímpico em 2016 e destaque no Asian Tour e Sunshine Tour, crescendo também na busca por um lugar em Tóquio 2020. Apostando na bagagem internacional de cada um, o desejo da comissão técnica é de que o país garanta resultados expressivos em Lima.

Local da competição

Lima Golf Club

Local: San Isidro, Lima

A estrela dos Jogos

Apesar de marcar presença em apenas uma edição na história dos Jogos Pan-Americanos, o colombiano Marcelo Rozo já é o maior vencedor da categoria individual masculina. O golfista fez parte da geração vitoriosa da Colômbia que dominou a modalidade em Toronto 2015: em três provas, três medalhas de ouro.

Na ocasião, Marcelo Rozo derrotou os rivais em contagem final extremamente apertada. Ele anotou um total de 275, seguido de perto pelo argentino Tommy Cocha e pelo chileno Felipe Aquilar, ambos com 276. Com o resultado, Rozo levou a melhor e ficou com o título inédito em terras canadenses.

Medalhistas

ANO Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze
2015 Marcelo Rozo
Colômbia Colômbia
Tommy Cocha
Argentina
Felipe Aguilar
Chile

Quadro de medalhas

Ordem País Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze Total
1  Colômbia 1 0 0 1
2 Argentina 0 1 0 1
3 Chile 0 0 1 1

O esporte

Adilson da Silva (Foto: Wander Roberto/Exemplus/COB)

No golfe, a bola começa numa determinada posição de saída no campo (tee) e o objetivo do jogador é embocá-la nos buracos com menor número de tacadas que conseguir. Para isso, ele dispõe de diversos tipos de tacos, específicos para diferentes distâncias e terrenos.

Não há uma duração de tempo determinada. Os jogadores devem completar todo o percurso do campo, composto por 18 buracos. A competição só termina quando todos os golfistas embocam o último buraco. A partir disso, a classificação é definida de acordo com a quantidade de tacadas que o golfista levou para terminar o percurso. O vencedor é aquele que, somando o número de todas as tacadas que precisou para concluir o percurso inteiro, termina a competição com o menor total dentre todos os atletas. (Reprodução: Regras dos Esportes)