Siga o OTD

Handebol

Goleira aparece no segundo tempo e Brasil fica com o vice na Croácia

Seleção faz outra boa exibição, mas erra no ataque no 2º tempo, perde e termina com o vice na HEP Croatia Cup

seleção brasileira fica com o vice campeonato na HEP Croatia Cup (Twitter/Timebrasil)

Não deu para a seleção brasileira de handebol feminino. As jogadoras do Brasil fizeram uma boa partida na decisão da HEP Croacia Cup 2021, torneio amistoso preparatório para os Jogos Olímpicos de Tóquio, mas acabaram derrotadas por 24 a 21 para a Croácia, anfitriã do torneio.

Ainda assim, o saldo foi positivo. Sem se reunir desde 2019, a equipe brasileira estreou na quinta-feira (15) diante da Holanda, atual campeã mundial, e venceu com autoridade por 25 a 19. Hoje, a seleção fez novamente um bom jogo diante das medalhistas de bronze no último campeonato europeu, brigou até o fim, mas acabou parando na goleira croata Tea Pijevic nos minutos finais do segundo tempo.

Se por um lado a defesa foi novamente bem, o ataque não foi tão eficiente. A equipe cometeu muitos erros de passe e andadas, facilitando a vida das croatas. O primeiro tempo acabou empatado em 12 a 12, mas a Croácia conseguiu abrir vantagem na parte final do segundo período.

O Brasil teve novamente boa participação da ponta Adriana, muito eficiente nos arremessos. Outra que foi bem foi a craque Duda Amorim. Com cinco gols em oito arremessos tentados, Bruna de Paula foi o destaque da seleção no jogo.

“Independentemente do resultado, estamos felizes. Ficamos um ano sem estar juntas. Então podemos tirar muitas coisas boas desse torneio e aproveitá-lo para as Olimpíadas. Sabemos que a Croácia é um time mais forte fisicamente e hoje tivemos mais dificuldades nos últimos 10 minutos do segundo tempo,” comentou Bruna de Paula após a partida.

A HEP Croatia Cup teve início na última quarta-feira (14), com o confronto entre Holanda e Croácia. As donas da casa venceram as atuais campeãs mundiais por 24 a 23. Com a vitória brasileira ontem, a Holanda não tem mais chances de conquistar o torneio.

O jogo

O primeiro tempo foi bastante disputado. Brasil foi bem na marcação, mas cometeu muitos erros no ataque, principalmente de passe, algo que não ocorreu onntem na partida contra as holandesas. Nenhuma equipe abriu vantagem e o período terminou empatado em 12 a 12. Destaques para Duda, Gabi Moreschi e Adriana de Castro, artilheira com três gols.

Na segunda etapa, o jogo seguiu parelho, com o Brasil executando um bom trabalho defensivo em cima do time da Croácia, muito forte no físico. A partir da metade do período, a seleção voltou a errar no ataque, hora cometendo erros bobos e hora parando na goleira croata que ficou no banco nos 30 primeiros minutos. No fim, o Brasil chegou a presisonar, mas um arremesso de Samara por muito pouco saiu e acabou com as chances de vitória.

A seleção brasileira de handebol feminino ficou em 2º lugar a HEP Croatia Cup após perder para a anfitriã Croácia por 24 a 21
seleção brasileira de handebol feminino fica com o vice campeonato na HEP Croatia Cup (Twitter/Timebrasil)

Desfalques

O grupo que disputou o torneio na Croácia possui três desfalques de última hora. A armadora direita Deonise Fachinello e a ponta direita Alexandra Nascimento, ambas do Bourg de Péage, da França, não puderam embarcar porque estão de quarentena. Outras duas atletas do time francês testaram positivo para a Covid-19 e todo o elenco está em isolamento. Deonise e Alexandra estão bem e já realizaram o teste, que deu negativo. Mesmo assim, elas devem se manter isoladas.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

O terceiro desfalque é a armadora Ana Paula Rodrigues, do Chambray Touraine, também da França. Ela testou positivo para o coronavírus e segue em isolamento. Ana Paula tem sido acompanhada de perto pelos médicos do clube e está bem, praticamente sem sintomas. A novidade no grupo do Brasil fica por conta da pivô Lívia Ventura, que vai se juntar às demais atletas que estiveram na última semana de treinamento em Portugal.

Mais em Handebol