Siga o OTD

Duplas mistas

O badminton brasileiro não terá representantes nas duplas mistas do badminton, somente atletas no individual de cada naipe. Fabiana Silva conquistou sua vaga via ranking mundial e disputará sua primeira edição de Jogos Olímpicos. Além dela, Ygor Coelho competirá em Tóquio 2020, sua segunda participação olímpica.

+ Veja a lista dos brasileiros classificados para a Olimpíada

Favoritos nas duplas mistas

A China será o único país com duas duplas na disputa em Tóquio. E mais do que isso, a China terá as duas melhores duplas do ranking mundial. Atuais bicampeões mundiais, Zheng Siwei e Huang Yaqiong lideram o ranking. No currículo da dupla ainda tem um ouro nos Jogos Asiáticos de 2018.

Wang Yilyu e Huang Dongping estão na cola dos compatriotas. A dupla foi prata no Mundial de 2018, bronze no de 2019 e chega em Tóquio como a segunda melhor parceria do ranking mundial.

Para se ter uma ideia do domínio chinês nos últimos anos, as duas duplas combinaram para 21 títulos do World Tour desde 2018.

Correndo atrás das chinesas estão Dechapol Puavaranukroh e Sapsiree Taerattanachai, da Tailândia. A missão deles será duríssima, mas a dupla já quase surpreendeu, quando foi prata no Mundial de 2019. E neste mesmo Mundial de 2019, os japoneses Yuta Watanabe e Arisa Higashino terminaram com um bronze e querem um pódio em casa, em Tóquio 2020.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Histórico das duplas mistas nos Jogos Olímpicos

Em seis edições olímpicas, já que as duplas mistas só estrearam em Atlanta-1996, as parcerias asiáticas venceram todas as medalhas de ouro. A China é o destaque com três medalhas douradas e sete no total. Zhang Jun e Gao Ling foram bicampeões com os títulos em Sydney-2000 e Atenas-2004.

Grã-Bretanha e Dinamarca são os únicos países que conseguiram incomodar o domínio asiático e conquistaram duas medalhas cada.

Makuhari Messe Hall wrestling jogos olímpicos tóquio
Makuhari Messe Hall, Chiba (Reprodução/olympics.com)

Medalhistas – duplas mistas – Jogos Olímpicos

JogosOuroPrataBronze
Atlanta-1996Coreia do SulCoreia do SulChina
Sydney-2000ChinaIndonésiaGrã-Bretanha
Atenas-2004ChinaGrã-BretanhaDinamarca
Pequim-2008Coreia do SulIndonésiaChina
Londres-2012ChinaRepública Popular da China 2Dinamarca
Rio-2016IndonésiaMalásiaChina

Quadro de medalhas – duplas mistas – Jogos Olímpicos

PaísOuroPrataBronzeTotal
China3137
Coreia do Sul2103
Indonésia1203
Grã-Bretanha0112
Malásia0101
Dinamarca0022
viagra