Siga o OTD

Curiosidades olímpicas

Jogos da Antiguidade celebravam a paz num mundo de guerras

JOGOS OLÍMPICOS DA GRÉCIA ANTIGA

Os Jogos Olímpicos, no formato que conhecemos, foram disputados pela primeira vez em 1896 na cidade de Atenas, na Grécia. Mas a origem da Olimpíada vem da Antiguidade, época em que a competição significava um período de trégua num mundo recheado de guerras e conflitos.

Só podiam participar dos Jogos Olímpicos cidadãos nascidos em alguma das cidades-estado que formavam a Grécia Antiga. Eram proibidos de competir os estrangeiros, chamados de bárbaros, os escravos e as mulheres.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Assim como acontece nos dias de hoje, os Jogos eram disputados de quatro em quatro anos, período a que se dá o nome de Olimpíada. A competição sempre foi marcada pela celebração de uma trégua entre as cidades-estado gregas, que viviam em conflito. Mas diferente dos tempos atuais, apenas o campeão era premiado.

PAZ ENTRE AS CIDADES-ESTADO

Dois meses antes de cada edição, uma espécie de Senado Olímpico decretava a trégua, que era comunicada por mensageiros escolhidos entre os cidadãos de Élis, reino responsável pela organização dos Jogos. A partir deste momento, atletas, juízes, artistas e familiares podiam viajar em segurança e tinha direito a um mês de preparação para as competições.

+ CONHEÇA O BLOG “CURIOSIDADES OLÍMPICAS”

Diferente dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, os da Antiguidade aconteciam sempre na mesma cidade: Olímpia, que era considerada sagrada. O local, inicialmente, tinha templos dedicados a Hera e, mais tarde, também a Zeus, a maior divindade da Grécia Antiga.

HOMENAGEM A ZEUS

Zeus, deus que era o homenageado pelo templo em que eram premiados os vencedores dos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga
Os vencedores dos Jogos Olímpicos eram premiados no templo em homenagem a Zeus

O templo dedicado a Zeus era o maior de Olímpia e era adornado por uma estátua com a imagem dele esculpida em ouro e marfim durante oito anos por Fídias e considerada uma das sete maravilhas da Antiguidade.

No templo de Zeus eram premiados os vencedores dos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga, que competiam no hipódromo e no estádio em provas de corrida, arremesso, lançamento, salto, lutas, pentatlo e a cavalo.

Normalmente se diz que os Jogos Olímpicos da Antiguidade começaram a ser disputados em 776 a.C., mas existem registros de competições realizadas antes desta data.

Segundo historiadores, os primeiros Jogos, cujos registros indicam ter sido homenagens funerárias, tiveram 16 edições e foram interrompidos quando os dórios invadiram a Grécia e dominaram a região por um longo período.

SÁBIO ORÁCULO

A segunda fase durou 26 edições e tudo começou com a intenção de acabar com os conflitos da região. Conta-se que retormar os Jogos Olímpicos foi um conselho do oráculo Delfos a Ifitos, rei de Élis, para terminar com as guerras que dividiam a Grécia.

Depois de receber o conselho, Ifitos assinou um acordo com Cleóstenes de Pisa e Licurgo de Esparta para que a trégua sagrada a cada quatro anos voltasse para que os Jogos Olímpicos pudessem ser disputados. Os termos desse acordo foram gravados num disco de cobre: “Olímpia é um lugar sagrado. Quem ousa entrar nele com armas será considerado sacrílego”.

RECORDE DE 293 EDIÇÕES SEGUIDAS

Depois de mais uma interrupção, os Jogos Olímpicos voltaram em 776 a.C. e dali em diante foram disputadas 293 edições. É a fase em que conhecemos hoje como os Jogos Olímpicos da Grécia Antiga.

A tradição começou a ser quebrada a partir do momento em que a região foi dominada pelo Império Romano, em 149 a.C.. Passou a haver um conflito de culturas. Para os gregos, competir era lutar pela glória pessoal, enquanto para os romanos era um espetáculo para o público. Assim, aos poucos, os espetáculos foram se tornando mais populares do que as competições esportivas.

O golpe final aconteceu em 393 d.C., quando o imperador Teodósio, que dizimou mais de 10 mil gregos, se converteu ao cristianismo e pediu a destruição dos mitos pagãos. Assim, os Jogos Olímpicos, assim como qualquer competição esportiva, foram proibidos.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Curiosidades olímpicas