Siga o OTD

Masculino

Jogos Pan-Americanos – Lima 2019 – Rugby 7 – Masculino

DISPUTA DE SÉTIMO LUGAR

DISPUTA DE QUINTO LUGAR

DISPUTA DO BRONZE

FINAL

Chances do Brasil

O Brasil surpreendeu ao conseguir vaga para os Jogos Pan-Americanos Lima 2019 ao ficar em segundo lugar no Pré-Olímpico disputado no começo do mês. Nos últimos anos, a prioridade dos homens têm sido a modalidade XV, mas a equipe brasileira conseguiu deixar para trás Paraguai e Uruguai e garantiu presença na capital peruana. O time vai chegar aos Jogos sem grandes expectativas, mas querendo novamente surpreender e, se possível, chegar longe.

Local da competição

Estádio de Rugby 7

Local: Complexo Esportivo de Villa Maria del Triunfo, Lima

Capacidade: 2.500 torcedores

A estrela dos Jogos

Canadenses faturaram o título em casa – Toronto 2015

A grade estrela dos Jogos Pan-Americanos é a forte equipe canadense. Nas duas únicas edições em que a modalidade esteve presente no cronograma do evento, foram duas medalhas de ouro conquistadas, tornando o país o maior vencedor do rugby 7 entre todos os tempos.

Curiosamente, as finais foram contra a Argentina, criando uma espécie de rivalidade entre as nações na curta história no Pan. Em Guadalajara 2011, o Canadá levou a melhor com um placar apertado: 26 a 24. Quatro anos mais tarde, em Toronto, o time da casa novamente faturou o título ao bater os hermanos por 22 a 19.

Medalhistas

ANO Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze
2011 Canadá Argentina EUA
2015 Canadá Argentina EUA

Quadro de medalhas

Ordem País Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze Total
1  Canadá 2 0 0 2
2  Argentina 0 2 0 2
3  EUA 0 0 2 2

O esporte

Como definição breve, o rugby 7 é uma vertente do rugby tradicional. A categoria é sancionada pela World Rugby, sendo jogada com apenas sete jogadores por equipe e em dois tempos de sete minutos cada.

No rugby, o passe só pode ser feito para o jogador que está na mesma linha da bola ou atrás dela. O objetivo é levar a bola até a linha de gol do rival o máximo de vezes possível. Ganha a equipe que tiver mais pontos ao final dos períodos.

Existem quatro pontuações no rugby: try, conversão, penalidade e drop goal. Uma única jogada pode render cinco pontos à equipe, como no caso do try, quando o jogador consegue atravessar a linha do gol e realizar o contato simultâneo entre seu corpo, a bola e o chão