Siga o OTD

Pequim 2022

Norueguês conquista primeiro ouro da história do big air

Aos 21 anos, Birk Ruud salta com a bandeira da noruega em mãos e leva o ouro na estreia da modalidade no programa olímpico

Birk Ruud - Pequim 2022
Geir Owe Fredheim

O Big Air Shougang foi palco da conquista da primeira medalha de ouro da história do big air do esqui estilo livre masculino nos Jogos de Inverno, evento que faz sua estreia no programa olímpico em Pequim-2022. E o responsável por isso, nesta quarta-feira (9), foi o norueguês Birk Ruud.

Ele havia vencido o evento-teste em 2019 e foi campeão do big air estilo livre nos X Games em 2019 e 2022. Além disso, era campeão olímpico de inverno da Juventude de 2016. Colby Stevenson, dos EUA, ficou com a prata e Henrik Harlaut, com o bronze.

+Assista ao vivo
+Quadro de medalhas
+Guia dos Jogos de Pequim-2022
+Agenda de competições
+Todas as notícias

+Resumo do dia

A disputa foi de altíssimo nível desde o primeiro momento. Para se ter uma ideia, Birk Ruud, último a saltar na primeira bateria, girou 1980º em seu salto e garantiu o primeiro lugar parcial. Na terceira e última bateria, muitos foram para o tudo ou nada.

Colby Stevenson foi o primeiro desta série de saltos a superar os 90 pontos, que o colocou lá em cima entre os primeiros. Na sequência, Jesper Tjader (SWE) também chegou em pontuação semelhante, só que diferente de Stevenson, era insuficiente para o pódio.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Birk Ruud, com dois saltos, já tinha o topo do pódio. Mas mesmo assim, ele resolveu saltar uma última vez. E com a bandeira da Noruega em mãos, ele voou para a glória olímpica em Pequim-2022 aos 21 anos de idade.

“Agarrei a oportunidade, estava focado, aproveitei o momento. Eu vivo para o esqui e para me divertir. Estava feliz por ter essa oportunidade. Precisamos de energia positiva e espalhar essa energia positiva para o mundo todo”, celebrou.

[show-logos orderby=’none’ category=’pequim-2022′ activeurl=’same’ style=’none’ interface=’grid6′ tooltip=’false’ description=’true’ limit=’0′ padding=’0′ filter=’false’ class=’grid-guia’ ]

Mais em Pequim 2022