Siga o OTD

Curiosidades olímpicas

Conheça as curiosidades da história dos Jogos Olímpicos

Novo blog do Olimpíada Todo Dia vai tratar de revelar as curiosidades que envolvem a história dos Jogos Olímpicos

Curiosidades dos Jogos Olímpicos

O blog “Curiosidades Olímpicas”, do Olimpíada Todo Dia, conta as curiosidades acumuladas ao longo de 124 anos de história dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, mas sem esquecer também da época da Grécia Antiga, que serviram de inspiração para que a competição atual começasse a ser disputada.

Não há uma peridiocidade programada nas publicações, mas vira e mexe vão aparecer aqui neste espaço histórias curiosas a respeito dos Jogos Olímpicos, que foram reinventados no final do século 19 por Barão de Coubertin, inspirado no que os gregos começaram a fazer em 776 a.C., competição que durou por quase sete séculos e contava com a participação apenas de cidadãos-livres nascidos nas cidades-estado da Grécia, que disputavam modalidades em que só os campeões eram premiados e que deram origem a alguns dos atuais esportes.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Vamos falar também aqui, entre as curiosidades dos Jogos Olímpicos, sobre os símbolos que fazem parte até hoje de uma Olimpíada como a bandeira, o hino, o lema, a tocha, as medalhas, o pódio, as cerimônias de abertura e de encerramento, o juramento do atleta e as mascotes.

As cerimônias de abertura, aliás, merecem um capítulo à parte. Cada uma delas precisa seguir um protocolo exigido pelo COI, mas é usada pelos países para divulgar sua história e sua cultura, especialmente na parte artística. A China, por exemplo, produziu em Pequim-2008, a mais cara de todos os tempos para mostrar a nova cara do país para o mundo.

Por tudo isso, invariavelmente, as cerimônias de abertura produzem muitos fatos curiosos, mas também momentos inesquecíveis e entre eles está, para os atletas, ter a honra de carregar a bandeira nacional a frente da delegação do país, feito que apenas dois brasileiros tiveram a oportunidade de fazer duas vezes.

Sueco Oscar Swahn foi o atleta mais velho a disputar uma edição de Jogos Olímpicos

Você vai saber por aqui a Olimpíada do Rio de Janeiro foi a que contou com o maior número de países e de atletas participantes. Vamos conhecer também a história do sueco Oscar Swahn, no tiro esportivo, o atleta mais velho a participar de uma edição e também a ganhar uma medalha. Já o mais novo a participar foi o francês Marcel Depaillé, no remo. O mais jovem a subir no pódio foi Henry Clundey, do Reino Unido, também no remo, e Marjorie Gestring, dos Estados Unidos, nos saltos ornamentais, é a campeã olímpica com menor idade.

A participação das mulheres, que eram proibidas nas primeiras edições a fazer parte dos Jogos, também será tema, especialmente porque a Olimpíada de Tóquio tem tudo para ser a mais equilibrada em termos de gênero. Até hoje, a edição que teve a maior porcentagem de participação feminina foi a do Rio de Janeiro em 2016.

Michael Phelps Saúde Mental curiosidades dos jogos olímpicos
Michael Phelps é o maior medalhista da história dos Jogos Olímpicos (Crédito: AFP)

Será assunto também das curiosidades os maiores vencedores da história. Se o nadador americano Michael Phelps é disparado o maior ganhador de medalhas, o atleta que mais tempo dominou uma competição é o húngaro Aladar Gerevich, da esgrima.

Sobre recordes, nenhuma Olimpíada teve números tão incríveis quantos os Jogos de Pequim. Nunca foi tão grande a quantidade de marcas olímpicas e mundiais quebradas quanto na edição chinesa.

Ao longo do tempo, muitas modalidades fizeram parte do programa dos Jogos Olímpicos e alguns esportes bem estranhos fizeram parte dele em 124 anos de história. Política, guerras e boicotes se misturam também nestas curiosidades em momentos em que a geopolítica atrapalhou o esporte mundial.

Entre tantas curiosidades, há também os herois que entraram para a história, aqueles que marcaram época, mas também os vilões, aqueles que foram pegos trapaceando ao se dopar para conseguir o melhor resultado. O recorde de dopings aconteceu nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004.

Londres 2021 curiosidades dos jogos olímpicos
Londres é a cidade que mais vezes recebeu os Jogos Olímpicos (Divulgação)

Vamos contar também curiosidades sobre cada uma das modalidades disputadas nos Jogos Olímpicos como, por exemplo, a data de estreia de cada uma no programa da competição. Você vai saber também que Londres é a cidade que mais vezes recebeu as Olimpíadas, enquanto os Estados Unidos é o país que teve essa primazia mais vezes.

Ah! Vai ter muito assunto por aqui! Público presente, audiência global, número de voluntários, recorde mais duradouro, qual o atleta que mais disputou os Jogos, quais países que participaram de todas as edições, qual edição durou mais tempo e quais são os países que nunca ganharam uma medalha em toda a história. Curiosidades, informação e muita diversão não vai faltar por aqui! Você não perde por esperar!

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Curiosidades olímpicas