Siga o OTD

Duplas femininas

Jogos Pan-Americanos – Lima 2019 – Squash – Duplas femininas

Local da competição

Ginásio Polideportivo 2

Local: Lima

Capacidade: 2.500 torcedores

A estrela dos Jogos

Pódio da categoria em Toronto 2015. Entre as atletas de verde, Terán é a da esquerda

Dona de quatro medalhas no individual feminino, a mexicana Samantha Terán também já garantiu outras duas nas duplas femininas nos Jogos Pan-Americanos. Em casa, ao lado de Nayelly Hernández, levou o ouro em Guadalajara 2011 em final contra as colombianas Catalina Pelaez e Silvia Angulo.

Apesar da boa campanha, o resultado em Toronto 2015 não foi o esperado. Mesmo assim, Samantha Terán conquistou a medalha de bronze em parceria com Karla Urrutia. A equipe caiu nas semifinais diante de Samantha Cornett e Nikki Todd, do Canadá, pelo placar de 2-0 (11/2 e 11/7).

Medalhistas

ANOMedalha de ouroMedalha de prataMedalha de bronze
2011Nayelly Hernandez
Samantha Terán

 México
Catalina Pelaez
Silvia Angulo

 Colômbia
Miranda Ranieri
Stephanie Edmison

 Canadá
Maria Ubina
Olivia Blatchford

EUA
2015Amanda Sobhy
Natalie Grainger

 EUA
Samantha Cornett
Nikki Todd

 Canadá
Catalina Peláez
Laura Tovar Pérez

 Colômbia
Samantha Terán
Karla Urrutia

 México

Quadro de medalhas

PosiçãoPaísMedalha de ouroMedalha de prataMedalha de bronzeTotal
1 EUA1012
 México1012
3 Canadá0112
 Colômbia0112

O esporte

Depois de um saque bom, os jogadores alternam o direto de bater na bola até um deles errar. A bola precisa bater obrigatoriamente na parede frontal, acima da linha de saque e abaixo da linha que delimita a quadra. Para chegar à parede frontal, a bola pode bater nas outras paredes, mas sem bater no chão antes. A bola não pode quicar mais de uma vez no chão.

O jogador deve sempre evitar bater na bola se houver o risco de acertar uma bolada ou raquetada no adversário. Um intervalo de 90 (noventa) segundos é permitido entre os games. Para o saque ser bom, é preciso acertar acima da linha de saque e abaixo da linha que delimita a quadra, caindo dentro do quadrante oposto do fundo da quadra. Além disso, o sacador precisa ter pelo menos um dos pés dentro do quadrado do saque. Se pisar na linha na hora que estiver sacando, perde o saque. (Reprodução: Squashistas)