Siga o OTD

Pequim 2022

Veja como ficou o quadro final de medalhas dos Jogos de Inverno

Confira o quadro de medalhas atualizado dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim-2024, que terá 109 eventos valendo um lugar no pódio

Quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim-2022
Olympics.com

Quadro de medalhas – Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim-2022

PPaís🥇🥈🥉🥇🥈🥉
1NORUEGA 🇳🇴1681337
2ALEMANHA 🇩🇪1210527
3CHINA 🇨🇳94215
4ESTADOS UNIDOS 🇺🇸810624
5SUÉCIA 🇸🇪85518
6HOLANDA 🇳🇱85417
7ÁUSTRIA 🇦🇹77418
8SUÍÇA 🇨🇭72514
9COMITÊ RUSSO 🇷🇺6121432
10FRANÇA 🇫🇷57214
11CANADÁ 🇨🇦481426
12JAPÃO 🇯🇵36918
13ITÁLIA 🇮🇹27817
14COREIA DO SUL 🇰🇷2529
15ESLOVÊNIA 🇸🇮2327
16FINLÂNDIA 🇫🇮2248
17NOVA ZELÂNDIA 🇳🇿2103
18AUSTRÁLIA 🇦🇺1214
19GRÃ-BRETANHA 🇬🇧1102
20HUNGRIA 🇭🇺1023
21BÉLGICA 🇧🇪1012
21ESLOVÁQUIA 🇸🇰1012
21REPÚBLICA TCHECA 🇨🇿1012
24BIELORRÚSSIA 🇧🇾0202
25ESPANHA 🇪🇸0101
25UCRÂNIA 🇺🇦0101
27ESTÔNIA 🇪🇪0011
27LETÔNIA 🇱🇻0011
27POLÔNIA 🇵🇱0011

MEDALHAS DE DOMINGO, 20 DE FEVEREIRO

MEDALHAS DE SÁBADO, 19 DE FEVEREIRO

Curling feminino
🥉 Suécia 🇸🇪

Hóquei no gelo masculino
🥉 Eslováquia 🇸🇰

Com um dia de antecedência, já se sabe que a Noruega terminará os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim-2022 na liderança do quadro de medalhas. Faltando cinco disputas para fim do evento, das quais duas são finais de esportes coletivos entre Japão e Grã-Bretanha no curling feminino e Finlândia e Rússia no hóquei no gelo masculino, o máximo de ouros que a Alemanha pode conquistar no último dia é três, mas o país está quatro atrás do líder.

E olha que a Noruega foi econômica em termos de pódios neste sábado. A única medalha foi um bronze de Simen Krueger nos 50 km do esqui cross country, enquanto a Alemanha conseguiu uma dobradinha nas duplas do bobsled, mas que não foi suficiente para manter o país na briga pela liderança do quadro de medalhas.

O que está quente é a briga pelo terceiro lugar no quadro de medalhas. Com o ouro nos pares da patinação artística, China ultrapassou os Estados Unidos, que ganhou uma prata e dois bronzes neste sábado, mas não subiu no lugar mais alto do pódio.

Os americanos se mantém na quarta colocação pelo número de pratas, já que foram alcançados no número de ouros por Suécia, campeã do curling masculino, e Holanda, que conquistou a prova de largada em massa da patinação de velocidade.

MEDALHAS DE SEXTA, 18 DE FEVEREIRO

A Alemanha não ganhou nenhuma medalha nesta sexta-feira nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim-2022, o que fez a Noruega diparar ainda mais no quadro de medalhas. Os noruegueses faturaram um ouro, duas pratas e dois bronzes e, no geral, subiram cinco vezes a mais no lugar mais alto do pódio do que os alemães. O destaque do dia foi Johannes Boe, que chegou a quatro medalhas de ouro nesta edição de Jogos Olímpicos de Inverno ao vencer o biatlo 15km com largada em massa masculino.

Quem subiu no quadro de medalhas foi a China com a vitória de Gu Ailing no halfpipe feminino do esqui freestyle. Com o resultado, os donos da casa têm os mesmos oito ouros dos Estados Unidos, que estão em terceiro no quadro de medalhas, superando os chineses no número de pratas (8 a 4).

A briga pelo terceiro lugar no quadro de medalhas, aliás, promete esquentar os dois últimos dias dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim-2022. Se Estados Unidos e China têm oito ouros, Holanda, Suécia e Suíça vêm logo a seguir com sete.

Os suíços levaram ouro no esqui freestyle cross masculino com Ryan Regez em primeiro lugar e Alex Fiva em segundo, já a Holanda venceu pela terceira edição seguida dos Jogos Olímpicos de Inverno a prova dos 1000 m masculino da patinação velocidade. Desta vez, Thomas Krol subiu ao lugar mais alto do pódio.

Para completar o quadro de medalhas desta sexta-feira, Justine Bouchet aprontou um grande zebra nos 12,5 km com largada em massa feminino do biatlo ao superar as favoritas norueguesas para conquistar a medalha de ouro. No curling, o Canadá bateu os Estados Unidos e conquistou a medalha de bronze do torneio masculino.

MEDALHAS DE QUINTA, 17 DE FEVEREIRO

Combinado nórdico – Gundersen pista longa por equipes/ 4×5 km Cross Country

🥇 Noruega 🇳🇴
🥈 Alemanha 🇩🇪
🥉 Japão 🇯🇵

As medalhas mais esperadas desta quinta-feira saíram no hóquei no gelo feminino e na patinação artística. No primeiro, o Canadá confirmou o favoritismo ao vencer os Estados Unidos num jogaço decisivo. Já no segundo, a favorita Kamila Valieva sentiu a pressão cometeu erros e ficou fora do pódio. Apesar disso, a Rússia conseguiu a dobradinha, garantindo ouro e prata.

Mas o principal destaque desta quinta-feira acabou sendo a japonesa Miho Takagi, que bateu o recorde olímpico para vencer os 1000 m feminino da patinação de velocidade. Já a Suíça brilhou no esqui alpino com dobradinha no combinado feminino, enquanto a Suécia levou a melhor com a vitória de Sandra Naeslund no cross feminino do esqui freestyle.

Na briga pela liderança do quadro de medalhas, a Noruega abriu quatro ouros de vantagem sobre a Alemanha ao vencer a prova por equipes do combinado nórdico.

MEDALHAS DE QUARTA, 16 DE FEVEREIRO

Esqui Cross Country – Sprint Clássico por equipes feminino

🥇 Alemanha 🇩🇪
🥈 Suécia 🇸🇪
🥉 Comitê Russo 🇷🇺

Esqui Cross Country – Sprint Clássico por equipes masculino

🥇 Noruega 🇳🇴
🥈 Finlândia 🇫🇮
🥉 Comitê Russo 🇷🇺

Hóquei no gelo feminino
🥉 Finlândia 🇫🇮

Patinação de pista curta – 5000 m masculino

🥇 Canadá 🇨🇦
🥈 Coreia do Sul 🇰🇷
🥉 Itália 🇮🇹

Nesta quarta-feira, oito provas valeram medalha de ouro e cada uma delas teve um país diferente como vencedor. Estados Unidos, França, Suécia, Alemanha, Noruega, China, Canadá e Coreia do Sul subiram no lugar mais alto do pódio.  Na briga pela liderança do quadro geral de medalhas, a Noruega segue na frente com 13 ouros contra 10 da Alemanha e oito dos Estados Unidos.

MEDALHAS DE TERÇA, 15 DE FEVEREIRO

Snowboard Big Air masculino

🥇 Su Yiming 🇨🇳
🥈 Mons Roisland 🇳🇴
🥉 Max Parrot 🇨🇦

Patinação de velocidade – Perseguição por equipes feminino

🥇 Canadá 🇨🇦
🥈 Japão 🇯🇵
🥉 Holanda 🇳🇱

Patinação de velocidade – Perseguição por equipes masculino

🥇 Noruega 🇳🇴
🥈 Comitê Russo 🇷🇺
🥉 Estados Unidos 🇺🇸

Combinado nórdico – Gundersen Pista longa/10 km cross-country

🥇 Joergen Graabak 🇳🇴
🥈 Jens Oftebro 🇳🇴
🥉 Akito Watabe 🇯🇵

Favorita a terminar na frente no quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim-2022, a Noruega finalmente abriu vantagem na liderança. O país faturou nesta terça-feira três ouros e duas pratas, disparando na primeira colocação.

As vitórias vieram no revezamento 4×7,5 km do biatlo, na perseguição masculina por equipes da patinação velocidade e no combinado nórdico, prova com direito a dobradinha com ouro para Joergen Graabak e prata para Jens Oftebro. Os noruegueses ficaram em segundo lugar com Mons Roisland no snowboard big air masculino.

No momento, a Noruega abriu tres medalhas de ouro de vantagem em relação à segunda colocada Alemanha, que nesta terça-feira teve um pódio triplo nas duplas do bobsled.

Na briga pelas primeiras colocações do quadro de medalhas, a Áustria ultrapassou a Holanda e assumiu a quarta colocação com o ouro de Anna Gasser no snowboard big air feminino.

Quem subiu bem no quadro de medalhas nesta terça-feira foi a Suíça, que ganhou dois ouros com Mathilde Gremaud no slopstyle feminino do esqui freestyle e com Corinne Suter no downhill feminino do esqui alpino.

Para completar, a China faturou ouro no snowboard big air masculino com Su Yiming e subiu para a sexta posição.

MEDALHAS DE SEGUNDA, 14 DE FEVEREIRO

A segunda-feira foi econômica em relação a provas valendo medalhas nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim-2022. Apenas quatro eventos tiveram pódios e os grandes vencedores do dia foram os Estados Unidos, que ganharam um terço das medalhas em disputa, com um ouro, uma prata e dois bronzes.

Para começar, os Estados Unidos quebraram a hegemonia da Alemanha nas provas de trenó ao conseguir fazer a dobradinha no monobob feminino com ouro para Kailile Humphries e prata para Elana Taylor. A canadense Christine de Bruin ficou com o bronze, enquanto a alemã Laura Nolte terminou na quarta colocação.

Além disso, os americanos ficaram com bronze com Madison Hubbel e Zachary Donohue na dança no gelo, prova que foi vencida pelos franceses Gabriela Papadakis e Guillaume Cizeron, e com Megan Nick no aerials feminino do esqui freestyle, prova vencida pela chinesa Xu Mengtao.

Com as conquistas desta segunda-feira, os Estados Unidos chegaram a sete ouros e colaram na Noruega e na Alemanha na briga pela liderança do quadro de medalhas. Os dois primeiros colocados não tiveram um bom dia nos Jogos. Os norugueses, campeões masculinos por equipes dos saltos de esqui em 2018, ficaram fora do pódio em Pequim. A prova foi vencida pela Áustria com a Eslovênia em segundo lugar e a Alemanha em terceiro. Este bronze foi o único pódio conquistado pelos alemães nesta segunda.

MEDALHAS DE DOMINGO, 13 DE FEVEREIRO

Patinação de velocidade – 500 m feminino

🥇 Erin Jackson 🇺🇸
🥈 Miho Takagi 🇯🇵
🥉
Angelina Golikova 🇷🇺

MEDALHAS DE SÁBADO, 12 DE FEVEREIRO

A medalha de ouro no skeleton foi conquistada por Hanna Neise , da Alemanha, país que tem dominado completamente os esportes de trenó. Foram quatro ouros em quatro provas no luge e o segundo ouro em duas provas no skeleton. Essas seis medalhas de ouro são fundamentais para fazer da Alemanha a líder do quadro de medalhas. O país tem oito ouros, mesmo número da Noruega, mas têm cinco pratas contra três dos noruegueses. 

Neste sábado, a Noruega, favorita a terminar os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim-2022 na liderança do quadro de medalhas, ganhou dois ouros com Johannes Boe no sprint de 10 km do biatlo e com Marius Lindvik na pista longa dos saltos de esqui.

Outro destaque do dia foi o pódio totalmente asiático nos 500 m masculino da patinação de velocidade, prova que foi vencida pelo chinês Gao Tingyu. Nas disputas por equipes, deu Estados Unidos no snowboard cross e o Comitê Russo no revezamento 4×5 km do esqui cross-country.

MEDALHAS DE SEXTA, 11 DE FEVEREIIRO

A exemplo do que aconteceu no dia anterior, a Noruega chegou a liderar o quadro de medalhas, mas perdeu a ponta para a Alemanha no final do dia. Os noruegueses conquistaram o sexto ouro nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim-2022 com Marte Roeiseland nos 7,5 km feminino do biatlo. Mas os alemães subiram pela sétima vez no lugar mais alto do pódio com Cristopher Gotheer no skeleton masculino, prova em que o país ganhou prata também com Axel Jungk.

+Assista ao vivo
+Quadro de medalhas
+Guia dos Jogos
+Agenda de competições
+Todas as notícias

+Resumo do dia

A Holanda subiu para a terceira colocação do quadro de medalhas com o ouro de Suzanne Schulting nos 1000 m feminino da patinação de pista curta. Com o mesmo número de primeiras colocações, mas com duas pratas a menos que os holandeses, a Suécia é quarta colocada. Nesta sexta, o país levou ouro com direito a recorde mundial com Nils Van Der Poel nos 10.000 m da patinação de velocidade.

MEDALHAS DE QUINTA, 1O DE FEVEREIRO

Os Estados Unidos disparam no quadro de medalhas e entraram na briga pela liderança dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim com os três ouros conquistados nesta quinta-feira. Chloe Kim, no snowboard halfpipe, Nathan Chen na patinação artística masculina e a equipe mista no aerials foram os responsáveis por colocar os americanos no lugar mais alto do pódio.

Com quatro ouros, cinco pratas e um bronze, os Estados Unidos assumiram a quarta colocação no quadro geral de medalhas, atrás de Alemanha, Noruegua e Áustria, que ganhou dois ouros nesta quinta-feira com Johannes Strolz no combinado masculino do esqui alpino e Alessandro Hammerle nos snowboard cross masculino e uma prata no revezamento por equipes do luge.

A Áustria tem o mesmo número de ouros e de pratas que os Estados Unidos, mas supera os americanos nos bronzes. Coladinho nos dois países está a Holanda, que ganhou ouro com Irene Schulting nos 5000 m feminino da patinação de velocidade, que é a quinta colocada.

Na disputa pela liderança, a Noruega chegou a assumir a ponta com o ouro de Therese Jouag nos 10 km clássico do esqui cross country, mas durou pouco. A Alemanha venceu o revezamento do luge, chegou ao quarto ouro em quatro provas na modalidade, e chegou a seis vitórias no total.

MEDALHAS DE QUARTA, 9 DE FEVEREIRO

A primeira medalha de ouro do dia, conquistada por Birk Ruud no esqui freestyle big air, deu à Noruega a liderança do quadro de medalhas, mas durou pouco. A Alemanha tomou o primeiro lugar ao vencer o combinado nórdico com Vinzenz Geiger e as duplas do luge com direito a dobradinha nos dois primeiros lugares com Tobias Wendl/Tobias Artl e Toni Eggert/Sascha Benecken.

A quarta-feira marcou também as primeiras medalhas de ouro de Eslováquia, Estados Unidos e Coreia do Sul, repectivamente, com Petra Vlhova no slalom feminino do esqui alpino, Lindsey Jacobellis no snowboard cross country e Daeheon Hwang nos 1500 m da patinação de pista curta.

MEDALHAS DE TERÇA, 8 DE FEVEREIRO

Por algumas horas, a China foi líder do quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim-2022. Com o ouro histórico de Gu Ailing no big air do esqui freestyle, o país assumiu a ponta, mas duas dobradinhas, uma da Suécia e outra da Holanda o fizeram cair para a terceira colocação.

A primeira das dobradinhas veio nos 1500 m mascuino da patinação de velocidade com ouro para Kjeld Nuis e prata para Thomas Krol, ambos da Holanda, que por alguns instantes também ficou na liderança do quadro de medalhas. Mas, a Suécia retomou a primeira colocação com a vitória de Jonna Sundling e o segundo lugar de Maja Dahlqvist no sprint estilo livre do esqui cross country, que levaram o país a quatro ouros, uma prata e um bronze no total.

A Alemanha empatou com a China em terceiro lugar no quadro de medalhas com ouro e prata no luge feminino Natalie Geisenberger em primeiro e Anna Berreiter em segundo. Já a Noruega, depois de dois dias sem subir no lugar mais alto do pódio, ficou com o título no sprint estilo livre masculino do esqui cross country com Johannes Klaebo e assumiu a quarta colocação no quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim-2022.

A terça-feira foi marcada pelos primeiros ouros de França e República Tcheca nesta edição dos Jogos Olímpcos de Inverno. Os franceses comemoraram com Quentin Maillet nos 20 km masculino do biatlo, enquanto os tchecos fizeram a festa com o título de Ester Ledecka nos slalom gigante paralevo feminino do snowboard.

Mas quem teve motivos de sobra para comemorar foi a Áustria, que viveu um dia muito especial nesta terça-feira. Os austríacos somaram dois ouros e uma prata, que fizeram o país subir do 16.º para o sétimo lugar no quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim-2022. Os ouros vieram com Benjamin Karl e Mathias Mayer, respectivamente, no slalom gigante paralelo masculino do snowboard e no Super G masculino do esqui alpino.

Assim como os austríacos, os italianos estão eufóricos com a conquista invicta no torneio de duplas mistas do curling. Na final, a Itália derrotou a Noruega e garantiu a medalha de ouro com 11 vitórias em 11 jogos disputados. De quebra, o país ainda levou prata com Federico Pellegrini no sprint estilo livre masculino do esqui cross-country.

MEDALHAS DE SEGUNDA, 7 DE FEVEREIRO

Líder do quadro de medalhas nos dois primeiros dias dos Jogos Olímpcos de Inverno de Pequim-2022, a Noruega despencou para a sexta colocação ao ganhar apenas um bronze com Marte Roeiseland nos 15 km feminino do biatlo. A primeira posição agora é da Suécia, que venceu a prova do slalom gigante do esqui alpino com Sara Hector.

O Comitê Russo, que confirmou o favoritismo ao vencer a prova por equipes da patinação artística, assumiu a segunda colocação, a frente da Holanda, que teve dobradinha com ouro e bronze nos 1500 m da patinação de velocidade e mais uma prata nos 500 m da patinação em pista curta. Campeã dos 15 km do biatlo feminino com Denise Herrmann, a Alemanha é a quarta colocada.

Já a China subiu para a quinta colocação com dobradinha nos 1000 m masculino da patinação em pista curta e prata no snowboard slopstyle masculino.

O Canadá subiu para a sétima colocação do quadro geral de medalhas com a dobradinha do snowboard slopstyle, conquistando ouro e bronze. Quem estreou em pódios nesta segunda-feira foi a Suíça, que ganhou ouro no downhill masculino do esqui alpino e bronze no slalom gigante.

MEDALHAS DO DOMINGO, 6 DE FEVEREIRO

A primeira medalha do domingo na China aconteceu no fim da noite de sábado no Brasil com a conquista do ouro de Zoi Sadowski Synott, da Nova Zelândia, no Snowboard Slopstyle feminino.
Na sequência, o sueco Nils van der Poel fez história ao vencer os 5000 m masculino da patinação de velocidade com direito a recorde olímpico.

Em duas provas com participação de brasileiros, deu dobradinha da Rússia no esquiatlo masculino e a australiana Jakara Anthony faturou o moguls feminino.

Nos saltos de esqui masculino, o Japão voltou a conquistar a medalha de ouro depois de 50 anos com Kobayashi Ryoyu. Para completar, a Alemanha faturou o luge masculino com Johannes Ludwig.

Apesar de ter ganho apenas um bronze nos 5000 m da patinação, a Noruega segue na liderança do quadro de medalhas com o terceiro lugar deste domingo e os dois ouros conquistados no sábado, seguida de perto pela Suécia, que tem dois ouros.

MEDALHAS DO SÁBADO, 5 DE FEVEREIRO

Depois das primeiras cinco disputas valendo pódio nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim-2022, a Noruega assumiu a liderança no quadro de medalhas com os ouros conquistados no esquiatlo feminino, prova vencida por Therese Johaug, e também no revezamento misto do biatlo.

A Eslovênia assumiu a segunda colocação do quadro de medalhas com a dobradinha conseguida pelo país na prova de pista normal feminina dos saltos de esqui. Ursa Bogataj ficou com a medalha de ouro e Nika Kriznar foi bronze. O segundo lugar foi da alemã Katharina Althaus.

Na terceira colocação, estão empatados Holanda, Suécia e China com as medalhas de ouro conquistadas, respectivamente, nos 3000 m feminino da patinação de velocidade, no moguls masculino e no revezamento misto da patinação de pista curta.

Ao todo, serão disputados nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim-2022, 109 eventos valendo medalhas, sete a mas do que a edição de PyeongChang-2019. Ao todo, são 15 modalidades em sete esportes diferentes. As novidades no programa olímpico para os Jogos da China serão disputados no bobsled, na patinação de velocidade em pista curta, no esqui estilo livre, no salto de esqui e no snowboard.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

As medalhas que serão distribuídas nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim-2022 se baseiam em pingentes chineses antigos, com desenhos tradicionais e fazem referência às insígnias incrustadas de jade dos Jogos Olímpicos de Verão de 2008. Essa alusão apresenta Pequim como a primeira “cidade dupla olímpica” a sediar os jogos de verão e inverno.

O desenho – Na parte da frente das medalhas estão os anéis olímpicos, com aros que trazem desenhos chineses tradicionais e as palavras ‘XXIV Jogos Olímpicos de Inverno em Pequim 2022’ estão gravadas ao redor. No verso, o emblema dos Jogos de Pequim 2022, o nome completo da edição em chinês e a prova da medalha. 

[show-logos orderby=’none’ category=’pequim-2022′ activeurl=’same’ style=’none’ interface=’grid6′ tooltip=’false’ description=’true’ limit=’0′ padding=’0′ filter=’false’ class=’grid-guia’ ]

Mais em Pequim 2022