Siga o OTD

Pequim 2022

Finlândia vence Rússia de virada e é ouro no hóquei masculino

Depois de duas pratas e sete bronzes, Finlândia ganha sua primeira medalha de ouro no hóquei no gelo na história ao vencer a Rússia, de virada, na final

Finlândia vence Rússia de virada e fatura ouro inédito no hóquei no gelo
GETTY IMAGES

A Finlândia é ouro no hóquei no gelo masculino! De virada, os finlandeses derrotaram a Rússia por 2 a 1 e conquistaram, de forma invicta, a medalha de ouro da modalidade nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim-2022. O bronze ficou com a Eslováquia, que bateu a Suécia na véspera por 4 a 0.

+Assista ao vivo
+Quadro de medalhas
+Guia dos Jogos Olímpicos de Pequim-2022
+Agenda dos Jogos Olímpicos de Pequim-2022
+Todas as notícias sobre Pequim-2022

+Resumo do dia nos Jogos Olímpicos de Pequim-2022

Na história, a Finlândia já tinha nove medalhas no hóquei no gelo masculino: duas pratas e sete bronzes. Mas faltava o ouro, que veio em grande estilo diante da Rússia, que tinha sido campeã em PyeongChang-2018.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“O hóquei é coisa séria na Finlândia. Nós chegamos perto algumas vezes e é bacana finalmente conquistar a primeira (medalha de ouro). Acho que jogamos um grande torneio e esta é a recompensa”, disse Valtteri Filppula. “Encontramos um jeito de vencer. Foi tudo um trabalho de equipe e é recompensador”, completou Miro Aaltonen.

A Rússia, com seis campeões em PyeongChang-2018, era considerada favorita ao ouro antes mesmo da competição começar, já que Estados Unidos e Canadá não puderam contar nos Jogos com os craques da NHL. Mas a Finlândia surpreendeu e conquistou o título de forma invicta depois de vencer os três jogos da fase de grupos, passar pela Suíça nas quartas de final, pela Eslováquia na semi e pelos russos na decisão.

A final foi um jogo que exigiu muita paciência e com grandes linhas defensivas, não foram muitas as jogadas criativas. Apesar da superioridade finlandesa no primeiro período, foi a Rússia que terminou na frente, com Grigorenko abrindo o placar no primeiro período, aos 7min17s, em disparo certeiro em que o goleiro finlandês teve o campo de visão atrapalhado.

O segundo período foi mais equilibrado, mas foram os finlandeses que empataram o marcador: aos 23min27s. O defensor Ville Pokka marcou em um arremate em que – desta vez – o goleiro do ROC teve seu ângulo de visão prejudicado por um colega do próprio time.

No último terço do jogo a Finlândia quis resolver logo de imediato. Aos 29 segundos, em jogada semelhante ao empate, virou o jogo com Hannes Bjorninen. O atacante arriscou de longe, o disco desviou e saiu do alcance do goleiro russo.

Era a primeira vez que a Rússia levava dois gols num jogo na competição e a equipe não conseguiu reagir diante da Finlândia, que, em vantagem, passou a jogar com boas trocas de passe e com calma contra um adversário que não conseguiu neutralizar suas ações. Assim, o placar se manteve e os finlandeses puderam comemorar a primeira medalha de ouro do país no hóquei no gelo masculino nos Jogos Olímpicos de Inverno.

Mais em Pequim 2022