Siga o OTD

Pequim 2022

Suíço de 35 anos conquista sua terceira medalha no downhill

Pódio contou com três atletas acima dos 30 anos, com Johan Clarey, o segundo colocado, se tornando o mais velho a medalhar no esqui alpino

Beat Feuz no downhill em Pequim-2022
2022 Getty Images

Após os fortes ventos e o tempo instável no Centro Nacional de Esqui Alpino em Yanqing, a final do downhill do esqui alpino masculino foi adiada e aconteceu nesta segunda-feira (7). E às vésperas de completar 35 anos, Beat Feuz conquistou a medalha de ouro, a primeira da Suíça em Pequim-2022.

O pódio foi completado com o francês Johan Clarey, atual nono colocado na temporada do downhill das Copas do Mundo e que, aos 41 anos de idade, conquistou sua primeira medalha em Jogos. É o mais velho medalhista no esqui alpino, recorde que pertencia ao americano Bode Miller no Super-G em Sochi-2014 (36 anos). O bronze ficou com Mayer, que havia sido ouro no mesmo evento em Sochi-2014 e no Super-G há quatro anos.

+Assista ao vivo
+Quadro de medalhas
+Guia dos Jogos
+Agenda de competições
+Todas as notícias

+Resumo do dia

A prova

Nas provas de classificação, atual líder das etapas da Copa do Mundo e favorito, o norueguês Aleksander Aamodt Kilde ficou em sétimo na primeira descida e em primeiro na segunda, enquanto que o seu rival mais próximo, o suíço Beat Feuz, ficou em 17º e 11º, respectivamente.

Feuz, no entanto, reservou o seu melhor para o fim. Foi o 13º a competir e superou o austríaco Matthias Meyer, atingindo uma velocidade máxima de 136km/h. O norueguês Kilde, primeiro na segunda classificação, ficou provisoriamente entre os três primeiros, mas não demorou muito para que o seu tempo fosse ultrapassado.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Na metade do evento, Feuz era o líder, seguido Clarey, da França, em segundo com 0s10 a mais, enquanto que o terceiro era o austríaco Matthias Meyer, com 0s16 a mais que o suíço. Como os demais esquiadores não conseguiram fazer um tempo mais baixo, ele conquistou o ouro e sua terceira medalha olímpica.

Beat Feuz soma esta medalha em Pequim-2022 à de bronze em PyeongChang-2018 também no downhill, e à prata naqueles mesmos Jogos no Super-G. Ele comemorou o tempo chutando os seus esquis ao ar e pegando com as mãos, em referência a Didier Cuche, seu compatriota referência na modalidade.

[show-logos orderby=’none’ category=’pequim-2022′ activeurl=’same’ style=’none’ interface=’grid6′ tooltip=’false’ description=’true’ limit=’0′ padding=’0′ filter=’false’ class=’grid-guia’ ]

Mais em Pequim 2022