Siga o OTD

Jogos Paralímpicos

GUIA DOS JOGOS OLÍMPICOS DE TÓQUIO-2020

NOTÍCIAS  GUIA DAS PARALIMPÍADAS  CALENDÁRIO  QUADRO DE MEDALHAS 

Acredite ou não, o início dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 estão cada vez mais próximos. Após um ano de atraso, os Jogos Paralímpicos – que ainda se chamam Tóquio 2020 – terão início em agosto.

Esteja você ansioso para ver o desempenho dos atletas brasileiros, o brilho das estrelas internacionais ou mesmo testemunhar a estreia de novos esportes, aqui estão algumas coisas importantes que você deve saber.

Quando e onde?

Os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 serão realizados oficialmente de 24 de agosto a 5 de setembro.

Os jogos terão 539 eventos desdobrados em 23 esportes, e você pode encontrar a programação completa da competição aqui.

A sede dos Jogos Olímpicos é Tóquio, no Japão, embora uma série de esportes e eventos ocorram ao redor da capital japonesa.

A competição acontecerá em 21 locais diferentes, incluindo o Estádio Nacional do Japão, o Estádio de Tóquio e Speedway Fuji, que fica aos pés do icônico monte Fuji.

+ LISTA DOS BRASILEIROS CLASSIFICADOS

Quais são os novos esportes e eventos?

Há dois novos esportes chegando a Tóquio 2020.

Para dois novatos, no entanto, esta será sua estreia paralímpica. Badminton e taekwondo foram selecionados para apresentarem seu esporte em Tóquio 2020 pela primeira vez na história dos Jogos.

Além de novos esportes, você pode esperar ver novos eventos como a Va’a, a canoa havaiana, e a equipe mista na carabina de 50 m SH2 no tiro esportivo.

delegação rumo aos jogos paralímpicos
Delegação brasileira nos Jogos Parapan-Americanos (Ale Cabral/CPB)

Mais uma vez

Será a primeira vez que uma cidade recebe uma segunda edição da Paralimpíada. A primeira vez de Tóquio foi em 1964.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Delegação brasileira nos Jogos Paralímpicos

Apesar da pandemia ter bagunçado o calendário do paradesporto mundial, 253 brasileiros estão classificados e garantidos para os Jogos Paralímpicos de Tóquio-2020. Dentre esses 253 classificados, estão atletas guias, calheiros, goleiros e timoneiro. A delegação brasileira é fomrada por 159 homens e 94 mulheres.

]Na última edição de Jogos Paralímpicos fora do Brasil, em Londres 2012, o Brasil compareceu com 178 atletas, até então a maior. O número para a capital japonesa só é superado pela participação nos Jogos Rio 2016, já que o Brasil garantiu vagas em todas as modalidades por ser país sede e contou 286 atletas no total.