Siga o OTD

Handebol

Brasil estreia com vitória diante das atuais campeãs do mundo na Croácia

Com autoridade, Brasil faz 25 a 19 na Holanda, atual campeã mundial; seleção decidirá o título da na HEP Croatia Cup nessa sexta (16) contra a Croácia

A estreia da seleção brasileira de handebol feminino na HEP Croacia Cup 2021 não poderia ter sido melhor. Diante da Holanda, atual campeã mundial, o Brasil fez um grande jogo ofensivo e defensivo e venceu por 25 a 19.

Jogando pela primeira vez desde 2019, a equipe brasileira cometeu poucos erros e marcou muito bem a forte equipe holandesa, não dando chances ao poderoso contra-ataque das campeãs do mundo. Autora de sete gols em sete arremessos tentados, a ponta Adriana de Castro foi o destaque ofensivo da partida. Pelas inúmeras feitas defesas durante jogo, a experiente goleira Babi Arenhart foi eleita a melhor jogadora em quadra.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

“Esse torneio é importante para vermos onde estamos em relação aos times europeus. Estou orgulhosa das defesas que fiz. Acho que foi uma combinação entre boa marcação e comunicação. Estou muito feliz que fizemos um grande jogo diante de um grande adversário,” comentou Babi após a partida.

A HEP Croacia Cup teve início nessa quarta-feira (14), com o confronto entre Holanda e Croácia. As donas da casa venceram as atuais campeãs mundiais por 24 a 23. Com a vitória brasileira hoje, a Holanda não tem mais chances de conquistar o torneio.

A decisão entre Brasil e Croácia ocorre nessa sexta-feira (16), às 15h (do horário de Brasília). A partida terá transmissão ao vivo do Olimpíada Todo Dia.

O jogo

A partida começou em um ritmo mais lento e a Holanda logo abriu pequena vantagem. A partir dos cinco minutos, a seleção brasileira de handebol feminino entrou de vez na partida e começou a se distanciar no placar..

+Time Brasil fecha patrocínio para os uniformes casuais dos atletas

O Brasil fez um grande primeiro tempo diante das atuais campeãs do mundo. Eficiente no ofensiva e defensivamente, as brasileiras conseguiram neutralizar as holandesas e seu veloz contra-ataque. Os primeiros 30 minutos terminaram com vantagem de 15 a 9, com destaque para as grandes defesas da goleira Babi e do bom aproveitamento no ataque de Adriana Cardoso, artilheira brasileira no primeiro tempo.

Seleção brasileira de handebol feminino fez sua estreia na HEP Croatia Cup nessa quinta-feira (15) contra a Holanda e venceu por 25 a 19
SIGA AO VIVO – Brasil x Holanda – HEP Croatia Cup – seleção brasileira de handebol feminino

Na segunda etapa, a Holanda voltou com mudanças. Estavana Pollman, eleita MVP do Mundial 2019 e que ficou muito tempo afastada por lesão, entrou em quadra e deu boa movimentação a sua equipe ao lado da craque Lois Abbingh.

No início do período, o Brasil voltou mais desatento e permitiu reação holandesa. Uma defesa crucial de Babi impediu que a diferença caísse para três gols.

Após pedido de tempo do técnico Jorge Dueñas, o Brasil voltou a imprimir o mesmo ritmo imposto no primeiro tempo. Babi continuou muito eficiente nas defesas e Adriana seguiu com 100% de aproveitamento de quadra. Bruna de Paula, que entrou na segunda etapa, teve boa participação, assim como Samara e Duda Amorim.

Apesar das falhas defensivas diante da ponta-direita holandesa Angela Malestein, a seleção conseguiu manter os seis gols de diferença, não sendo pressionada mais em nenhum momento a partir da metade do segundo tempo, que acabou empatado em 10 a 10.

Desfalques

O grupo que disputa o torneio na Croácia possui três desfalques de última hora. A armadora direita Deonise Fachinello e a ponta direita Alexandra Nascimento, ambas do Bourg de Péage, da França, não puderam embarcar porque estão de quarentena. Outras duas atletas do time francês testaram positivo para a Covid-19 e todo o elenco está em isolamento. Deonise e Alexandra estão bem e já realizaram o teste, que deu negativo. Mesmo assim, elas devem se manter isoladas.

O terceiro desfalque é a armadora Ana Paula Rodrigues, do Chambray Touraine, também da França. Ela testou positivo para o coronavírus e segue em isolamento. Ana Paula tem sido acompanhada de perto pelos médicos do clube e está bem, praticamente sem sintomas. A novidade no grupo do Brasil fica por conta da pivô Lívia Ventura, que vai se juntar às demais atletas que estiveram na última semana de treinamento em Portugal.

Mais em Handebol