Siga o OTD

Individual masculino

Individual masculino – Triatlo – Jogos Olímpicos Tóquio 2020 

Chances do Brasil no Individual masculino nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020

Manoel Messias será o único representante do triatlo masculino do Brasil em Tóquio (Divulgação)

Em Tóquio-2020 o Brasil vai ser representado por Manoel Messias, vice-campeão pan-americano em Lima-2019 e campeão mundial júnior em 2015, o primeiro brasileiro com tal feito. A expectativa é que ele brigue entre os 20 primeiros, quem sabe até melhorando o 14º lugar de Leandro Macedo em Sydney-2000.

+ Veja a lista dos brasileiros classificados para os Jogos

O Brasil no Individual masculino dos Jogos Olímpicos

O Brasil participou de todas as edições olímpicas do triatlo, levando inclusive para as duas primeiras edições uma equipe completa, com três atletas.

Leandro Macedo, campeão pan-americano em Mar del Plata-95, Juraci Moreira e Armando Barcellos representaram o Brasil em Sydney-2000, com Leandro conquistando o 14º lugar, até os dias de hoje a melhor posição de um homem brasileiro nos Jogos Olímpicos. Leandro, aliás, possui também o bronze do Mundial de 1996, sendo esta a medalha mais importante do esporte no Brasil. Juraci foi 22º e Armando 39º na Austrália.

Leandro Macedo Triatlo
Com o 14º lugar em Sydney-2000, Leandro Macedo tem o melhor resultado do triatlo masculino brasileiro em Jogos Olímpicos ([email protected])

Leandro e Juraci participaram novamente em Atenas-2004, desta vez com Paulo Myashiro completando a equipe. Leandro obteve o melhor resultado da equipe novamente, chegando em 31º, pouco à frente de Paulo (34º) e Juraci (41º). Em Pequim-2008 Juraci Moreira foi para sua terceira edição dos Jogos Olímpicos, melhorando posições em relação a sua participação anterior, terminando em 26º lugar.

Outros dois destaques brasileiros no triatlo olímpico foram Reinaldo Colluci e Diogo Sclebin. Colluci foi 37º em Pequim-2008, melhorando uma posição em Londres-2012. Entre essas duas edições olímpicas o destaque fica para seu título de campeão dos Jogos Pan Americanos de Guadalajara, em 2011. Já Diogo, 44º em Pequim-2008 e 41º quatro anos depois, teve a honra de ser o representante da casa nos Jogos do Rio, em 2016.

Favoritos do Individual masculino nos Jogos de Tóquio-2020

A final do triatlo masculino em Tóquio-2020 mais uma vez promete grandes emoções, com vários atletas querendo quebrar o domínio olímpico dos irmãos britânicos, que não chegam com o favoritismo de antes, mas que jamais podem ser subestimados. 

Sem a presença de Alistair Brownlee, que foi desclassificado de uma etapa do circuito mundial por atitude antidesportiva e não tem mais chance de ir aos Jogos, a Grã-Bretanha chega como uma das forças, com Jonathan Brownlee e Alex Yee. O francês Vincent Luis, atual bicampeão mundial, pinta como um dos favoritos para conquistar uma medalha, que seria a primeira da história do triatlo francês.

Vincent Luis Triatlo
Atual bicampeão mundial, o francês Vincent Luis é o favorito para ficar com o ouro no triatlo masculino (Reprodução/World Triathlon)

É bom ficar de olho também na Espanha, país com o maior número de medalhas no circuito mundial na última década, que deverá ser representada pelo medalha de prata em Londres-2012 Javier Gomez, Mario Mola e Fernando Alarza, presenças constantes nos pódios do circuito mundial. Não será surpresa se a Espanha conquistar o pódio completo.

Vale a pena ficar de olho também no norueguês Kristian Blummenfelt, no belga Jelle Geens e no australiano Jacob Birtwhistle, que sonha conquistar para seu país a primeira medalha olímpica do triatlo entre os homens.

Histórico do Individual masculino nos Jogos Olímpicos

Disputado desde Sydney-2000, o triatlo masculino já premiou quatro países diferentes com a medalha de ouro em cinco edições olímpicas. Além disso, oito nações já subiram ao pódio ao longo dos apenas 20 anos que o esporte faz parte do programa olímpico.

O primeiro campeão da modalidade foi o canadense Simon Whitfield, seguido do alemão Stephan Vuckovic e do tcheco Jan Rehula. Quatro anos depois, dobradinha neozelandesa em Atenas-2004, com ouro para Hamish Carter e prata para Bevan Docherty. O bronze foi para a Suíça, de Sven Riederer.

Simon Whitfield, campeão em 2000 e Bevam Docherty, prata em Atenas, subiram novamente no pódio em Pequim-2008, sendo o canadense com a prata e o neozelandês com o bronze. O ouro foi para Jan Frodeno da Alemanha, atleta que não estava entre os cotados para uma medalha na ocasião.

Os maiores vencedores do triatlo masculino são os britânicos, graças ao desempenho dos irmãos Alistair e Jonathan Brownlee. Alistair foi o vencedor da prova em Londres-2012, 11 segundos à frente do espanhol Javier Gómez, o maior vencedor da história do circuito mundial. Jonathan chegou vinte segundos depois, para assegurar o bronze.

Alistar Brownlee Triatlo
Atual bicampeão olímpico, o britânico Alistair Brownlee não poderá buscar o tri em Tóquio por atitude antidesportiva (Reprodução)

Quatro anos depois, os fãs da modalidade esperavam mais um duelo entre os irmãos britânicos e os espanhóis, que dominaram o ciclo. Em um belo jogo de equipe, Alistair se tornou o primeiro, e até agora único, bicampeão olímpico da modalidade. Apenas seis segundos depois, para a alegria da torcida britânica, especialmente da família Brownlee, Jonathan conquistou sua segunda medalha olímpica, desta vez com a prata. Tricampeão mundial e favorito, o espanhol Mario Mola terminou em oitavo lugar. O bronze foi para Henri Schoeman, da África do Sul, a primeira medalha do continente africano na modalidade.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Os medalhistas do Individual masculino nos Jogos Olímpicos

JogosOuroPrataBronze
Sydney 2000Simon Whitfield (CAN)Stephan Vuckovic (GER)Jan Řehula (CZE)
Atenas 2004Hamish Carter (NZL)Bevan Docherty (NZL)Sven Riederer (SUI)
Pequim 2008Jan Frodeno (GER)Simon Whitfield (CAN)Bevan Docherty (NZL)
Londres 2012Alistair Brownlee (GBR)Javier Gómez (ESP)Jonathan Brownlee (GBR)
Rio 2016Alistair Brownlee (GBR)Jonathan Brownlee (GBR)Henri Schoeman (RSA)

Quadro de medalhas do Individual masculino nos Jogos Olímpicos

PaísOuroPrataBronzeTotal
Grã-Bretanha2114
Nova Zelândia1113
Canadá1102
Alemanha1102
Espanha0101
República Tcheca0011
África do Sul0011
Suíça0011