Siga o OTD

Recurvo misto por equipes

Jogos Pan-Americanos – Lima 2019 – Tiro com arco –  recurvo times mistos

Chances do Brasil

Marcus Vinicius e Graziela Santos são as grandes esperanças do Brasil conseguir uma medalha nesta categoria da modalidade tiro com arco.

Mesmo com apenas 21 anos de idade, o garoto já tem uma carreira com grandes resultados, sendo um deles a medalha de bronze na própria competição continental na competição por equipes. Além disso, ganhou três medalhas de ouro nos Jogos Sul-Americanos de 2014, com apenas 16 anos, um dos melhores resultados do país nos últimos anos.

Também vale destacar que Marcus Vinicius já tem experiência nos Jogos Olímpicos, já que em 2016 fez parte da delegação que perdeu na primeira rodada para a China.

Já Graziela Santos é natural de Novo Airão, no Amazonas, a atleta nacional tem etnia indígena Karapãna e tem boas possibilidades de alcançar um resultado positivo para o país.

A arqueira foi campeã na seletiva dos Jogos Pan-Americanos de Lima da Confederação Brasileira de Tiro com Arco e mostrou que tem talento e confiança para almejar, ao menos, a terceira posição do pódio. Caso isso aconteça, Graziela ficará marcada na história como primeira atleta a conquistar ao menos o terceiro lugar na categoria na competição continental.

Local da competição

Complexo Deportivo Villa Maria Del Triunfo.

Local: Lima

Capacidade: 1.000

Nossos Pódios

A edição Lima 2019 será a primeira dos Jogos Pan-Americanos com a categoria recurvo times mistos, já que a ODEPA adicionou torneios deste nível a partir de 2017. Por isso, o Brasil ainda não tem nenhum atleta no pódio na modalidade.

O Esporte

O tiro com arco é uma modalidade que tem como principal objetivo acertar um determinado alvo com o máximo de precisão possível, sendo que o equipamento utilizado para a prática é o arco e a flecha.

No tiro com arco moderno são usados dois tipos de arco: o recurvo (composto por lâmina, punho e corda) e o composto (cada uma das lâminas possui uma alavanca em suas extremidades).

O alvo da disputa é feito normalmente de papel simples ou de material sintético, sendo que ele terá em seu interior uma sequência de anéis com uma determinada pontuação, identificado pelas cores amarelo (10 e 9 pontos), vermelho (8 e 7 pontos), azul (6 e 5 pontos), preto (4 e 3 pontos) e branco (2 e 1 ponto).

Nas competições Outdoor, os arqueiros disparam 72 flechas, enquanto que nas competições Indoor, os atletas disparam 60 flechas.  A partir disto, a posição de cada flecha lançada pelo atleta determinará os seus pontos na competição.