Siga o OTD

Kumite 61kg feminino

Jogos Pan-Americanos – Lima 2019 – Caratê – Kumite 61kg feminino

Calendário e resultados

Em Lima 2019, os torneios de caratê acontecerão já na reta final dos Jogos Pan-Americanos. De acordo com o calendário do evento, os combates devem ocorrer entre os dias 9 e 11 de agosto, data da cerimônia de encerramento da competição.

Chances do Brasil

Érica Santos terá a missão de defender as cores do Brasil na capital peruana. Na temporada de 2019, a brasileira participou de competições importantes da Premier League, mas não teve longos avanços. Em janeiro, caiu logo no início na etapa de Paris, na França. O mesmo aconteceu em abril, em Rabat, no Marrocos. Atualmente, Érica ocupa a 64ª colocação no ranking mundial da categoria. A expectativa é de que a carateca brigue para alcançar um lugar no pódio em Lima 2019.

Local da competição

Polideportivo Villa El Salvador

Local: Lima

Capacidade: 6.100 torcedores

A estrela dos Jogos

Alexandra Grande assegurou o ouro em Toronto 2015

Apesar da curta história da categoria nos Jogos Pan-Americanos, a peruana Alexandra Grande é a única carateca a faturar duas medalhas na competição no peso até 61kg. Em Guadalajara 2011, representante do Peru bateu na trave e foi derrotada pela dona da casa Bertha Gutierrez, ficando com a prata em terras mexicanas.

Quatro anos mais tarde, a sorte mudou para Alexandra Grande, que foi campeã de maneira invicta. Ao longo da campanha, passou pela primeira fase com duas vitórias e um empate na chave. Já nas semifinais, a adversária da vez foi a chilena Daniela Lepin. Grande dominou a luta, anotou 5-1 no marcador e encaminhou a vaga na decisão. Em combate equilibrado diante de Karina Diaz, da República Dominicana, levou a melhor por 4-3 e conquistou o ouro em Toronto 2015.

Medalhistas

ANO Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze
2011 Bertha Gutierrez
 México
Alexandra Grande
Peru
Daniela Suarez
Venezuela
Marisca Verspaget
  Antilhas Holandesas
2015 Alexandra Grande
Peru
Karina Díaz
 República Dominicana
Daniela Lepín
Chile
Merillela Arreola
 México

Quadro de medalhas

Posição País Ouro Medalha de ouro Prata Medalha de prata Bronze Medalha de bronze Total
1  Peru 1 1 0 2
2  México 1 0 1 2
3  República Dominicana 0 1 0 1
4  Venezuela 0 0 1 1
 Antilhas Holandesas 0 0 1 1
 Chile 0 0 1 1

O esporte

O objetivo do caratê é derrotar o adversário utilizando socos e chutes para marcar pontos. No final do combate, o competidor com o maior número de pontos é declarado o vencedor (ou antes do fim, caso um deles alcance oito pontos de vantagem sobre o oponente). Os atletas são colocados em categorias de acordo com seu peso.

A duração do kumite é de três minutos para o adulto masculino (individual ou equipe) e de dois minutos para o adulto feminino. A duração nas categorias inferiores depende do critério da organização do evento. A pontuação é limitada às seguintes áreas do corpo do adversário: cabeça, rosto, pescoço, peito, abdômen, lado e costas.