Siga o OTD

Judô

Judô brasileiro tem equipe convocada para Jogos Olímpicos de Tóquio

CBJ divulga lista de 13 convocados para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio

(IJF)

A Confederação Brasileira de Judô divulgou nesta quarta-feira (16), a lista de atletas que representarão o judô brasileiro na disputa dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Ao todo, o Brasil estará representado por 13 judocas, sendo ausência em apenas uma disputa na competição: peso leve feminino (57kg), categoria da campeã olímpica Rafaela Silva, que está suspensa por doping e ficará de fora de Tóquio.

A lista masculina será formada por: Eric Takabatake (-60kg), Daniel Cargnin (-66kg), Eduardo Barbosa (-73kg), Eduardo Yudi Santos (-81kg), Rafael Macedo (-90kg), Rafael Buzacarini (-100kg) e Rafael Silva “Baby” (+100kg). Já a lista feminina é formada por: Gabriela Chibana (-48kg), Larissa Pimenta (-52kg), Ketleyn Quadros (-63kg), Maria Portela (-70kg), Mayra Aguiar (-78kg) e Maria Suelen (+78kg).

+ COI aprova novo formato para o pentatlo a partir dos Jogos de Paris 2024

Vale relembrar que os critérios de classificação olímpica para o judô levam em consideração o ranking olímpico de cada categoria. No caso de dois atletas bem posicionados, como aconteceu na categoria+78kg feminina e +100kg masculina, foi levado em consideração os resultados recentes do atleta, confronto direto entre os dois concorrentes, além da experiência dos concorrentes.

“Acredito que conseguiremos um bom resultado em Tóquio. Vejo, ao lado de toda nossa comissão técnica, que a equipe vem crescendo, evoluindo bem. Não conseguimos tantas medalhas no Mundial (três bronzes), mas é nítida a evolução da equipe e vejo com otimismo a nossa participação nos Jogos Olímpicos”, avaliou o gestor de alto rendimento da CBJ, Ney Wilson.

judô brasileiro Tóquio 2020
Maria Suelen (+78kg) ganhou a disputa contra Bia Souza e foi confirmada na equipe (IJF)

A equipe conta com sete nomes que disputarão em Tóquio a sua primeira edição de Jogos Olímpicos na carreira. Além disso, o o judô brasileiro conta com cinco atletas entre os cabeças de chave da competição. São eles: Rafael Silva (+100kg), Ketleyn Quadros (63kg), Maria Portela (70kg), Mayra Aguiar (78kg) e Maria Suelen Altheman (+78kg).

A delegação brasileira do judô será dividida em dois grupos, com viagens previstas para os dias 5 e 13 de julho para o Japão. A equipe se instalará inicialmente na cidade de Hamamatsu para a realização da preparação final. Além dos atletas e da comissão técnica, o Brasil viaja com uma delegação formada por 20 jovens judoca que foram a equipe de apoio. O grande nome do grupo é Ketelyn Nascimento, da categoria 57kg, que o Brasil não possui vaga. A atleta disputou o Mundial da categoria na última semana.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

O judô é o esporte individual que mais deu medalhas olímpicas para o Brasil. São 22, sendo 4 ouros, três pratas e 15 bronzes, sendo que o país esteve presente pelo uma vez no pódio olímpico das últimas nove edições dos Jogos Olímpicos.

Mais em Judô