Siga o OTD

Kyorugui +80kg masculino

Jogos Pan-Americanos – Lima 2019 – Taekwondo – Kyorugui +80kg masculino

Chances do Brasil

Maicon Andrade levou o bronze na Olimpíada do Rio 2016

Medalha de bronze nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, Maicon Andrade é o candidato brasileiro em busca de um lugar no pódio na categoria acima de 80kg dos Jogos Pan-Americanos 2019. Em março, no primeiro desafio internacional da temporada, Maicon fechou com o bronze no US Open de taekwondo, que aconteceu em Las Vegas.

Na caminhada em Lima, o mineiro terá pela frente os seguintes adversários: Stephen Lambdin (Estados Unidos), Fernando Báez (Chile), Rafael Alba (Cuba), Jordann Stewart (Canadá), Martín Sio (Argentina), Jesús Perea (Equador), Bryan Salazar (México), David Montalvo (Colômbia), Fraily Mora (República Dominicana), Luis Álvarez (Venezuela) e Juan Bautista Álvarez (Porto Rico).

Local da competição

Poliesportivo Callao

Local: Villa Deportiva Regional Del Callao, Lima

Capacidade: 5.000 torcedores

Nossos pódios

Leonardo Gomes vibra com a conquista do bronze em 2007

O Brasil conquistou o bronze por duas edições seguidas na história dos Jogos Pan-Americanos. Em Santo Domingo 2003, Walassi Aires voltou da República Dominicana com a medalha de bronze estampada no peito. Quatro anos mais tarde, Leonardo Gomes repetiu o feito do compatriota e terminou com a terceira colocação em casa, no Rio de Janeiro 2007. Ambos avançaram até as semifinais, mas foram derrotados antes da grande decisão. Estes são os dois melhores desempenhos brasileiros na categoria acima de 80kg.

Medalhistas

ANO Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze
1999 Luis Noguera 
Venezuela
Rodrigo Martínez 
 México
Danny Vizcaino 
 República Dominicana
Darrell Henegan 
Canadá
2003 Víctor Estrada 
 México
Rowell Pier Jérez 
 República Dominicana
Walassi Aires 
Brasil
Tudor Sanon
Haiti Haiti
2007 Gerardo Ortiz 
Cuba
Anthony Graf 
EUA
Martín Sío 
Argentina
Leonardo Gomes 
Brasil
2011 Robelis Despaigne 
Cuba
Juan Díaz 
Venezuela
François Coulombe-Fortier 
Canadá
Stephen Lambdin 
EUA
2015 Rafael Alba 
Cuba
Carlos Rivas 
Venezuela
Marc-André Bergeron 
Canadá
Philip Yun 
EUA

Quadro de medalhas

Posição País Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze Total
1  Cuba 3 0 0 3
2  Venezuela 1 2 0 3
3  México 1 1 0 2
4  EUA 0 1 2 3
5  República Dominicana 0 1 1 2
6  Canadá 0 0 3 3
7  Brasil 0 0 2 2
8  Haiti 0 0 1 1
 Argentina 0 0 1 1

O esporte

O kyorugui é a categoria de luta do taekwondo, possuindo dois estilos. O primeiro é livre, no qual o atleta pode utilizar livremente as técnicas adquiridas em ataque ou defesa. O outro é a luta pré-combinada (competição), quando há uma sequência pré-estabelecida a ser seguida para a prática ou demonstração.

Nas competições, os lutadores devem golpear os adversários com os pés e mãos para marcar pontos ou nocauteá-los. Os chutes podem atingir qualquer parte do corpo acima da cintura e que esteja coberto por protetores. Os socos, por sua vez, só podem acertar o peito do adversário.

Cada combate tem três assaltos, cada um com duração de dois minutos e intervalos de 1 minuto entre eles. Os lutadores são divididos em categorias conforme o seu peso.