Siga o OTD

Pequim 2022

Com recorde olímpico, chinês ganha os 500 m da patinação

Gao Tingyu, da China, faturou o ouro nos 500 m da patinação velocidade em um pódio completamente asiático com prata para a Coreia e bronze para o Japão

Gao Tingyu medalha de ouro 500 m patinação de velocidade Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim-2022
Justin Setterfield

Nos 500 m masculino da patinação de velocidade, o pódio foi inteiro asiático. A medalha de ouro foi conquistada pelo chinês Gao Tingyu com direito a quebrar do recorde olímpico. Campeão em 2022, o atleta tinha sido bronze na prova em PyeongChang 2018. A prata ficou para o sul-coreano Cha Min Kyu e o bronze para o japonês Morishige Wataru.

+ Assista ao vivo aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim-2022

Para Cha Min Kyu é a repetição do resultado de há quatro anos, em casa, quando se tornou o terceiro atleta da Coreia do Sul nos em 500m nos Jogos Olímpicos após Mo Taebum (ouro em Vancouver 2010) e Lee Kang-Seok (bronze em Torino 2006).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O domínio asiático terminou com período de vitórias europeias nos 500 m masculino da patinação de velocidade. Em 2014, a Holanda fez a tripla nas medalhas liderada por Michel Mulder, enquanto em PyeongChang 2018 foi a vez do norueguês Havard Holmefjord Lorentzen levar o título cravando o recorde olímpico. Dessa vez, no entanto, os europeus ficaram fora do pódio.

O melhor atleta europeu na prova foi o polonês Piotr Michalski que fechou em 5º, enquanto Lorentzen ficou na 15ª colocação. Para o anterior campeão, “é desafiante entrar nas provas como campeão olímpico. Esperava brigar pelas medalhas hoje. A forma física é boa, mas o corpo não está a 100 por cento”.

Havard Holmefjord Lorentzen deixou ainda muitos elogios a Gao Tingyu: “Ele esteve impressionante, tem sido o favorito durante toda a temporada desde que patinou tão rápido na primeira prova da Copa do Mundo. Foi tão veloz que todos pensaram que era impossível ganhar dele aqui nos Jogos. É bom vê-lo ganhar em casa. Felicito ele por isso.”

Mais em Pequim 2022