Siga o OTD

Francisco Barreto Júnior (Chico Barreto)

Chico Barreto – Ginástica artística masculina – Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Ficha TécnicaMedalhas
Nascimento:. Ribeirão Preto/SP
Idade: 31 anos (31/10/1989)
Altura: 1,75m
Peso: 72kg
Clube: Pinheiros (São Paulo)
Olimpíada: 2 (Londres-2012, Rio-2016)
Pan: 2 (Toronto-2015, Lima-2019)

PAN

– Guadalajara-2011 (equipe masculina), Lima-2019 (equipe masculina, cavalo com alças e barra fixa)
– Toronto-2015 (Equipes)

Francisco Barreto Júnior, mais conhecido como Chico Barreto, é uma atleta do Time Ajinomoto da ginástica artística. campeão pan-americano na barra fixa, no cavalo com alças e por equipes que chegará aos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 tentando ajudar a seleção masculina do Brasil a fazer história novamente, assim como foi há quatro anos.

+ Favoritos, calendário e mais: Saiba TUDO sobre a TODAS AS PROVAS da ginástica em Tóquio 2020

Chico defenderá a equipe masculina e também tentará vaga nas finais em todos os aparelhos juntamente com Caio Souza, Diogo Soares e Arthur Nory. Campeão olímpico, Arthur Zanetti focará só nas argolas e fica de reserva imediato do time brasileiro.

Rodando por vários esportes e dificuldades financeiras

Chico Barreto, foi incentivado desde criança a fazer esportes pelos pais. Natural de Ribeirão Preto, Chico praticou handebol, natação e judô, mas foi mesmo a ginástica que o fisgou. Mais novo de cinco filhos, Chico começou sua trajetória em um projeto social da cidade, mas o pequeno ginasta logo se viu obrigado a interromper sua caminhada no esporte.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK 

Por um ano o ginasta não pode treinar após o fim do projeto e a falta de recursos financeiros. Seu pai conseguiu uma bolsa em uma escola particular da cidade após esse período, o que proporcionou seu retorno ao esporte.

Aos 13 anos se mudou para São Caetano do Sul para que pudesse desenvolver sua ginástica. Em 2009 veio sua primeira convocação para a seleção adulta.

Fazendo história com a seleção

Diversas vezes campeão brasileiro no individual geral, Chico tem como principais provas a barra fixa, o cavalo com alças e as barras paralelas. Francisco Barreto fez parte da histórica equipe da ginástica masculina do Brasil que conseguiu se classificar para a primeira final de um mundial, em 2014, quando terminaram em 6° lugar.

No ano seguinte a equipe repetiu a final, o que classificou o país pela primeira vez para uma edição dos Jogos Olímpicos. Em 2016, mais história para Chico e para a equipe do Brasil.

O quinteto brasileiro conseguiu se classificar para a final, onde terminaram em 6º lugar e Francisco Barreto se classificou para final de barra fixa, sendo o primeiro brasileiro a atingir esse feito no aparelho. Na final, Chico terminou em 5° lugar.

Brilhando em 2019

Chico Barreto - ginástica artística - Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 - barra fixa - cavalo com alças - individual geral - cavalo com alças - barra fixa
Francisco Barreto exibe as três medalhas que conquistou pela ginástica artística no Pan de Lima (Crédito: Ricardo Bufolin/CBG)

O atleta também gravou seu nome na história dos Jogos Pan-Americanos.

Em 2015 fez parte da equipe medalhista de prata em Toronto, mas foi mesmo em Lima-2019 que o ginasta brilhou. Chico foi campeão por equipes, no cavalo com alças e na barra fixa. As três medalhas de ouro fizeram com que o ginasta se tornasse o atleta masculino com mais ouros entre todas as nações naquela edição, rendendo a ele uma indicação ao prêmio da Panan-Sports de melhor atleta masculino dos Jogos Pan-Americanos.

O ginasta também esteve presente no Mundial de 2019, onde classificou a equipe para os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020, além de terminar em 13° no Individual Geral, repetindo sua posição na edição passada.

Chico Barreto - ginástica artística - Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 - barra fixa - cavalo com alças - individual geral - cavalo com alças - barra fixa
seleção masculina de ginástica garantiu no Mundial de Stuttgart a vaga para a Olimpíada (reprodução/Instagram)

Em 2021

No final de 2020, o ginasta realizou uma operação no nariz e no polegar para correção de pequenos problemas. Segundo ele mesmo, ficou tudo bem.

Voltou a competir depois de muito tempo parado por conta da pandemia no Campeonato Pan-Americano de ginástica. Na disputa do cavalo masculino, um fato curioso chamou a atenção. Todos os três representantes do pódio somaram a mesma pontuação: 13.000 pontos. No entanto, por conta dos critérios de desempate, o Francisco Barretto Jr. acabou ficando com a medalha de bronze.

O grande resultado de Chico Barreto veio na Etapa da Copa do Mundo de ginástica artística de Doha, no Catar, disputada no final de junho. Na barra fixa, o ginasta terminou com um bom quinto lugar. Na ocasião, Arthur Nory conquistou o bronze. Chico ainda conseguiu um bom sétimo lugar nas barras paralelas.

Pouco depois, a CBG (Confederação Brasileira de Ginástica) divulgou a seleção da ginástica artística masculina convocada para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio. O principal destaque foi a ausência de Arthur Zanetti na disputa por equipes, que por sua vez, terá Arthur Nory, Chico Barreto, Diogo Soares e Caio Souza. O campeão olímpico ficará como reserva e vai focar na disputa individual das argolas.

RESULTADOS

DataProvaHorário/ResultadoLigaTemporada
Cavalo com alças – Qualificação x Francisco BarrettoJogos Olímpicos - Ginástica Artística2020
Argolas – Qualificação x Francisco BarrettoJogos Olímpicos - Ginástica Artística2020
Salto masculino – Qualificação x Francisco BarrettoJogos Olímpicos - Ginástica Artística2020
Barras Paralelas – Qualificação x Francisco BarrettoJogos Olímpicos - Ginástica Artística2020
Barra Fixa – Qualificação x Francisco BarrettoJogos Olímpicos - Ginástica Artística2020
Solo masculino – Qualificação x Francisco BarrettoJogos Olímpicos - Ginástica Artística2020
Individual geral masculino – Qualificação x Francisco BarrettoJogos Olímpicos - Ginástica Artística2020
Barras Paralelas – Final x Francisco BarrettoEtapa de Doha da Copa do Mundo de ginástica artística2021
Barra Fixa – Final x Francisco BarrettoEtapa de Doha da Copa do Mundo de ginástica artística2021
Barra Fixa x Francisco BarrettoEtapa de Doha da Copa do Mundo de ginástica artística2021
Cavalo com alças x Francisco BarrettoEtapa de Doha da Copa do Mundo de ginástica artística2021
Qualificação masculina x Francisco BarrettoPan-Americano de ginástica artística2021
Barras paralelas x Francisco BarrettoPan-Americano de ginástica artística2021
Cavalo com alças x Francisco BarrettoPan-Americano de ginástica artística2021
Francisco Barretto x Disputa barra fixaEtapa de Baku da Copa do Mundo de ginástica artística2020
Francisco Barretto x Disputa cavalo com alçasEtapa de Baku da Copa do Mundo de ginástica artística2020