Siga o OTD

Dora Varella

Ficha TécnicaMedalhas
Nascimento:. São Paulo/SP
Idade: 19 anos (31/07/2001)
Altura:
Peso:
Pan: 0
Olimpíada: 0

Jovem talento, Dora Varella é uma atleta do skate que, assim como a modalidade, fará sua estreia olímpica na modalidade park dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Na Olimpíada do Japão, será acompanhada das amigas Yndiara Asp e Isadora Pacheco.

+ Favoritos, datas e chances de Dora; Confira tudo sobre o park feminino nos Jogos Olímpicos de Tóquio

Campeã desde cedo

Natural de São Paulo, a atleta começou a andar de skate quando tinha 10 anos e não parou mais.

Em 2013, a skatista criou gosto pelas competições no Circuito Futuro da Nação em São Paulo, subindo ao pódio em boa parte das etapas.

No ano seguinte, Dora encerrou o Circuito Brasileiro Feminino de Bowl na quarta posição e o Circuito Brasileiro Feminino de Vertical (Half Pipe) em segundo, eventos reconhecidos pela CBSK. Em 2015, com 14 anos, Dora foi a campeã Brasileira de Bowl na categoria sub-14.  

+ Confira TUDO sobre TODAS as provas do skate na Olimpíada de Tóquio 2020

Com a conquista do brasileiro de Bowl 2015, a skatista foi chamada a participar do campeonato mundial Vans Girls Combi Pool Classic na Califórnia, em 2016. O resultado foi positivo e a atleta levou o troféu.

Realizando o sonho de todo skatista

Algum tempo depois, ela foi convidada para competir no X Games, evento que todos os atletas de esportes radicais sonham em participar. Dora esteve como reserva e aproveitou a chance para treinar com as melhores skatistas do mundo.

Ainda em 2016, Dora terminou como campeã brasileira de Banks, quinta do circuito brasileiro de bowl e quarta no circuito brasileiro de vertical.

No ano seguinte, a skatista foi bicampeã do mundial Vans Girls Combi Pool Classic, disputado nos Estados Unidos, porém, desta vez na categoria sub-15. Com dois pódios no início de 2017, a atleta recebeu o convite para participar da qualificatória do X Games. Dora avançou para a final na 7ª posição e terminou em 11ª.

Dora Varella stu nacional park
(Foto: Pablo Vaz)

Profissionalização

O começo de 2018 foi promissor, com a segunda posição no Oi Park Jam, realizado em Itajaí, Santa Catarina. No Vans Combi Pool Classic, a skatista conquistou o tricampeonato. E foi neste ano que a CBSk apresentou a primeira formação da seleção brasileira de skate com Dora entre as convocadas.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Em 2019, Dora foi anunciada como integrante da lista de skatistas profissionais. A competidora soma três títulos mundiais, dois pan-americanos e dois nacionais como skatista amadora e está entre as 20 melhores do mundo pelo ranking mundial da World Skate. 

Dora Varella dew tour ao vivo Conheça Dora Varella,, atleta da seleção brasileira de skate que representará o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 na modalidade park feminino
Dora Varella durante apresentação do Dew Tour (arquivo)

Em 2021

No início do ano olímpico, Dora Varella começou bem vencendo a primeira etapa do circuito brasileiro de skate, o STU National, disputado em Criciúma em Santa Catarina

Em abril, após o campeonato das Seletivas Olímpicas ocorrido em Iowa, Des Moines, EUA, em Maio de 2021, Dora Varella se classificou oficialmente para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 ao lado de Yndiara Asp e Isadora Pacheco.

Dora é a primeira do ranking entre as três skatistas brasileiras da modalidade Park. Atualmente a atleta ocupa a sexta colocação no do skate park feminino.