Siga o OTD

Tóquio 2020

Com 8,23 m, Samory Uiki alcança índice olímpico no salto em distância

No Torneio Cidade de Bragança Paulista, Samory Uiki atingiu a marca de 8,23 m e, por 1 cm conquistou o índice para os Jogos Olímpicos

samory uiki índice para os jogos olímpicos de tóquio no salto em distância
Wagner do Carmo/CBAt

O gaúcho Samory Uiki Bandeira Fraga (Sogipa) foi o grande destaque da segunda etapa do Torneio Cidade de Bragança Paulista, que termina neste domingo (25/4), no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), em Bragança Paulista (SP). Ele venceu neste sábado (24/4) a prova do salto em distância, com 8,23 m (1.3), superando em 1 cm o índice exigido pela World Athletics para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

Ele comemorou muito a marca e o desempenho em geral na competição. Afinal, saltou três vezes acima dos 8 metros: 8,09 m (2.8) na terceira tentativa, 8,23 m (1.3) na quarta, e 8,06 m (0.5) na quinta. O paranaense Alexsandro Melo (CT Maranhão), qualificado para a Olimpíada no salto triplo, ficou em segundo lugar, com 7,99 m (-0.1).

+Paulo André vence por 0s01 e Vitória Rosa faz melhor marca pessoal de 2021

“Minha melhor marca era de 7,93 m, obtida no Troféu Brasil de 2020. Hoje, saltei três vezes acima dos 8 metros pela primeira vez na vida em uma competição”, lembrou, empolgado. “Já tinha tentado saltar bem no último fim de semana, no torneio da Federação Paulista de Atletismo, aqui em Bragança, mas a chuva atrapalhou a prova.”

Samory Uiki lista dos brasileiros classificados para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
Wagner do Carmo/CBAt

Samory lembrou os bons treinos feitos. “Eu vinha de uma consistência boa em treinos, mas faltava sair a marca numa competição. Eu queria ir ao Sul-Americano e achava que iria saltar bem, mas fui surpreendido com o índice. E fui consistente na prova. Agora é repensar a temporada e focar nos Jogos Olímpicos, focar para estar no auge em Tóquio”, disse o atleta, que terá de adiar os planos de fazer mestrado e doutorado nos Estados Unidos e frequentar uma universidade especializada em esportes com uma bolsa em Sochi, na Rússia.

+RECEBA NOTÍCIAS NO NOSSO CANAL NO TELEGRAM OU PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP

Samory é um nome inspirado num herói africano e Uiki significa mel em urubá, dialeto nigeriano. Os pais, gaúchos, Dalmir e Carla, quiseram resgatar a ancestralidade africana ao dar o nome ao filho. Samory tem 24 anos, é formado em Relações Internacionais pela Universidade de Kent State, em Ohio.

O treinador José Haroldo Loureiro Gomes, o Arataca, também comemorou muito o resultado de seu atleta, que treina na Sogipa, em Porto Alegre. “Viemos aqui pela vaga para o Sul-Americano porque seria decisivo para os pontos no ranking olímpico. Agora, vamos ter tranquilidade e trabalhar especificamente para os Jogos de Tóquio”, disse Arataca, que agradeceu ao seu assistente Fabrício Romero, ao tutor Kiyoshi Takahashi, à equipe interdisciplinar que trabalha com seus atletas e ao “inegável apoio do Almir Junior”, companheiro de treino de Samory, já qualificado para a Olimpíada no salto triplo.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Nos 400 m, Lucas da Silva Carvalho (FECAM-PR) venceu com 46.13. “Gostaria de ter corrido melhor, mas um vento contra na reta atrapalhou um pouco. Queria correr abaixo de 46 segundos. Meu objetivo é ir bem no Sul-Americano e tentar ganhar muitos pontos para o ranking e me colocar nos Jogos”, comentou o bicampeão brasileiro da prova, que retornou ao Brasil na terça-feira (20/4), depois de participar do Camping Internacional de Chula Vista, nos Estados Unidos. Alexander Russo (Orcampi) ficou em segundo lugar, com 46.88, seguido de Max Paulo Oliveira dos Santos (MEM), com 47.21.

Nas barreiras dois ótimos resultados. Eduardo de Deus (CT Maranhão), qualificado para a Olimpíada, venceu os 110 m, com 13.41 (1.1), enquanto Ketiley Batista (ASPMP) ganhou os 100 m, com 13.00 (1.2), recorde pessoal. Os dois lideram o Ranking Brasileiro de 2021 e asseguraram lugar na seleção brasileira que irá à Argentina.

Mais em Tóquio 2020