Siga o OTD

Curiosidades olímpicas

Só quatro países participaram de todas as edições dos Jogos

Conheça os países que participaram de todas as edições de Jogos Olímpicos

Grã Bretanha é um dos quatro países que disputaram todas as edições de Jogos Olímpicos (Divulgação/Reprodução/Wikimedia Commons)

Desde a criação das Olimpíadas da Era Moderna em 1896 até a última edição, disputada no Rio de Janeiro 120 anos depois, apenas quatro países podem se orgulhar de terem estado presentes em todas as edições de Jogos Olímpicos: Grã-Bretanha, Suíça, Grécia e Dinamarca.

Chris Roy é um dos atletas britânicos mais vencedores em Olimpíadas (Wikmedia Commons)

Das quatro nações presentes em todas as edições dos Jogos Olímpicos, a Grã-Bretanha é a mais bem sucedida. Ao longo da história, ocupa o quarto lugar no quadro geral de medalhas com 276 ouros, 306 pratas e 311 bronzes, totalizando 893 pódios.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Os recordistas britânicos são os ciclistas de pista Chris Hoy e Jason Kenny, que ganharam seis ouros e uma prata cada um. Já quem mais subiu no pódio foi Bradley Wiggins, também do ciclismo pista, que ganhou cinco ouros, uma prata e dois bronzes.

O suíço George Miez ganhou oito medalhas olímpicas (Reprodução/Pinterest)

O segundo melhor desempenho entre os países presentes em todas as edições de Jogos Olímpicos é da Suíça, que ocupa a 19ª. colocação no quadro geral de medalhas com 110 ouros, 124 pratas e 121 bronzes, totalizando 355 pódios. O maior vencedor suíço da história dos Jogos Olímpicos é o ginasta Georges Miez, que faturou quatro ouros, três pratas e um bronze de 1924 a 1936.

O dinamarquês Paul Elvstrøm foi tetracampeão olímpico na vela (Wikmedia Commons)

Já a Dinamarca é a 30ª. colocada no quadro geral de medalhas com 204 pódios. Os dinamarqueses ganharam 45 ouros, 80 pratas e 79 bronzes. O atleta do país de maior sucesso foi Paul Elvstrøm, tetracampeão olímpico de vela entre 1948 e 1960.

O velejador, no entanto, não é o atleta dinamarquês com mais medalhas em Jogos Olímpicos. Os recordistas são o remador Eskild Ebbesen e o atirador Lars Jørgen Madsen. Cada um subiu no pódio cinco vezes.

Eskild Ebbesen ganhou três ouros e dois bronzes entre 1996 e 2012, enquanto Lars Jørgen Madsen faturou dois ouros, duas pratas e um bronze entre 1900 e 1924.

O grego Pyrros Dimas faturou três ouros e um bronze no levantamento de peso (Reprodução/YouTube)

Curiosamente a Grécia, nação inspiradora dos Jogos Olímpicos pelos eventos ocorridos em seu território na Antiguidade, é a de pior desempenho entre os países presentes em todas as edições de Jogos Olímpicos com a 34ª. colocação do quadro geral de medalhas. Em toda a história, os gregos subiram 118 vezes no pódio com 34 ouros, 44 pratas e 40 bronzes.

O grego com mais vitórias em Jogos Olímpicos é Pyrros Dimas, que conquistou três ouros e um bronze entre 1992 e 2004 no levantamento de peso. Kostas Tsiklitiras, que competia no salto em altura e em distância parados, também subiu quatro vezes no pódio, mas levou um ouro, duas pratas e um bronze entre 1908 e 1912.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Curiosidades olímpicas