Siga o OTD

Duplas mistas

Duplas mistas – Tênis – Jogos Olímpicos Tóquio 2020 

 

Chances do Brasil nas duplas mistas nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020

O Brasil não será representado nas duplas mistas na Olimpíada de Tóquio.

+ Veja a lista dos brasileiros classificados para os Jogos

O Brasil nas duplas mistas dos Jogos Olímpicos

Teliana Pereira Marcelo Melo
Teliana Pereira comemora com Marcelo Melo ponto em partida válida pela Rio-2016 nas duplas mistas (Divulgação/CBT)

O Brasil esteve presente apenas em uma edição nas duplas mistas do tênis. Foi na edição do Rio de Janeiro em 2016, quando a dupla brasileira acabou caindo nas quartas de final. A alagoana Teliana Pereira e o mineiro Marcelo Melo até começaram muito bem a competição, derrotando a dupla que era a primeira cabeça de chave do torneio, os franceses Caroline Garcia e Nicolas Mahut, por 2 sets a 0. Mas na rodada seguinte caíram por duplo 6/4 diante dos americanos Bethanie Mattek-Sands e Jack Sock, que ficariam com o ouro.

Favoritas nas duplas mistas nos Jogos de Tóquio-2020

A competição de duplas mistas é uma das mais difíceis de se prever em toda Olimpíada. Como apenas tenistas já classificados para as Olímpiadas em simples e em duplas de cada naipe podem participar das mistas, a chave é composta por apenas 16 duplas e que normalmente são escolhidas às vésperas dos Jogos Olímpicos por seus países.

Sendo assim podemos apontar aqueles países que possuem mais chances de estarem no pódio em Tóquio. Os Estados Unidos, independentemente da dupla escolhida, será um dos países a serem batidos.

Alguns países que poderão impedir o triunfo americano são a Espanha, com Garbiñe Muguruza, a Argentina com Nadia Podoroska, seu nome fixo para as duplas mistas, e que deverá formar parceria com Diego Schwartzman, 11º do ranking de simples. Alguns países tradicionais no tênis, como Alemanha, Sérvia e Croácia também tendem a formar duplas de destaque que podem chegar ao pódio.

Histórico das duplas mistas nos Jogos Olímpicos

As duplas mistas de tênis foram disputadas pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Paris-1900. Desde então as duplas mistas entraram e saíram do programa olímpico por algumas vezes, tendo retornado de forma definitiva nos Jogos Olímpicos de Londres-2012. Ao longo de seis edições disputadas o equilíbrio entre algumas nações se destaca. Apenas os Estados Unidos conquistaram duas medalhas de ouro no evento, além de outras duas medalhas de prata e uma de bronze.

Alemanha, França, Belarus e Grã-Bretanha completam a lista de países que já conquistaram uma medalha de ouro. O Brasil esteve presente em apenas uma ocasião, na Rio-2016, quando acabou caindo nas quartas de final do torneio.

A primeira edição da dupla mista de tênis aconteceu em Paris-1900 e contou com a participação de apenas seis duplas. Um fato importante a ser destacado é que foi no tênis, e naquela edição de 1900, que as mulheres puderam participar dos Jogos Olímpicos pela primeira vez na história. Portanto, todas aquelas que disputavam o tênis pela primeira vez não quebraram apenas a barreira daquele determinado esporte, mas sim da prática esportiva em geral para as mulheres.

Além da estreia feminina em Olimpíadas, as duplas mistas da edição de 1900 carregavam uma outra curiosidade: eram permitidas formações de duplas com tenistas de diferentes países. Assim, três duplas entre as seis que disputaram o evento eram formadas por tenistas do mesmo país (Estados Unidos, Grã-Bretanha e França), e as outras três eram mistas não apenas entre homens e mulheres, mas também entre as nações representadas.

Após ficar ausente nas edições de Saint-Louis-1904 e Londres-1908 as duplas mistas retornaram aos Jogos Olímpicos de Estocolmo-1912. Naquela ocasião, 13 duplas de apenas seis países formaram as chaves do evento, número consideravelmente maior do que oito anos antes. A medalha de ouro ficou para a dupla alemã formada por Dorothea Koring e Heinrich Schomburgk, que derrotou na final a dupla sueca composta por Sigrid Fick e Gunnar Setterwall.

A edição da Antuérpia-1920 foi vencida por um dos maiores nomes da história do tênis mundial, a francesa Suzanne Lenglen, que formou dupla com o seu compatriota Max Decugis. Na grande final de Antuérpia, a parceria francesa derrotou a dupla britânica formada por Kathleen McKane e Max Woosnama.

Bethanie Mattek-Sands e Jack Sock duplas mistas
Os americanos Bethanie Mattek-Sands e Jack Sock ficaram com o ouro nas duplas mistas na Rio-2016 (Reprodução)

Em 1924, na segunda vez que os Jogos Olímpicos foram disputados em Paris, a final das duplas mistas foi 100% americana. Após vencer quatro jogos as duplas americanas acabaram se cruzando apenas na final e quem levou a melhor foram Hazel Wightman e Richard Williams. Com dois sets diretos (6/2 e 6/3), Hazel e Richard derrotaram os compatriotas Marion Jessup e Vincent Richards.

Após a edição de Paris-1924, a disputa das duplas mistas voltou somente em Londres-2012. O título ficou com a parceria de Belarus, formada por Victoria Azarenka e Max Mirnyi, que derrotaram na final os britânicos Laura Robson e Andy Murray por 2 a 1. A final foi a primeira da história das duplas mistas em Olimpíadas a precisar de um terceiro set de desempate.

Os Jogos do Rio de Janeiro, em 2016, também presenciaram uma final totalmente composta por tenistas dos Estados Unidos. Os campeões foram Bethanie Mattek-Sands e Jack Sock, que na final venceram a parceria formada por Venus Williams e Rajeev Ram.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Os medalhistas das duplas mistas nos Jogos Olímpicos

JogosOuroPrataBronze
Paris 1900Grã-BretanhaEquipe mista 1Equipe mista 2
Equipe mista 3
Estocolmo 1912Alemanha 1Suécia 1França
Antuérpia 1920França 3Grã-Bretanha 3Tchecoslováquia
Paris 1924Estados Unidos 1Estados Unidos 2Países Baixos
Londres 2012BelarusGrã-BretanhaEstados Unidos 1
Rio 2016Estados Unidos 2Estados Unidos 1República Tcheca

Quadro de medalhas de duplas mistas nos Jogos Olímpicos

PaísOuroPrataBronzeTotal
Estados Unidos2215
Grã-Bretanha1203
França1012
Belarus1001
Alemanha1001
Time misto0123
Suécia0101
República Tcheca0011
Tchecoslováquia0011
Holanda0011