Siga o OTD

Símbolos Olímpicos

Inspirado na Grécia, juramento do atleta estreou há 100 anos

Saiba como funciona nos Jogos Olímpicos o momento em que acontece o juramento do atleta, do árbitro e do técnico na cerimônia de abertura

Igualdade de gênero juramento olímpico Robert Scheidt
Robert Scheidt foi o responsável pelo juramento do atleta nos Jogos Olímpicos do Rio-2016 (Reprodução de TV)

Um dos momentos mais solenes das cerimônias de aberturas dos Jogos Olímpicos acontece quando, logo depois do chefe de estado do país-sede declarar a Olimpíada oficialmente aberta e da bandeira com os cinco anéis entrelaçados ser hasteada, um esportista local toma a palavra para fazer o juramento do atleta. Na Rio-2016, a honra coube ao multicampeão da vela, Robert Scheidt.

O juramento do atleta foi feito pela primeira nos Jogos Olímpicos de Antuérpia-1920. A inspiração veio da Grécia Antiga, na Antiguidade, quando os gregos faziam uma oração no templo de Zeus para que as competições fossem justas. Atualmente, os atletas prometem honra, boa vontade e esportividade.

O primeiro a fazer o juramento foi o esgrimista belga Victor Boin, que disse: “Nós juramos. Participaremos dos Jogos Olímpicos com espírito de cavalheirismo, pela honra de nosso país e pela glória do esporte”. A mesma promessa foi feita até Roma-1960. Quatro anos depois, em Tóquio, com o objetivo de diminuir sentimentos nacionalistas, a expressão “pela honra de nosso país” foi trocada por “pela honra da nossa equipe” e a promessa ficou assim: “Em nome de todos os competidores, prometo que participaremos desses Jogos Olímpicos, respeitando e cumprindo as regras que os regem, no verdadeiro espírito de espírito esportivo, para a glória do esporte e a honra de nossas equipes”. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Além do juramento do atleta, nos Jogos Olímpicos de Munique-1972 foi instituído o dos árbitros e oficiais e em Londres-2012 foi feito pela primeira vez o dos técnicos.

Confira todos os atletas, árbitros e treinadores que já fizeram o juramento olímpico:

Jogos OlímpicosAtletaJuiz (Oficial)Treinador
Antuérpia-1920Victor Boin
Paris-1924Géo André
Amsterdã-1928Harry Dénis
Los Angeles-1932George Calnan
Berlim-1936Rudolf Ismayr
Londres-1948Donald Finlay
Helsinque-1952Heikki Savolainen
Melbourne-1956John Landy ( Melbourne )
Henri Saint Cyr ( Estocolmo )
Roma-1960Adolfo Consolini
Tóquio-1964Takashi Ono
Cidade do México-1968Pablo Garrido
Munique-1972Heidi SchüllerHeinz Pollay
Montreal-1976Pierre St.-JeanMaurice Fauget
Moscou-1980Nikolai AndrianovAlexander Medved
Los Angeles-1984Edwin MosesSharon Weber
Seul-1988Hur Jae
Shon Mi-Na
Lee Hak-Rae
Barcelona-1992Luis Doreste BlancoEugeni Asensio
Atlanta-1996Teresa EdwardsHobie Billingsley
Sydney-2000Rechelle HawkesPeter Kerr
Atenas-2004Zoi DimoschakiLazaros Voreadis
Pequim-2008Zhang YiningHuang Liping
Londres-2012Sarah StevensonMik BasiEric Farrell
Rio de Janeiro-2016Robert ScheidtMartinho NobreAdriana Santos

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Símbolos Olímpicos