Siga o OTD

Pequim 2022

Esqui alpino: Áustria é ouro no slalom paralelo por equipes

Equipe da Áustria é a primeira campeã olímpica do slalom paralelo por equipes mistas, que estreou nos Jogos Olímpicos de Inverno em Pequim-2022

Áustria paralelo esqui alpino equipe mista medalha de ouro
Getty Images

No último dia de disputadas dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim-2022, a Áustria conquistou a medalha de ouro no slalom paralelo por equipes mistas do esqui alpino, evento que foi disputado pela primeira vez numa Olimpíada. A Alemanha ficou com a prata, enquanto a Noruega foi bronze.

+Assista ao vivo
+Quadro de medalhas
+Guia dos Jogos Olímpicos de Pequim-2022
+Agenda dos Jogos Olímpicos de Pequim-2022
+Todas as notícias sobre Pequim-2022

+Resumo do dia nos Jogos Olímpicos de Pequim-2022

“Foi inacreditável. Fomos um time bem forte hoje. Eu estou muito feliz e orgulhosa em ser medalhista de ouro”, disse Katharina Truppe, uma das integrantes da equipe da Áustria, formada por dois homens e duas mulheres.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Na nova disputa olímpica, ocorrem confrontos entre países em que um integrante de cada equipe desce do topo até a base do Centro Nacional de Esqui Alpino em Yanqing. Quem chega primeiro à base, leva um ponto para seu time. Ao final das quatro descidas, vence quem somar mais pontos. Se houver igualdade, o desempate é feito na soma dos tempos. Quem tiver o menor, avança.

A disputa no slalom paralelo por equipes mistas do esqui alpino começou com 15 equipes, das quais 14 competiram nas oitavas de final e a Áustria entrou na disputa apenas nas quartas de final. Após duas etapas eliminatórias, Estados Unidos, Alemanha, Noruega e a equipe austríaca se classificaram para a semifinal.

Semifinais

Na primeira semifinal, a equipe austríaca enfrentou a Noruega. Com duas vitórias para cada time, classificou-se a Áustria por ter feito o menor tempo na soma das descidas.

Na outra semi, Estados Unidos e Alemanha duelaram em busca de um lugar na primeira final olímpica da história do evento e os alemães venceram por 3 a 1.

Pequena final

Na disputa pelo terceiro lugar, Paula Moltzan, dos Estados Unidos, venceu Maria Therese Tviberg por 0s74. Na sequência, empate da Noruega, com Fabian Solheim chegando à frente de Tommy Ford. Na terceira descida, mais uma vitória dos europeus, com Thea Louise Stjernesund em cima de Mikaela Shiffrin (USA) por 0s52. Os americanos empataram com River Radamus na quarta rodada, mas os noruegueses ficaram com o bronze porque foi mais rápida na soma dos tempos.

Grande final

No primeiro duelo, a alemã Lena Duerr venceu Katharina Truppe por 0s52. O empate austríaco veio logo em seguida com Stefan Brennsteiner  chegando à frente de Julian Rauchfuss por 0s61 à frente.

Katharina Liensberger colocou a Áustria em vantagem no terceiro confronto, favorecida pela queda de Emma Aicher, que não terminou a descida. Por mais que Alexander Schmid empatasse para os alemães ao chegar na frente de Johannes Strolz, o ouro ficou com os austríacos, que terminaram todas as corridas.

“Foi uma difícil e apertada decisão. Havia muita pressão em cada descida. Pensava comigo: ‘não estrague as coisas para a equipe, apenas faça um bom trabalho'”, afirmou Stefan Brennsteiner ao final do evento.

Mais em Pequim 2022