Siga o OTD

Pequim 2022

Manex Silva aprende importantes lições no esquiatlo

Atleta brasileiro, que nunca tinha competido neste tipo de prova, teve que abandonar após tomar volta dos líderes em Pequim 2022

Manex Silva Skiatlo Jogos Pequim 2022
Manex Silva estreou no Skiatlo justamente nos Jogos Olímpicos e celebra aprendizado em prova

Pequim – O esquiador brasileiro Manex Silva admitiu que se inscreveu no esquiatlo 15+15km nos Jogos Olímpicos de Pequim 2022 para aprender. E foi isso que ele teve na tarde desse domingo, 6 de fevereiro (madrugada no Brasil). O atleta encarou e tirou importantes lições para a sequência de sua carreira no esqui cross-country.

Manex foi o 67º dentre 70 atletas na classificação final da prova, que foi vencida pelo russo Alexander Bolshunov com o compatriota Denis Spitsov em segundo lugar. Entretanto, o brasileiro não teve tempo somado. No esquiatlo, quando um competidor toma uma volta dos líderes, ele é obrigado a se retirar da disputa para garantir “caminho livre” aos primeiros colocados. Outros 17 atletas passaram pela mesma situação, incluindo o argentino Franco dal Farra, outro sul-americano.

+Guia dos Jogos Olímpicos de Pequim-2022
+Agenda dos Jogos Olímpicos de Pequim-2022
+Todas as notícias sobre Pequim-2022

+Resumo do dia nos Jogos Olímpicos de Pequim-2022

“É uma prova que eu nunca tinha feito porque na minha idade não tem competições assim. Eu tinha a expectativa de ser alcançado pelos líderes um pouco mais tarde, mas estou feliz de poder estar aqui nos Jogos Olímpicos”, comentou o brasileiro ao Olimpíada Todo Dia.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Aos 19 anos, Manex Silva ainda está começando sua carreira no esqui cross-country – ele ainda participa de competições júnior em provas internacionais. A baixa idade, contudo, não o impediu de conseguir o índice olímpico A para Pequim 2022. Foi a primeira vez que um atleta brasileiro alcançou essa marca.

Isso significa que o atleta da CBDN pode participar das quatro provas individuais nos Jogos Olímpicos. Isso inclui, além do esquiatlo, as disputas de Sprint e 15km (nas quais está acostumado) e a cansativa disputa dos 50 quilômetros em largada em massa. Ele já falou que quer participar de todas.

E quais lições Manex Silva tira dessa experiência?

“Pude sentir como é a pista quando você esquia com alta intensidade. Hoje larguei muito mais rápido do que deveria. Mas vai ser bom para as próximas provas para já ir aquecendo os motores e ter a sensação de como é a competição”, prossegue o jovem.

Manex Silva esteve presente nos Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno de 2020, em Lausanne – e alcançou o melhor resultado de um sul-americano na modalidade. Ele ainda detém o recorde brasileiro tanto no sprint quanto no distance. Inclusive com o melhor desempenho masculino do país em provas de neve do esqui cross-country.

Em Pequim 2022, ele ainda espera ter um segundo momento de aprendizado: os 50 quilômetros, que encerra a programação masculina da modalidade. “Vai ser sem preparação porque não é o meu objetivo principal e onde não sou tão forte. O objetivo é largar e fazer o melhor possível”.

Próximo desafio é o Sprint Livre individual

O brasileiro está focando sua preparação nas provas de 15 quilômetros estilo clássico e Sprint Livre. Essa última, aliás, é o próximo desafio do atleta em Pequim 2022. A classificatória acontecerá na terça-feira, dia 8, às 16h55 em Pequim (5h50 no horário de Brasília). Apenas os 30 melhores avançam para as baterias decisivas.

“Quando você termina o sprint, já sabe se foi bom ou não porque é tudo muito rápido. Então tem que aproveitar cada momento muito bem e o objetivo é deixar alguns países para trás”, comentou Manex Silva.

Ele terá a companhia de Jaqueline Mourão e Eduarda Ribera na disputa feminina, que acontecerá no mesmo dia a partir das 16h em Pequim (5h no horário de Brasília). Elas ainda disputarão os 10km no estilo clássico e a prova do Sprint Clássico por equipes – vai ser a primeira vez que o Brasil vai competir de uma prova por equipe no esqui cross-country em Jogos Olímpicos.

O Olimpíada Todo Dia viajou na segurança da Coris, nosso SEGURO VIAGEM OFICIAL

[show-logos orderby=’none’ category=’pequim-2022′ activeurl=’same’ style=’none’ interface=’grid6′ tooltip=’false’ description=’true’ limit=’0′ padding=’0′ filter=’false’ class=’grid-guia’ ]

Mais em Pequim 2022