Siga o OTD

Pequim 2022

Americana é bicampeã e espanhola faz história no halfpipe

Chloe Kim confirma favoritimos e mantém domínio dos EUA. Queralt Castellet obtém o melhor resultado de uma espanhola em Jogos de Inverno

Chloe Kim - Queralt Castellet - Pequim 2022
2022 Getty Images

O snowboard halfpipe em Pequim-2022 teve sequência no Jardim Secreto do Parque de Neve de Genting, com a final feminina nesta quinta-feira (10). Valendo o bicampeonato, a estadunidense Chloe Kim superou a forte concorrência e defendeu seu título olímpico. Em segundo lugar, ficou a espanhola Queralt Castellet em sua quinta – e talvez última – Olimpíada, e Tomita Sena, do Japão, completou o pódio.

Esta é uma medalha histórica para Castellet, que obtém, assim, o melhor resultado de uma espanhola em Jogos de Inverno, três décadas depois do bronze de Blanca Fernández Ochoa no slalom do esqui alpino feminino em Albertville-1992. No total, é a quinta medalha para a Espanha na história dos Jogos de Inverno.

+Assista ao vivo
+Quadro de medalhas
+Guia dos Jogos de Pequim-2022
+Agenda de competições
+Todas as notícias

+Resumo do dia

Além disso, desde que este evento estreou no programa olímpico, os Estados Unidos sempre tiveram uma atleta no pódio. Mais uma ves, Chloe Kim manteve a escrita. As norte-americanas venceram em 2002, 2006, 2014, 2018 e agora em Pequim-2022.

A prova

Na primeira descida, Chloe Kim realizou uma sequência de saltos com giros de 1080 graus e ficou com a primeira colocação (94.00 pontos), seguida, de longe, pela da japonesa Tomita. A terceira colocada foi a anfitriã Cai Xuetong, sete vezes campeã do globo de cristal, e que, em sua quarta participação em Jogos, buscava a primeira medalha.

Castellet, por sua vez, ficou apenas na sétima posição na primeira bateria, mas na descida seguinte, ela deu show ao passar dos 90 pontos. Até então, apenas Kim havia ultrapassado esta nota e a espanhola assumiu a segunda colocação.

Em sua última apresentação, Tomita não conseguiu melhorar sua nota, assim como Castellet e Cai Xuetong. Última a competir, Ono Mitsuki, não fez boa apresentação e acabou definindo o pódio. Já Chloe Kim se manteve com a melhor nota da primeira apresentação para ficar com o bicampeonato.

Fala das medalhistas

Chloe Kim falou sobre mais um ouro: “Não parece real. Estou tão honrada de estar aqui e representar o meu país. E eu trabalhei tanto por quatro anos para voltar e fazer isso tudo. Estou orgulhosa e sou grata por todos que me apoiaram mesmo quando resolvi tirar um tempo e ir estudar. Se não fossem aqueles que me dão apoio, eu não estaria aqui com outra medalha de ouro”.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Já Queralt Castellet celebrou sobre a histórica medalha para a Espanha: “Hoje foi incrível, fiz uma descida que queria fazer e trabalhei anos para fazer. Não poderia estar mais feliz. Tive o apoio de todos, família, amigos… A verdade que esta medalha também é para eles. Nada vem fácil. Somos feitos para superar obstáculos e aprender a ser gratos com o que temos, a agradecer todos os passos que damos em nossas vidas”.

[show-logos orderby=’none’ category=’pequim-2022′ activeurl=’same’ style=’none’ interface=’grid6′ tooltip=’false’ description=’true’ limit=’0′ padding=’0′ filter=’false’ class=’grid-guia’ ]

Mais em Pequim 2022