Siga o OTD

Yuri Mansur Guerios

Yuri Mansur – hipismo saltos – individual e equipes – Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Ficha TécnicaMedalhas
Nascimento:. São Paulo/SP
Idade: 42 anos (25/05/1979)
Pan: 0
Olimpíada: 0

Yuri Mansur é um cavaleiro brasileiro que representará o hipismo do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 junto com seu cavalo QH Alfons Santo Antonio. Competirá no torneio individual e também por equipes.

Atualmente na 89ª posição do ranking mundial, o cavaleiro terá a companhia em Tóquio dos conjuntos: Marlon Zanotelli/VDL Edgar, Pedro Veniss/Quabri de L’Isle e Rodrigo Pessoa/ Carlitos Way. Contudo, um deles será reserva, já que apenas três titulares podem competir tanto no individual como por equipes.

Importando cavalos

Nascido na capital paulista, Yuri Mansur não vem de uma família cuja história está relacionada a cavalos. Mas desde que teve seu primeiro contato com os animais ainda na infância, se apaixonou. Com 13 anos, convenceu seus pais a comprarem um cavalo cujo preço estava barato, mesmo sem saber nada sobre animais nem onde colocar o animal.

+ Datas, chances de Yuri Mansur, favoritos e mais: Saiba TUDO sobre a prova individual em Tóquio

Em suas primeiras montadas, decidiu que gostaria de se tornar um profissional. Sem dinheiro para poder desenvolver as habilidades, aceitou uma proposta irrecusável: Ir trabalhar em um estábulo na Bélgica. Sem falar inglês, começou a ter mais contato com os animais e evoluiu como cavaleiro.

Mansur então voltou ao Brasil e graças ao cavaleiro que o contratou, começou a importar cavalos da Europa. Com mais dinheiro na conta, começou a competir. Foi duas vezes vice-campeão brasileiro e se classificou para algumas finais de Copa do Mundo.

Em 2009, Yuri foi campeão e vice-campeão do Grande Prêmio Oi Serra e Mar. Um ano depois, conquistou o vice-campeonato por equipe na Copa das Nações, em Linz, e o melhor resultado na Copa do Mundo entre os brasileiros.

Voltou à Europa para viver e competir com mais regularidade.

O homem de amarelo

Yuri Mansur tem uma peculiaridade: só utiliza jaquetas amarelas em suas competições.

“Eu tinha o meu negócio de importação de cavalos e um grupo de pessoas que trabalhava comigo saiu e abriu um negócio próprio. Então os nossos clientes potencialmente seriam os mesmos. Então eu comecei a pensar em uma maneira de me diferenciar. Além disso, eu acho que as jaquetas do Brasil deveriam ser amarelas e não verdes, porque muitos outros países usam essa cor,” explica o cavaleiro em seu site.

Yuri Mansur - Leandro Abrahão - Marlon Zanotelli - hipismo - Yuri Mansur - hipismo saltos - individual e equipes - Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
Yuri Mansur foi campeão em Vilamoura, Portugal (Divulgação)

Em 2021

Desde a volta dos saltos do hipismo após a pandemia, Yuri vem competindo com regularidade e obtendo bons. É presença constante em pódios nos principais torneios europeus.

Em março, junto com Rodrigo Pessoa, Luiz Francisco de Azevedo e Rodrigo Lambre, ajudou o Brasil a conquistar a medalha de bronze na primeira competições por equipes disputada na temporada 2021. No Concurso Internacional de Salto quatro estrelas em Wellington, nos Estados Unidos, os brasileiros ficaram só atrás dos donos da casa, que foram os campeões, e da Irlanda, que terminou com a prata na Copa das Nações.

No início de julho, o técnico Philippe Guerdat, campeão olímpico treinando a equipe da França em 2016, convocou os quatro nomes do hipismo saltos para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 com o de Yuri Mansur e QH Alfons Santo Antonio.

RESULTADOS

DataProvaHorário/ResultadoLigaTemporada
Salto – Qualificação individual x Yuri MansurJogos Olímpicos - Hipismo2020
CSI2* Grand Prix 1,45 m (5h30) x Yuri MansurCSI5*/CSI2* St. Tropez2020
CSI2* 1,40 m (5h45) x Yuri MansurCSI5*/CSI2* St. Tropez2020
CSI2* – Faltas & Tempo – 1.40m x Yuri MansurCSI5*/CSI2* St. Tropez2020
Supercopa – Quartas de final x Yuri MansurEtapa de Praga do Global Champions Tour2018
Obstáculos com 1.55/1.60m x Yuri MansurGlobal Champions Tour - Roma2018
Etapa de Londres do Global Champions Tour x 1,50/1,55 Jump offEtapa de Londres do Global Champions Tour2018
Grand Prix – CSI5* 1,60m com jump-off x Yuri MansurEtapa de Londres do Global Champions Tour2018
Round 2 – CSI5* 1,55m contra o relógio x Yuri MansurEtapa de Londres do Global Champions Tour2018
Round 1 – 1,50/1,55m contra o relógio x Yuri MansurEtapa de Londres do Global Champions Tour2018
1,45m em duas fases x Yuri MansurEtapa de Londres do Global Champions Tour2018
Yuri MansurEtapa de Berlim do Global Champions Tour2018
Grand Prix x Yuri MansurEtapa de Berlim do Global Champions Tour2018
Contra o relógio x Yuri MansurEtapa de Berlim do Global Champions Tour2018
CSI5* - Contra o Relógio x Yuri MansurEtapa de Berlim do Global Champions Tour2018
CSI5* - Preis der Familie Eduard Winter em duas fases x Yuri MansurEtapa de Berlim do Global Champions Tour2018