Siga o OTD

Pequim 2022

Comitê Russo é campeão do 4×5 km do esqui cross country

Russas Yulia Stupak, Natalia Nepryaeva, Tatiana Sorina e Veronika Stepanova conquistaram o título do revezamento 4×5 km do esqui cross country

Revezamento 4 x 5 km feminino jogos olímpicos de inverno de pequim-2022
2022 Getty Images

O Comitê Olímpico Russo faturou na madrugada deste sábado o revezamento 4×5 km do esqui cross-country. Yulia Stupak, Natalia Nepryaeva, Tatiana Sorina e Veronika Stepanova foram as russas que conquistaram o título, deixando a Alemanha em segundo lugar e a Suécia em terceiro. A Noruega, campeã em 2018, ficou na quinta colocação.

+ Assista ao vivo aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim-2022

A equipe do Comitê Olímpico Russo assumiu a liderança logo no começo da prova e abriu mais de 10 segundos de vantagem. Logo as posições a seguir foram sendo definidas também. Apesar de estar representado por outro quarteto diferente daquele que foi campeão olímpico há quatro anos, a Noruega estava na briga no começo, mas, na primeira troca de bastão, já havia caído para o oitavo lugar.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

No pelotão da frente, Katharina Hennig foi a responsável pela recuperação da Alemanha, que chehou a incomodar a liderança da russa Natalia Nepryaeva. A Noruega também reagiu com a bicampeã olímpica Therese Johaug e assumiu a terceira colocação, mas estava a 20 segundos das duas primeiras colocadas.

Katharina Hennig chegou a ultrapassar Natalia Nepryaeva e abriu uma vantagem de quatro segundos até a segunda passagem de bastão. As russas só recuperaram a primeira colocação com Tatiana Sorina, ultrapassando Victoria Carl.

No pelotão de trás, a Noruega perdeu a terceira posição para a Suécia e, logo depois, o quarto lugar para a Finlândia. Na briga pela ponta, Victoria Carl, especialista no sprint, recuperou-se no fim do seu trecho e voltou a dar a liderança para as alemãs. Helene Marie Fossesholm, também no final do seu percurso, deu de volta o terceiro lugar para a equipe noruegesa.

Na última perna os resultados já foram se definindo. Faltava pouco para o fim. Veronika Stepanova, última a entrar, reduziu a diferença para a primeira colocada, Sofie Krehl, da Alemanha, assumindo a liderança no 18º quilômetro da prova. Enquanto isso, Suécia e Finlândia se alternavam na busca pelo bronze.

Na reta final, Stepanova soube conduzir a liderança e garantir a medalha de ouro ao Comitê Russo. Do quarteto campeão olímpico, foi a segunda medalha de Natalia Nepryaeva, que havia sido prata no esquiatlo, e a terceira de Yulia Stupak, bronze nesta mesma prova e no sprint clássico nos Jogos de 2018. A Alemanha ficou com a prata e a Suécia, por meio segundo, garantiu o bronze, deixando as finlandesas de fora do pódio.

Mais em Pequim 2022