Siga o OTD

Basquete 3×3

Jogos Pan-Americanos – Lima 2019 – Basquete 3×3

Eventos:

Masculino

Feminino

Na edição de Lima 2019, o basquete 3×3 será mais um esporte estreante nos Jogos Pan-Americanos, ao lado de fisiculturismo e surfe, por exemplo. Vale ressaltar que os pontos obtidos serão agregados no ranking da corrida olímpica. A modalidade, também pela primeira vez na história, fará parte dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.

Para a disputa no Peru, serão seis países em cada naipe. No masculino, além dos donos da casa, Estados Unidos, Brasil, Canadá, Porto Rico e Argentina brigarão por medalhas. Já pelo feminino, teremos Peru, Brasil, Venezuela, Estados Unidos, Argentina e Uruguai. Apesar de ser uma vertente do basquete, o 3×3 deve ser definido anteriormente. As datas das fases classificatórias giram em torno dos dias 27 e 28 de julho, enquanto as decisões ocorrem no dia 29.

A classificação de cada nação foi estabelecida através do ranking da FIBA, com a pontuação conquistada até o dia 1 de novembro de 2018. Os cinco melhores colocados até então confirmaram a passagem para os Jogos Pan-Americanos de Lima.

Antes do Pan, os elencos masculino e feminino do Brasil terão pela frente a Copa do Mundo de basquete 3×3. O evento acontecerá em Amsterdã, na Holanda, entre os dias 18 e 23 de junho. Entre os homens, os rivais do grupo são Japão, Letônia, Polônia e mais um adversário a ser definido. As mulheres enfrentam Espanha, Nova Zelândia e Mali ainda pelo qualificatório mundial, sonhando com a vaga na chave principal.

X