Siga o OTD

Eduardo Rodrigues dos Santos de Deus Júnior

Ficha TécnicaMedalhas
Nascimento: Campinas/SP
Idade: 25 anos (08/08/1995)
Altura: 1,75m
Peso: 66kg
Clube: CT Maranhão (São Luis)
Olimpíada: 0
Pan: 1 (Lima-2019)
PAN
– Lima-2019 (110m com barreiras)

Eduardo Rodrigues dos Santos de Deus Júnior, mais conhecido como Eduardo de Deus, é um especialista do atletismo brasileiro nos 110 metros com barreiras masculino. Ao lado de Gabriel Constantino, representará o Brasil na prova dos 110m com barreiras nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

+ Confira as chances de Eduardo e TUDO sobre a prova dos 110m com barreiras masculino em Tóquio

Nascido em Campinas no dia 8 de outubro de 1995, Eduardo iniciou ao esporte aos 14 anos na Escola Municipal Humberto de Sousa Mello, em Campinas, graças a sua professora. O atleta não sabia o que era atletismo, mas foi levado pela maestrina para fazer os testes. Eduardo obteve destaque, vencendo as corridas de 50 m e de 600 m e o salto parado. Na sequência, foi chamado para treinar pelo IVCL Orcampi, clube que defende até hoje, para integrar a equipe de atletismo. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Morando distante das pistas da UNICAMP, local de treinos da equipe de atletismo da Orcampi à época, o saltador de barreiras não morria de amores pelo esporte e pensou diversas vezes em desistir. A insistência de sua professora e uma futura mudança de locais de treinos ajudaram o atleta a permanecer no esporte. 

Sob a orientação do técnico Alex Lopes, acabou se especializando nas provas dos 110 metros e dos 400 metros com barreiras. Em 2012, ainda como integrante da categoria sub-18. Eduardo já passou a figurar no ranking nacional da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Bom resultado em 2019

2019 foi o ano mais marcante para Eduardo de Deus. No Meeting de La Chaux, na Suíça, o atleta foi ouro nos 110 metros com barreira com o tempo de 13.30 segundos, superando assim o índice de 13s32 exigido pela IAAF para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Essa foi a melhor marca de sua carreira até aqui.

Meses mais tarde, conquistou sua medalha mais importante até hoje: a de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Lima, com o tempo de 13.48 segundos.

Conheça mais sobre Eduardo de Deus, atleta do atletismo que disputará os 110m com barreiras masculino nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
Gabriel Constantino disputará os 110m com barreiras masculino nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 (Wagner Carmo/CBAt)

Em 2021

No final de maio, Eduardo de Deus competiu no Campeonato Sul-Americano Adulto de Atletismo, realizado em Guyaquil, no Equador. O barreirista vinha bem e brigaria por medalhas, mas acabou batendo na última barreira, não completando a prova.

Pouco tempo depois, no Troféu Brasil desse ano, disputado em junho em São Paulo, Eduardo de Deus terminou a prova dos 110m com barreiras na segunda colocação com um tempo de 13s58, oito décimos a mais que Rafael Pereira, campeão da prova.