Siga o OTD

Patinação de pista curta

Patinação de pista curta nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim-2022

Patinação de pista curta nos Jogos Olímpicos de Pequim 2022
COI

Calendário

A Patinação de Pista Curta em Jogos Olímpicos de Inverno

A Patinação de Pista Curta surgiu como uma variação da patinação de velocidade, adotando a largada coletiva em vez da disputa em pares. Contudo, ganhou vida própria a partir da década de 70 e foi incluída nos Jogos Olímpicos de inverno na edição de 1992, em Albertville, na França, tanto para homens quanto para mulheres. 

É um esporte de velocidade, mas os atletas largam juntos em todas as distâncias e são divididos em baterias eliminatórias. Apenas os dois mais rápidos avançam à fase seguinte e assim sucessivamente até chegar à disputa do ouro. Entretanto, é normal ocorrerem empurrões e quedas, e os juízes podem penalizar ou classificar competidores de acordo com o ocorrido.  

As disputas

OIS / IOC

Nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022, a patinação de pista curta tem três provas individuais para homens e mulheres (500, 1000 e 1500 metros), além dos revezamentos em cada gênero (3 mil na disputa feminina e 5 mil na masculina). Por fim, nesta edição vai ter a estreia do revezamento misto de 2 mil metros.

Por ser uma prova de velocidade, o objetivo é ser mais rápido do que os concorrentes em cada bateria. Cada chaveamento conta com quatro competidores, que percorrem uma pista de 111,12 metros, e é totalmente eliminatório. Ou seja, quem não fica entre os dois primeiros já está eliminado da competição.

Local de competição

As provas da Patinação de Pista Curta acontecerão no ginásio Capital Indoor, que abrigou a disputa do vôlei nos Jogos de Verão de 2008. As primeiras corridas começam no dia 5 de fevereiro, a partir das 8h com as eliminatórias. Na sequência ocorre a primeira disputa de medalha com o revezamento misto.  

Fique de Olho!

OIS / IOC

Países asiáticos, como Coreia do Sul, China e Japão, da América do Norte (Estados Unidos e Canadá) e mais recentemente a Holanda e Hungria são as principais potências da patinação de pista curta nos Jogos Olímpicos de Inverno. Na edição de Pequim 2022, os irmãos húngaros Shaoang e Sandor Liu e o sul-coreano Hwang Dae-heon devem se destacar. Entre as mulheres, a holandesa Suzanne Schulting é a principal atleta.

O Brasil na Patinação de Pista Curta

O Time Brasil não tem representantes na patinação de pista curta nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022. Entretanto, entre 2004 e 2005, Felipe de Souza participou de competições no Canadá para tentar a vaga na edição de 2006, em Turim, na Itália. Ele não atingiu esse objetivo, mas é, até hoje, a única experiência do país na modalidade.