Siga o OTD

Vôlei de Praia

Circuito Brasileiro abre com duplas de Tóquio e Paula Pequeno

A primeira etapa da temporada 2020/21 será disputada no CDV (Centro de Desenvolvimento de Voleibol) com datas diferentes para homens e mulheres

Vôlei de Praia Circuito Brasileiro Paula Pequeno Taiana
A dupla Taiana e Paula Pequeno está entre as 12 garantidas direto na fase de grupos (Instagram/tatalimaepaulapequeno)

A CBV (Confederação Brasileira de Voleibol) divulgou nesta quinta-feira (3) a lista de inscritos para a abertura da temporada 2020/21 do Circuito Brasileiro de vôlei de praia. E a estreia contará com as duplas classificadas para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021. Além da presença de Ana Patrícia/Rebecca, Ágatha/Duda, Alison/Álvaro Filho e Evandro/Bruno Schmidt, o torneio principal também terá Taiana/Paula Pequeno.

+ George e André retomam treinos de olho no bi brasileiro

O evento que abre o calendário será realizado no CDV (Centro de Desenvolvimento de Voleibol), em Saquarema, no Rio de Janeiro. A competição foi dividida em dois finais de semana, sendo o torneio feminino de 17 a 20 de setembro e o masculino de 24 a 27 do mesmo mês. Em decorrência da pandemia de coronavírus, os jogos dos dois naipes não contarão com a presença de público.

Com o intuito de preservar a saúde dos envolvidos no Circuito Brasileiro de vôlei de praia, a CBV fez adaptações no formato e um rigoroso protocolo de prevenção. O torneio principal, que se inicia na fase de grupos, é composto por 16 duplas, sendo 11 delas pela colocação no ranking, garantindo as parcerias classificadas para Tóquio, e uma concedida por meio de convite, o que ocorreu com Bruno/Jô e Taiana/Paula Pequeno.  

+ FIVB atualiza o seu calendário de torneios de vôlei de praia

Com 12 times definidos, as outras quatro vagas para o torneio principal, tanto no masculino quanto no feminino, serão decididas em um qualificatório com a participação de 20 duplas. Essa etapa preliminar ocorrerá nas duas quintas-feiras que antecederão o dia do inicio da fase de grupos de ambos os gêneros. As parcerias iniciam as disputas nas chaves do Circuito Brasileiro de vôlei de praia nas respectivas sextas-feiras.

Equipes garantidas no torneio principal

Vôlei de Praia Circuito Brasileiro Paula Pequeno Taiana
Taiana e Paula Pequeno farão a estreia como dupla (Instagram/tatalimaepaulapequeno)

Os primeiros jogos de vôlei de praia pelo Circuito Brasileiro 2020/21 serão entre mulheres. Além de Ágatha/Duda, Ana Patrícia/Rebecca e Taiana/Paula Pequeno, as outras nove duplas confirmadas no torneio principal são: Talita/Carolina Solberg, Victoria/Tainá, Bárbara Seixas/Carol Horta, Juliana/Josi, Hegê/Ângela, Val/Aline Lebioda, Andressa/Vitoria, Andrezza/Neide e Elize Maia/Thâmela.

+ King of the Court define participantes com duplas do Brasil

No masculino, Alison/Álvaro Filho, Evandro/Bruno Schmidt e Bruno/Jô já sabem que terão a companhia, na fase de grupos, das parcerias André Stein/George, Guto/Arthur, Pedro Solberg/Vinícius, Vitor Felipe/Arthur Lanci, Hevaldo/Saymon, Renato/Adrielson, Thiago/Oscar, Allison Francioni/Fábio e Bernardo Lima/Eduardo Davi. As outras quatro vagas em cada naipe virão da etapa preliminar.

Quando os 16 times forem conhecidos serão divididos em quatro grupos com quatro duplas. O regulamento estebelece a classificação direta para as quartas de final dos primeiros colocados de cada chave. Já segundos e terceiros participam de uma espécie de oitavas de final, denominada de rodada eliminatória a mais ou repescagem. Daí em diante, a competição continua com quartas de final, semifinais e disputas de bronze e ouro.

+ Após dez meses, Mari e Paula Pequeno encerram parceria

Assim como a primeira, a segunda etapa do Circuito Brasileiro 2020/21 de vôlei de praia também ocorrerá Saquarema, em outubro, de 15 a 18 (feminino) e 22 a 25 (masculino). As outras três etapas ainda terão lugares definidos, mas já possuem datas. A terceira acontecerá de 5 a 8 de novembro (feminino) e 12 a 15 de novembro (masculino), a quart de 2 a 6 de dezembro, e a quinta de 16 a 20 de dezembro, com chance de realização dos dois naipes.

Normas de prevenção

Vôlei de Praia Circuito Brasileiro
Imagem aérea do Centro de Desenvolvimento de Voleibol, que receberá a etapa (Divulgação)

Todos os competidores realizarão um teste inicial para Covid-19 antes do evento. Assim que ficarem prontos, os resultados serão destinados à CBV e, só a partir disso, será confirmada a inscrição. Se algum dos esportistas testar positivo não irá participar do torneio. Um dia antes de iniciar a disputa, os atletas chegarão a Saquarema, responderão a um questionário, aferirão a temperatura, oximetria e farão novo teste de coronavírus.

+SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Se o resultado for negativo, o atleta estará liberado para entrar na disputa. O protocolo definiu que, a partir do momento em que entra no CDV, o atleta só terá sua liberação autorizada após a eliminação ou no último dia para retorno. As regras serão exatamente as mesmas com todos os envolvidos: comissões técnicas, arbitragem, fornecedores, colaboradores do CDV, e em todo o staff da CBV.

Transmissão

Todos os jogos da etapa de abertura do Circuito Brasileiro 2020/21 de vôlei de praia serão transmitidos ao vivo pelo site voleidepraiatv.cbv.com.br, pela fanpage da CBV no Facebook e, nas semifinais e disputas de medalha, pelo SporTV. Clique aqui e confira a lista completa de duplas inscritas no evento.

Mais em Vôlei de Praia