Siga o OTD

Thiagus Petrus Gonçalves dos Santos

Thiagus Petrus – seleção brasileira de handebol masculino – Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Ficha TécnicaMedalhas
Nascimento:. Juiz de Fora/MG
Idade: 32 anos (25/01/1989)
Altura: 1,98m
Peso: 98kg
Clube: Barcelona/Espanha
Olimpíada: 1 ( Rio-2016)
Pan: 3 (Guadalajara-2011, Toronto-2015, Lima-2019)

CHAMPIONS LEAGUE
-2020/21
-2019/20
-2018/19

PAN
Toronto-2015
-Guadalajara-2011
-Lima-2019

Capitão da seleção brasileira e principal voz do handebol masculino nacional, Thiagus Petrus é o grande líder da equipe que tentará fazer história nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

+ Tabela, chances do Brasil, favoritos e mais: Saiba TUDO sobre o handebol MASCULINO em Tóquio 2020

Thiagus Petrus Gonçalves dos Santos começou no handebol em 2002, aos 13 anos, depois de ser apresentado ao esporte por um grupo de amigos da escola. Natural de Juiz de Fora, em Minas Gerais, Petrus entrou na equipe do Olympic Club Atlético em 2004 e começou a ganhar destaque em competições. 

Em 2006, incentivado por seu treinador, o jogador fez um teste no Esporte Clube Pinheiros, de São Paulo, e acabou selecionado para a equipe, onde ficou de 2007 a 2011, atuando primeiro na base, depois no profissional. Por lá, foi tricampeão brasileiro, duas vezes campeão paulista e pan-americano de clubes.

Em 2007, Thiagus Petrus também foi convocado para a seleção brasileira juvenil e participou de competições importantes, semrpe se destacando.

O início na seleção e a ida a Europa

Já promovido à categoria adulta, Petrus esteve com a seleção nas conquistas da medalha de ouro dos Jogos Sul-Americanos de 2010, em Medelín, na Colômbia, e da medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em 2011. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK 

Em 2012, o mineiro foi contratado pelo clube espanhol Naturhouse La Rioja, onde teve boas atuações no campeonato espanhol e também na Liga dos Campeões da Europa. 

Após três temporadas, Petrus iniciou, em 2015, uma nova aventura no SC Pick Szeged, da Hungria, onde conquistou o título do campeonato húngaro de 2017/18.

Thiagus Petrus - seleção brasileira de handebol masculino - Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 szeged
Thiagus Petrus com a camisa do Szeged ao fundo (divulgação Szeged)

Líder da defesa, Deus da raça

Nos Jogos Pan-Americanos de Toronto-2015, Thiagus Petrus fez parte da seleção que levou a medalha de ouro na final contra a Argentina. Foi a vingança da equipe que quatro anos antes, em Guadalajara (México), foi derrotada na final e acabou ficando de fora dos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

+ Tabela, chances do Brasil, favoritos e mais: Saiba TUDO sobre o handebol FEMININO em Tóquio 2020

A vitória em Toronto proporcionou a Petrus a chance de disputar em seu país sua primeira Olimpíada. Na Rio-2016, o jogador mostrou toda sua raça e força, além de liderar o forte sistema defensivo do Brasil, que fez com que o país subisse de patamar e jogasse de igual para igual com os europeus. Foi um dos principais responsáveis pelo histórico sétimo lugar no Rio de Janeiro.

Thiagus Petrus (14) e Felipe Borges, da seleção brasileira, tentem bloquear arremesso do francês N'Guressan, pelo Mundial de handebol (Crédito: Soeren Stache / DPA / AFP)
O capitão Thiagus Petrus (14) e Felipe Borges, da seleção brasileira, tentem bloquear arremesso do francês N’Guressan, pelo Mundial de handebol (:Soeren Stache / DPA / AFP)

Mudança para o maior da Europa

Em junho de 2018, o especialista em defesa, mudou de time e se tornou o primeiro brasileiro a jogar na prestigiada equipe principal do Barcelona, da Espanha, onde atua até hoje. O time azul-grená é o maior campeão europeu, com dez títulos da Liga dos Campeões.

Na forte equipe espanhola, já é ídolo e papa-títulos. Até aqui, são dois campeonatos espanhóis, duas Supercopas da Espanha, três Copas da Espanha, duas Copas do Rei e dois campeonatos mundiais de clubes.

Na temporada 2019/20, Thiagus Petrus ajudou o Barça a chegar na grande final da Champions League. Na decisão, entretanto, a equipe catalã acabou caindo para o Kiel, da Alemanha. Apesar disso, Thiagus Petrus concorreu ao prêmio de melhor defensor da competição.

Contente com as atuações do brasileiro, o Barcelona renovou o seu contrato por mais três anos.

Barcelona Brasileiros Thiagus Petrus Handebol Liga Asobal
(Facebook/FCBHandbol)

Em 2021

Agora jogando ao lado de Haniel Langaro, Thiagus Petrus segue brilhando no Barcelona. Na temporada 2020/21, o capitão da seleção levou a Supercopa da Catalunha, Supercopa da Espanha e o campeonato espanhol invicto. Mas, o título mais importante veio em junho.

Na decisão da Champions League, torneio que no final de 2020 escapou por pouco, a equipe foi campeã após massacrar o Aalborg, da Dinamarca, por 36 a 23.

No meio disso tudo, Petrus participou com a seleção masculina no Pré-Olímpico de Montenegro, quando o país conseguiu uma classificação pra lá de suada

Essa foi a primeira atuação do capitão em 2021. Isso porque no início do ano, às vésperas do Mundial do Egito, Thiagus Petrus e o goleiro Ferrugem foram cortados do grupo da seleção masculina por terem contraído Covid-19. Na ocasião, o Brasil terminou em 18º lugar