Siga o OTD

Duplas femininas

Infelizmente, o badminton brasileiro não terá representantes nas duplas femininas do badminton, somente atletas no individual feminino e masculino. Fabiana Silva conquistou sua vaga via ranking mundial e disputará sua primeira edição de Jogos Olímpicos. Além dela, Ygor Coelho competirá em Tóquio 2020, sua segunda participação olímpica.

+ Veja a lista dos brasileiros classificados para a Olimpíada

Favoritas nas duplas femininas

As duplas femininas da Ásia chegam para a Olimpíada de Tóquio com enorme favoritismo. Destaque para o Japão, que tem duas duplas entre as três primeiras do ranking mundial. Yuki Fukushima e Sayaka Hirota lideram o ranking e foram prata no Mundial de 2019, onde perderam para as compatriotas Mayu Matsumoto e Wakana Nagahara, que formam a terceira melhor dupla do mundo.

Entre as duas duplas japonesas, a China que estragar a festa. Isso porque Chen Qingchen e Jia Yifan são a segunda melhor dupla segundo o ranking mundial e querem apagar a má impressão deixada no Mundial de 2019, cuja participação terminou ainda na fase de quartas de final.

Só que a China também terá a dupla formada por Du Yue e Li Yinhui, sexta parceria no ranking mundial e que terminou com o bronze no Mundial de 2019. Mesma colocação da dupla Greysia Polii e Apriyani Rahayu, da Indonésia, que não pode deixar de ser mencionada.

Ainda na Ásia, a Coreia do Sul terá duas duplas muito fortes. Lee So-hee e Shin Seung-chan foram bronze no Mundial de 2014, mas ficaram de fora da Rio-2016. Kim So-yeong e Kong Hee-yong venceram cinco títulos e foram vice outras cinco vezes em torneios do World Tour.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Histórico das duplas femininas nos Jogos Olímpicos

Em sete edições olímpicas, as asiáticas somam 20 medalhas conquistadas, enquanto a Dinamarca tem uma prata e a Rússia um bronze. A China tem cinco ouros, todos em sequência, de Atlanta-1996 a Londres-2012.

A Coreia do Sul tem um ouro, na estreia da modalidade em Barcelona-1992. Já o Japão foi campeão na Rio-2016 e quer o bicampeonato em Tóquio-2020.

As chinesas Ge Fei e Gu Jun são as únicas com duas medalhas de ouro. Ambas formaram a dupla que não deu chances para as adversárias nos Jogos de Atlanta-1996 e Sydney-2000.

Makuhari Messe Hall wrestling jogos olímpicos tóquio
Makuhari Messe Hall, Chiba (Reprodução/olympics.com)

Medalhistas – duplas femininas – Jogos Olímpicos

JogosOuroPrataBronze
Barcelona-1992Coreia do SulChinaCoreia do Sul
China
Atlanta-1996ChinaCoreia do SulChina
Sydney-2000ChinaChinaChina
Atenas-2004ChinaChinaCoreia do Sul
Pequim-2008ChinaCoreia do SulChina
Londres-2012ChinaJapãoRússia
Rio-2016JapãoDinamarcaCoreia do Sul

Quadro de medalhas – duplas femininas – Jogos Olímpicos

PaísOuroPrataBronzeTotal
China53412
Coreia do Sul1236
Japão1102
Dinamarca0101
Rússia0011
viagra