Siga o OTD

Ciclismo de estrada

Jogos Paralímpicos – Ciclismo de estrada

NOTÍCIAS   GUIA DA PARALIMPÍADA CALENDÁRIO   QUADRO DE MEDALHAS TÓQUIO TODO DIA 

Brasileiros em Tóquio

A delegação brasileira terá cinco atletas nas provas do ciclismo de estrada dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. Lauro Chaman, Jady Malavazzi, Carlos Alberto Soares, André Grizante e Ana Raquel Lins vão competir na disputa do contrarrelógio e na prova de resistência, que é a corrida de estrada.

Ou seja, os cinco atletas estarão nas duas provas do ciclismo de estrada. Lauro Chaman e Jady Malavazzi são os principais destaques.

Lauro Chaman é extremamente versátil e pedala tanto na pista quando na estrada. No Mundial de 2020, ele saiu da competição de pista com duas pratas e um bronze. Na estrada, Chaman ficou com o bronze na classe C5 em 2020 e foi prata em 2018.

Por sua vez, Jady Malavazzi é a principal atleta brasileira do hand bike, modalidade exclusiva do paraciclismo de estrada. No Mundial de 2018, ela conquistou o bronze na prova de resistência da classe WH3 e foi sétima no contrarrelógio. Contudo, ela precisou passar por uma cirurgia em 2019 e não medalhou no Mundial do mesmo ano.

Local da competição

As provas de estrada, tanto a corrida quanto o contrarrelógio serão disputadas no Circuito Fuji Speedway, localizado na cidade de Shizuoka. O circuito tem ao fundo o Monte Fuji como cartão postal.

O local que fica na floresta de Musashino renderá tanto aos torcedores e ciclistas quanto aos telespectadores a possibilidade de se deslumbrarem com uma vasta vegetação e belas vistas.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Jady Malavazzi conquista o bronze no Mundial de Ciclismo de estrada jogos paralímpicos
Jady Malavazzi vai representar o Brasil em Tóquio 2020 (Divulgação/CPB)

O esporte

Reconhecido como esporte olímpico oficial nos primeiros Jogos modernos de Atenas, o ciclismo de estrada fez sua estreia paralímpica nos Jogos Internacionais para Deficientes de 1984 (agora conhecidos como sétimos Jogos Paralímpicos de Verão), realizados em Nova York e Stoke Mandeville.

O ciclismo de estrada testa a resistência dos atletas enquanto eles lutam contra o vento e em direção à linha de chegada.

O evento consiste na corrida de rua, contrarrelógio e revezamento por equipe. Os pilotos competem em uma das quatro classes, dependendo do tipo e grau de deficiência. Isso também determina o tipo de bicicleta que eles usam.

Há um total de 34 medalhas de ouro em disputa apenas no evento de estrada.

viagra